Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Notícias em Destaque - 22 de maio de 2015

Airton Engster dos Santos, Alisson Quevedo
e Airton Engster dos Santos


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo do Jornal Folha de Estrela. Falou sobre o Caderno Especial que homenageia os 139 Anos do município de Estrela. Quevedo disse que muito já se escreveu sobre a história do município e que nesta oportunidade a escolha do tema recaiu sobre os monumentos da cidade...

Citamos, por exemplo, em Estrela diversos monumentos: na Praça Antônio Vítor de Sampaio Menna Barreto há o Obelisco do 1º Centenário da Imigração Alemã, em 1924; monumento dos 75 Anos de Emancipação, em 21 de maio de 1951; Carta Testamento de Getúlio Vargas, morto em 1954; a Homenagem às Mães, do Rotary Club, em 1958; a Pedra dos 60 Anos d' O Paladino, em 1981; o Marco do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, de 1985; a estátua de Antônio Vítor de Sampaio Menna Barreto, fundador da Cidade. Há ainda um lindo Chafariz que não encontramos registros sobre a data de sua instalação no local.

Na escadaria que dá acesso ao Rio Taquari, recentemente revitalizada estão as estátuas do Comércio e da Indústria, também apelidadas Adão e Eva.

Junto ao Trevo da BR-386, os mascotes da Cidade, Chuck e Ruth, foram inaugurados em 23 de maio de 2002. 
O Monumento do Relógio, na rótula da Rua Bruno Schwertner e Júlio de Castilhos, inaugurado em 2004, é uma homenagem ao imigrante alemão Bruno Schwertner, pioneiro na fabricação de relógios públicos na América Latina.

Há ainda o Belvedere mantido pelo Rotary Club e o Cristo Rei na Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros. E ainda o Monumento de Cascalhos, de 1979.

Notícia\s em Destaque:

- Um suspeito de assassinar quatro pessoas em um bairro nobre de Washington foi identificado pela polícia por meio de amostras de DNA encontradas nos restos de uma pizza.

- A Agência Nacional de Saúde Complementar vai criar regras mais rígidas para as operadoras dos planos de saúde.

- O Conselho Nacional de Trânsito adiou para primeiro de janeiro do ano que vem a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas profissionais.

- Os bombeiros combateram  um princípio de incêndio no setor de frutas e verduras do Zaffari, do bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

- Cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito ontem no Estado.

- O Tribunal de Justiça gaúcho negou pedido da Associação dos Delegados de Polícia do Estado que havia solicitado a aplicação de multa de R$ 100 mil diários caso haja parcelamento nos salários.

- O consórcio Queiroz Galvão e Iesa Óleo e Gás demitiu ontem mais de 100 funcionários do estaleiro em Rio Grande, e do escritório de engenharia, com sede no Rio de Janeiro.

- O dólar encerrou o dia em alta, cotado a R$ 3,04.

- O Rio Grande do Sul foi o segundo maior Estado em exportação no mês de abril, tanto em volume, quanto em valores.

- A Receita Federal informou que os tributos podem subir mais.

- A arrecadação federal registrou queda real de 4,62% em abril deste ano, o pior resultado em cinco anos para o mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário