Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ministra Maria do Rosário fala sobre Comissão da Verdade em Lajeado


Schmidt apresentou demandas de Lajeado à ministra Maria do Rosário
Rafael Scheeren Grün

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, veio nesta sexta-feira (05) a Lajeado, para explanar acerca da Comissão Nacional da Verdade. Em um primeiro momento, no gabinete do prefeito Luís Fernando Schmidt, a ministra recebeu demandas do mandatário do Executivo lajeadense, como o pedido para acelerar a renovação de filantropia da Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan), que atualmente está arcando com despesas previdenciárias que poderiam estar sendo empregadas em prol das mais de 570 crianças que atende. A construção de pelo menos duas creches federais para crianças foi outro pedido, além de dois espaços de convivência destinados à terceira idade, um para atendimento aos idosos que ainda possuem certa autonomia e outro para os que precisam de cuidados mais especiais. Em seguida, a ministra foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santo André, onde teve contato com os alunos que recebem atendimento no turno oposto ao da escola, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal.

Por fim, a ministra Maria do Rosário foi à Secretaria de Educação, onde explanou para membros do Governo e da sociedade sobre temas relativos à Comissão Nacional da Verdade. Segundo ela, em 1995, criou-se a comissão sobre mortos e desaparecidos da ditadura militar, o que fez com que até 2013, o governo reconhecesse que 360 pessoas foram mortas ou desapareceram por conta da repressão militar no Brasil. “A primeira missão da comissão é a pedagógica. Nossos jovens ou não sabem ou estão esquecendo o que aconteceu recentemente no Brasil. Portanto, essa comissão se trata de um direito à memória, à verdade e à justiça. É também um direito de identidade, pois devemos saber quem nós somos, quem éramos até pouco tempo atrás, como nos relacionamos com o poder e uma série de aspectos relacionados à subjetividade de toda a nação”, afirmou a ministra Maria do Rosário. Ela lembrou, também, que a presidenta Dilma Rousseff foi torturada durante a ditadura e que, recentemente, abriu o sigilo de toda documentação referente aos anos de chumbo no país.

MAIS EDUCAÇÃO

O Programa Mais Educação visa atender os alunos no turno oposto ao que frequentam a escola, envolvendo-os em atividades pedagógicas e artísticas. Na EMEF Santo André, 121 alunos participam de atividades relacionadas ao Hip Hop, ginástica rítmica, taekwondo, basquete, além de aprenderem a tocar instrumentos musicais de corda e receber orientação de estudos e leitura. Como contrapartida aos R$ 30 mil anuais que a União destina para a EMEF Santo André, a Secretaria de Educação (SED) cedeu seis profissionais para implementar o programa na escola, somando-se a estes outros seis oficineiros da comunidade. De acordo com a titular da SED, Eloede Conzatti, o programa será implantado em 2013 nas EMEFs Francisco Oscar Karnal (FOK) e São Bento. “Somente na FOK, temos 116 crianças interessadas em participar do programa e isso que nem todos pais se manifestaram ainda”, adianta Eloede.

Fotos e texto de Rafael Scheeren Grün

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário