Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Biblioteca Pública Municipal de Lajeado oferece boa leitura em local tranquilo


A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan foi criada há 71 anos
Carolina Chaves

Criada há 71 anos, a Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan, funciona desde o ano de 1996 na Rua Júlio de Castilhos, ao lado da prefeitura. No espaço de aproximadamente 680 metros quadrados, os frequentadores ávidos por leitura encontram um acervo com 33 mil exemplares, além de jornais e revistas, que atendem às necessidades dos mais variados públicos. Além disso, o local conta com um telecentro e uma biblioteca infantil.
As obras da Biblioteca são adquiridas com recursos da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) ou doadas por leitores. A última aquisição ocorreu em agosto de 2012 e nos próximos meses, 200 novos títulos chegam às prateleiras. Dentre eles, Herança, de Christopher Paolini; Contos do Dia a Dia, de Zibia Gasparetto; Apaixonados, de Kate Lauren; Como Treinar seu Dragão, de Cressida Cowell; Diário de um Banana v.6, de Jeff Kinney; O Dominador, de Tess Gerritsen; Manuscrito Encontrado em Accra, de Paulo Coelho; Fora da Lei, de Nora Roberts e Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks.
Por dia, são realizados cerca de 100 atendimentos, entre empréstimos, renovações, reservas, pesquisas bibliográficas, uso do telecentro, pedidos de informações e leitura de jornais e revistas. O cadastro para retirada de livros pode ser feito por munícipes lajeadenses, ou por pessoas que possuam algum vínculo com o município, como trabalho ou escola. Os interessados em associar-se à biblioteca devem apresentar a carteira de identidade e um comprovante de endereço atualizado, bem como entregar duas fotos 3x4 e quitar uma taxa anual de R$ 5. Cerca de 12 mil pessoas estão cadastradas no sistema atualmente.
Os pequenos leitores também podem usufruir desta estrutura, onde encontram a "Casinha dos Livros", mais conhecida como Biblioteca Infantil. Neste ambiente estão dispostos livros para esta faixa etária, inclusive para bebês, além de todo o mobiliário estar adaptado ao tamanho e às necessidades das crianças, com brinquedos e jogos educativos. Não existe obrigatoriedade quanto à presença dos pais no local, mas é importante que os mesmos acompanhem as atividades desenvolvidas.
O telecentro dispõe de três computadores. O uso é gratuito e a internet só permite a entrada em páginas para pesquisa e estudo. As turmas escolares e outros grupos que desejam visitar a biblioteca devem fazer agendamento, através do telefone 3982-1087. As visitas são guiadas e contam com explicações sobre o funcionamento e serviços prestados.

Jornais e Revistas

A Biblioteca possui a assinatura de diversos jornais e revistas, que podem ser lidos por pessoas cadastradas ou não. O corretor de imóveis, Vanderlei de Andrade, frequenta o local praticamente todos os dias, somente para ler os noticiários. “Visito a sala de leitura desde a fundação do prédio. O lugar é sossegado e posso manter-me informado diariamente”, declara Andrade. Dentre os jornais, estão disponíveis O Informativo, A Hora dos Vales, Folha Popular e Folha do Mate, até publicações de circulação estadual, como Zero Hora e Correio do Povo. Já para quem aprecia conteúdos específicos, encontra as revistas Ana Maria, Boa Forma, Casa Claudia, Claudia, Faça Fácil, Gente que Faz, Inclusão, Manequim, Minha Casa, National Geographic, Nova, Recreio, Revista do Professor, Saúde, Superinteressante e Veja.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário