Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 2 de abril de 2013

Vale do Taquari Notícias - 2 de abril de 2013



Notícias Vale do Taquari - 2 de abril de 2013

Hoje, às 18 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. 

Nos municípios de Muçum, Bom Retiro do Sul e Imigrante, as sessões das câmaras municipais acontecem às 19 horas desta terça-feira.

Na próxima sexta-feira, dia 05, acontece em Doutor Ricardo o Fórum Municipal da Agricultura. Os palestrantes serão Daniel Schmitz, integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas; Ricardo Ramos Martins, da Emater; e, Jurandir Marques, especialista na cultura da erva-mate. O evento inicia às 09 horas, e ocorre no auditório da prefeitura.

Na tarde desta terça-feira acontece uma reunião na cidade de Arroio do Meio, com a presença de presidentes de entidades, diretores de escolas, representante da Brigada Militar, vereadores, integrantes da Defesa Civil e imprensa. Na oportunidade integrantes do Corpo de Bombeiros repassarão orientações de medidas de segurança em espaços públicos e privados e sobre o "Plano de Prevenção contra Incêndios". O encontro ocorre na Comunidade São Paulo.

Hoje, às 14 horas, acontece no Prédio 11 da Univates, em Lajeado, a assembleia do Codevat. Na pauta: a reativação e consolidação das Comissões Setoriais, do Conselho de Representantes e Conselhos Municipais de Desenvolvimento; o Processo de Participação Popular e Cidadã 2013; discussão sobre as Consultas Populares, com os passivos dos anos anteriores; o modelo dos pedágios; duplicação da BR-386; e Ferrovia Ferrosul.

Hoje, às 13 horas e 30 minutos, a 3ª Coordenadoria de Educação realiza a entrega de cerca de 500 aparelhos tablets para professores do Ensino Médio, da rede estadual. A solenidade acontece na sede do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, em Estrela, onde ocorre evento de qualificação dos professores. 

A Secretaria de Saúde de Anta Gorda realiza Feira da Saúde, no próximo sábado, dia 06 de abril. Na oportunidade haverá verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações para alimentação saudável e para prevenção de diversas doenças. A feira será realizada a partir das 08 horas, na Praça Borges de Medeiros.

A Univates realizou ontem a cerimônia de inauguração de um novo ambiente para alunos e professores: o Laboratório de Aprendizado Uniapren. O local está organizado em três espaços: o ambiente de apoio didático-pedagógico, a sala de formação tecnológica e o setor de produção de materiais.

Em Teutônia, foi formada uma comissão para organizar os festejos do 33º aniversário de criação do município. Neste ano não haverá a tradicional "Festa de Maio", mas, diversos eventos estão programados, entre eles o 8º Encontro Nacional de Veículos Antigos, que ocorre de 24 a 26 de maio, e, o Encontro Municipal de Coros. 

Os prefeitos Alvimar Lisott, de Doutor Ricardo, e, Gilberto Keller, de Colinas, estão cumprindo uma extensa agenda de atividades em Brasília. Nesta terça-feira, os prefeitos serão recebidos nos gabinetes dos deputados federais e senadores gaúchos. 

O Ponto de Atendimento do Sebrae de Encantado promove dia 18 de abril, às 19h, a palestra gratuita “Conheça a carga tributária de sua empresa”, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo. O público-alvo são micro e pequenos empresários que buscam informações sobre tributação para melhor planejar e desenvolver a gestão fiscal de seu negócio. A palestrante será Maria Cristina de Lima Frosi. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril. Mais informações no Ponto de Atendimento ou pelo 3751-1415.

A Unidade Básica de Saúde de Roca Sales realiza amanhã mais uma ação contra a tuberculose. O objetivo da mobilização é alerta a população rocassalense sobre os sintomas, forma de contagio e tratamento da doença. A ação ocorre na unidade, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Na ocasião, materiais informativos serão distribuídos e vídeos sobre a doença exibidos na sala de espera.

O tema do encontro mensal das agentes comunitárias de saúde com a equipe da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado foi a prevenção da dengue. A reunião ocorreu na última semana, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo, com a presença da coordenadora Priscila de Brito Nunes e do agente epidemiológico Maicon Fiorini. As agentes receberam orientações sobre a doença e folders para entregar nas visitas domiciliares.

A Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Santa Clara do Sul realiza nesta semana a coleta de resíduos eletrônicos no município. Estão sendo recolhidas peças de computadores, televisores, telefones, aparelhos de som e DVD, notebooks e eletrodomésticos. Os pontos de coleta estão localizados nas escolas e secretarias municipais. 

A empresa Lácteos do Brasil (LBR) Unidade de Fazenda Vilanova (empresa Bom Gosto), confirmou a demissão de 84 funcionários. Segundo a direção da empresa, as demissões não eram influenciar trata-se de cumprimento de ação na recuperação judicial acordada em janeiro e com o parque industrial modernizado, o enxugamento do quadro de mão de obra, não repercute no andamento das atividades.

A Certaja Energia de Taquari registrou um aumento de 7,5% ou R$ 4,7 milhões no patrimônio. Segundo o presidente da cooperativa, Renato Martins, foi um ano com boas respostas aos investimentos.

Em Teutônia, os vereadores aprovaram a proposta de redução do tempo da tribuna, de dez para sete minutos. A proposta foi aprovada pela bancada da situação, sendo que os vereadores de oposição votaram contra a matéria. 

O prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, foi eleito presidente do G-8, grupo de municípios desmembrados de Lajeado.

Hoje está sendo realizada a eleição suplementar para o Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul, com três candidatas concorrendo a uma vaga. As candidatas são: Márcia Regina da Silva, Elisabete Maria Jacques e Rejane Maria Martins. A posse está marcada para a próxima sexta-feira, dia 05 de abril. 

O poder legislativo de Lajeado realiza sessão ordinária hoje, às 17 horas.

Na cidade de Boqueirão do Leão, a Câmara de Vereadores tem sessão hoje, a partir das 17 horas e 30 minutos.

A presidente Dilma Rousseff promoveu mais uma troca de ministros. No Ministério dos Transportes sai Paulo Sérgio Passos, e, entra César Borges, ambos ligados ao PR. Não foi informada a data da posse do novo ministro.

Em Travesseiro inicia nesta quarta-feira, dia 04, o período de alistamento militar para os nascidos do ano de 1995. Os jovens devem comparecer na prefeitura, munidos de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

Integrando a 29ª Zona Eleitoral com sede em Lajeado, os municípios de Canudos do Vale, Forquetinha, Sério e Marques de Souza, passarão por recadastramento biométrico. Serão recontados os eleitores para apurar algumas distorções existentes. Em Canudos do Vale este trabalho começa dia 13 de maio, em Forquetinha inicia em 22 de julho, em Sério no dia 17 de outubro, e, em Marques de Souza em 17 de fevereiro de 2014.

Na 67ª Zona Eleitoral com sede na cidade de Encantado, devem passar por este processo, os municípios de Doutor Ricardo, Muçum, Vespasiano Corrêa e Relvado.

Hoje, às 16h45min, ocorrerá, na sala 406 do Prédio 3 da Univates, a palestra “Governamentalidade e as implicações com a Educação”, ministrada pelo doutor em educação Samuel Edmundo Lopez Bello. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário