Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lajeado - Museu Bruno Born será reestruturado


Secultur receberá R$ 119 mil do Ibram para a reestruturação
Carolina Chaves

Em breve, o Museu Histórico Municipal Bruno Born terá novo mobiliário. A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), responsável pelo local, recebeu R$ 119 mil do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a reestruturação. Conforme o titular da pasta, Eduardo Gomes Müller, os recursos já estão disponíveis e o processo de licitação, para aquisição dos bens, já foi aberto. Serão adquiridos climatizadores, desumificadores, estantes, expositores e computadores. Através dos equipamentos eletrônicos será realizada a informatização do local, o que possibilitará a catalogação, digitalização e disponibilização virtual dos mais de 1,3 mil itens dispostos.
Situado junto à Casa de Cultura, na rua Borges de Medeiros, n° 285 desde 1999, o museu conserva objetos de arte, fotografias e textos referentes a atividades folclóricas do estado, artesanato, mobiliário, equipamentos, gravuras, indumentárias típicas gaúchas, objetos pessoais de colonizadores do Vale do Taquari e parte dos móveis de suas residências, vindos da Itália e Alemanha, bem como, documentos relativos à história cultural de Lajeado.
Dentre as peças mais curiosas, está um capacete de origem italiana. Doado por Arlindo Thomazi, a armadura foi utilizada por seu pai, Ricardo Thomazi, durante a 1ª Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. Outro destaque é a cadeira de barbeiro usada na década de 15. Na época, tais profissionais consideravam-se cirurgiões, por este motivo, o móvel era igualmente utilizado para o trabalho de dentista. Um berço de 1903 também tem grande relevância, pois pertenceu ao político que emprestou o nome ao museu, Bruno Born.
O museu é mantido por doações. Os interessados em ampliar o acervo, devem fazer um cadastro no local, para que posteriormente seja realizada a verificação do objeto, na residência do proprietário. Anualmente, cerca de sete mil pessoas visitam o espaço, que é aberto à visitação de segunda à sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, e caso necessário, aos finais de semana. Grupos escolares ou particulares devem agendar um horário, através do telefone 3982-1081.

Box: 11ª Semana de Museus

De 13 a 19 de maio, a Secultur realiza em parceria com o Ibram, a 11ª Semana de Museus. O evento é alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18. A maioria das atrações ocorrerão no Museu Bruno Born. Dentre elas, a exibição de filmes como O Artista; Olhar Estrangeiro; Vídeo “Cultura e Museus nas Cidades Criativas” e a exposição fotográfica “Brasil”, realizada pela lajeadense Cátia Müller. A partir das 14h, do dia 14, o local sediará a apresentação do Plano de Revitalização do Centro – Zona Antiga de Lajeado. Também poderão ser agendados passeios guiados, de Cedelinho, com destino ao Museu do Parque Histórico. No Espaço Arte 7 da Univates já está exposto parte do acervo do Museu Regional do Livro (MRL), enquanto no Museu de Ciências Naturais da universidade, ocorre a exposição “Fauna e flora na tradição gaúcha”. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário