Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vale do Taquari Notícias - 4 de abril de 2013


Notícias Vale do Taquari - 4 de abril de 2013

A Câmara de Vereadores de Teutônia realiza sessão ordinária hoje, às 18 horas e 30 minutos.
        
Com mais de dois meses de atraso a Certel Energia recebeu da Aneel as orientações de como aplicar a normativa que reduz a taxa de energia elétrica para os consumidores. Os quase 60 mil clientes da Certel contam a partir de hoje com o desconto anunciado pelo Governo Federal.
       
O prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, estará em Brasília na próxima semana, encaminhando projetos para captação de recursos nas áreas do Turismo e Agricultura.  Cerbaro também busca a agilização na tramitação de projetos encaminhados no ano passado.          
          
O prefeito de Capitão, Cézar Beneduzi, e o vice Fabiano Daltoé, embarcarão segunda-feira para Brasília, onde participarão de diversas reuniões e audiências. Além da apresentração de novos projetos, Beneduzi e Daltoé, acompanham o andamento de projetos encaminhados anteriormente.
        
A administração municipal de Cruzeiro do Sul reuniu dirigentes de entidades, diretores de escolas e representante do Corpo de Bombeiros, para debater o cumprimento de normas de segurança. Na oportunidade  foi definida uma lista de prioridades e constatou-se que os problemas maiores estão nas escolas que necessitam de obras estruturais. Já em relação aos salões de comunidades, os problemas são de legalização dos imóveis e de pequenas adequações.
       
Os vereadores Élio Kunzler (PTB) e Ernani de Castro (PMDB) de Estrela, acompanham o vice-prefeito Valmor Griebeler (PT), em viagem à Brasília, com objetivo de obter recursos para o município. Ontem a comitiva estrelense, assessorada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT) teve audiências em diversos ministérios
         
A Câmara de Vereadores de Imigrante aprovou esta semana, o projeto de lei do executivo que amplia o perímetro urbano. A aprovação da matéria permite que a administração municipal encaminhe projetos para obtenção de recursos do PAC-2.

A Escola de Ensino Fundamental Marinheira de Capitão recebeu no  começo da semana mais dez computadores, doados pela Agência do Banco Sicredi, conseguindo desta forma ampliar o Laboratório de Informática.
       
A Secretaria da Saúde já está se preparando para campanha de vacinação contra a gripe. No período de 15 a 26 de abril, devem ser vacinadas as pessoas dos grupos de riscos: idosos, gestantes, nutrizes, crianças até 2 anos, portadores de enfermidades crônicas e profissionais da área da saúde.
       
O prefeito de Santa Clara do Sul, Fabiano Immich encaminhou em Brasília, projetos a implantação de infraestrutura urbana  incluindo a pavimentação de ruas com recursos do PAC-2. No Ministério do Desenvolvimento Rural, buscou orientação para elaborar uma proposta de asfaltamento de estradas municipais, interligando comunidades.
       
O Banco de Sangue – Hemovale, que funciona junto ao Hospital Bruno Born mas que atende todos os hospitais da região, não tem estoque de sangue dos tipos “A” e “B”. O Hemovale atende de segundas a sextas-feiras das 7h30min às 18 horas, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h30min às 12 horas.
       
Em reunião com o secretário estadual da Saúde Ciro Simoni, o deputado Lucas Redecker - PSDB, solicitou uma atenção especial para o Vale do Taquari. Redecker cita as emendas de sua autoria aprovadas para o orçamento estadual, contemplando seis hospitais da região com R$ 200 mil, entre estes, o hospital de Muçum, sendo que até o momento estes recursos não foram liberados.
        
A Secretaria da Agricultura e a Emater de Travesseiro estão realizando o encaminhamento de agricultores que desejam solicitar o auxilio financeiro oferecido pelo Governo do Estado para aquisição de resfriadores e ordenhadeiras.

A Univates recebe inscrições até o dia 14 de abril, para o processo seletivo de docentes em diversas áreas, entre elas Gestão Organizacional; Humanas e Jurídicas; Ciências Biológicas e da Saúde; e Exatas e Tecnológicas. As inscrições podem ser feitas pelo site da universidade.  
        
Neste final de semana acontece em Sampaio - Mato Leitão, a 3ª Feira Regional do Gado Leiteiro. estarão expostos mais de 100 animais, de produtores de Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Mato Leitão. Outra atração do evento é a exposição de máquinas e equipamentos ligados ao setor leiteiro com 15 empresas  participantes.
        
No município de Capitão, os produtores rurais que receberam sementes de milho pelo programa troca-troca, devem quitar os débitos até o final deste mês.
          
Uma das turnês promovidas pelo "Arte Sesc – Cultura por toda parte" contemplará o município de Encantado com o teatro de rua "Vida de Cachorro". O Grupo Circo Petit Poa se apresenta na cidade no dia 20 de abril, às 16 horas, na Praça da Bandeira. O apoio local é da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo.      
   
No próximo domingo, dia 07 de abril, acontece na localidade de Itapuca, em Anta Gorda, acontece a “V Giornata Taliana”. O evento ocorre na sede da Sociedade Esportiva e Recreativa São Jorge e contará com diversas atrações artísticas e culturais. Estão confirmadas apresentações de grupos de Palma Sola (SC), Caxias do Sul, Lajeado, Putinga e Anta Gorda, além do show de Valmor Marasca, e desfile pelas ruas da cidade.    
        
Os produtores de kiwi da cidade de Farroupilha projetam uma quebra de 40% de produção nesta safra. A média anual é de 1,8 mil toneladas, mas neste ano, deve alcançar em torno de 1,1 mil toneladas. O agrônomo da Emater Alfredo Galina, aponta a estiagem na época da floração como principal fator de redução da produção.  

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Encantado, juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento, realizou ontem uma reunião com as imobiliárias do município para tratar sobre as providências necessárias com relação aos imóveis intermediados. O objetivo é orientar sobre as etapas da liberação dos alvarás de funcionamento das empresas. As mesmas orientações foram apresentadas para os escritórios de contabilidade.

O deputado Alexandre Postal (PMDB) estará reunido hoje, às 16 horas e 30 minutos, com o reitor da Univates, Ney Lazzari. Postal abordará questões relacionadas ao tratamento e destino dos resíduos, de um sistema que ele conheceu na cidade de Borás, na Suécia.  Para Postal, seria importante que houvesse um intercâmbio entre a Univates e a Universidade de Borás quanto esta iniciativa desenvolvida na Europa.

A administração municipal de Capitão fez a entrega de 618 livros de literatura infantil aos diretores da Rede Municipal de Ensino. Os novos livros foram adquiridos através do PNAE- Programa Nacional de Assistência ao Ensino - somando um investimento de 7 mil e 800 reais.

A Univates realiza, no dia 11 de abril, às 20h30min, na cafeteria do Prédio 9, mais uma edição do Café & Cultura, um happy hour cultural que visa a proporcionar a realização de pequenos shows, saraus, discussões literárias, e diversificadas manifestações artísticas. Nesta edição, os músicos Regiane Assolini e Jó Balensifer trarão um repertório baseado em músicas que fizeram sucesso nas últimas décadas e vertentes da música italiana. O Café & Cultura da Univates tem entrada gratuita e é aberto à comunidade.

Em Colinas até o dia 10 de abril pode ser feito o pagamento do IPTU com 5% de desconto. Aqueles que optaram pelo parcelamento puderam dividir em seis parcelas iguais, com vencimentos em 10/04, 10/05, 10/06, 10/07, 10/08 e 09/09. O pagamento poderá ser efetuado nas agências do Banrisul e agentes conveniados.

Nesta sexta-feira, dia 05, acontece no município de Fazenda Vilanova, o encontro regional do CODETER (Colegiado de Desenvolvimento Territorial). A programação  inicia às 09 horas, na sede do CTG Pousada dos Tropeiros. Entre os assuntos em pauta, está a adesão de novos municípios a entidade.      

A Univates está com inscrições abertas, até esta sexta-feira, dia 5, para o curso de extensão “Imposto de Renda Pessoa Físicaem Ambiente Informatizado – módulo avançado”. A atividade ocorre neste sábado, dia 6, das 8h20min às 11h40min, e será ministrada pelo professor do curso de Ciências Contábeis Valmor Kappler. Inscrições podem ser efetuadas pelo sitewww.univates.br/cursosdeextensao.

Em Estrela o vereador Andréas Hamester (PP) solicitou ao poder executivo a ampliação do Canil Municipal e a destinação de um funcionário para atender esta estrutura. Outro ponto que preocupa Hamester é o abandono de animais, prática que vem se tornando comum no município.

A administração municipal de Capitão fez a aquisição de mais um veículo novo para auxiliar às secretarias. O carro será utilizado pelas secretarias de Educação e da Assistência Social. O veículo Palio 1.4, modelo 2013 0 km, foi adquirido pelo valor de R$37.251,00 através de processo licitatório.

O Sindilojas Vale do Taquari realiza no dia 25 de abril, o “Reload Sindilojas” podem garantir seus ingressos com abatimento nos valores. O evento inédito de capacitação, é voltado aos profissionais dos segmentos de comércio e serviços. A programação terá duas palestras, com o consultor empresarial André Torreta e o publicitário Tiago Mattos. Sob o slogan “Nada muda se você não muda”, a atividade será realizada, das 16h às 21h, no Clube Sete de Setembro, em Lajeado.

A Junta do Serviço Militar de Capitão realiza até o final deste mês o alistamento para os jovens nascidos em 1995. O alistamento deverá ser feito na Prefeitura e os documentos necessários são duas fotos 3x4 coloridas; carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento.

Em Estrela, o vereador Gérson Adriano da Silva, solicitou ao poder executivo a instalação de redutor de velocidade nas proximidades do Cemitério, no Bairro Alto da Bronze. 

O 26º Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e considerado como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina, acontecerá nos dia 8 e 9 de abril em Porto Alegre. Nesta edição, contará com nomes como Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central, Fabio Barbosa, Presidente do Grupo Abril, Eduardo Campos, Governador de Pernambuco, e Yoani Sánchez, jornalista cubana, dentre outros expoentes em suas áreas.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 7416/2010, que inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Como não recebeu nenhuma emenda, a proposta só precisa passar pela aprovação da Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Na próxima segunda-feira, dia 08, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo promove a palestra “Obesidade: causas e efeitos”, com o endocrinologista Elton Vaz Fagundes. O evento será às 18h30min, no auditório do Espaço Vida Unimed, em Lajeado. Interessados em participar devem se inscrever pelo fone 3714-7130. A palestra, gratuita e aberta à comunidade, é uma das ações da Cooperativa para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril.

Um seminário, reunindo especialistas e representantes de segmentos ligados à proteção animal, será realizado na região do Vale do Taquari, provavelmente na Univates, em Lajeado. A decisão surgiu de reunião realizada na manhã de ontem no gabinete do deputado Alexandre Postal (PMDB), e teve a presença, além do parlamentar, dos vereadores peemedebistas Carlos Eduardo Ranzi, de Lajeado, e Cristian Prade, de Roca Sales, mais a representante da ONG lajeadense Apasfa – Associação Protetora dos Animais São Francisco, Gláucia Marchezan. Ficou definido que uma comissão iniciará a preparação do encontro, que deverá acontecer entre o final de maio e início de junho.

A Secretaria da Agricultura de Capitão realizou esta semana a entrega de mais um lote de certificados de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose aos produtores de gado leiteiro e corte. Dentro de 15 dias deverão chegar às vacinas que serão aplicada em breve para o ano de 2013.
   
Nesta sexta-feira, dia 05, acontece em Doutor Ricardo o Fórum Municipal da Agricultura. Os palestrantes serão Daniel Schmitz, integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas;  Ricardo Ramos Martins, da Emater; e, Jurandir Marques, especialista na cultura da erva-mate. O evento inicia às 09 horas, e ocorre no auditório da prefeitura.
        
A Secretaria da Agricultura de Encantado realizará nova etapa da vacinação contra a brucelose bovina. Os produtores que possuem terneiras com idade entre 3 e 8 meses devem contatar com a secretaria  até esta sexta-feira, dia 05 de abril, para realizar o cadastro das mesmas e posterior vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário