Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 21 de abril de 2013

Luiz Carlos Freitag - COLUNA DO LUCA – 22.04.13




Luiz Carlos Freitag

COLUNA DO LUCA – 22.04.13
Luiz Carlos Freitag 


O nome mais certo como candidato a Deputado Estadual pelo Vale do Taquari, é de Elmar Schneider, o Schneidinha (foto), que já nos representou por duas legislaturas na Assembléia Legislativa. Agora no PTB, ele iniciou o trabalho de pré-candidatura há mais de dois anos, ajudando a fundar o partido onde ele ainda não existia e inclusive auxiliou a eleição de vários vereadores pela Região. Tenho tanta certeza que ele é candidato pela amizade que tenho com o Sérgio Zambiasi, meu ex-colega da Rádio Alto Taquari. Ao desistir de concorrer à reeleição a Senador, ele focou, na verdade, sua intenção de aumentar a bancada do seu partido na Assembléia Legislativa. E ele concorrendo a Deputado Estadual, sem dúvida vai conseguir auxiliar na eleição de muitos colegas, devido ao elevado número de votos que sempre fez. Ah, e se ele não concorrer, deverá lutar para que seu colega de Rádio Farroupilha, o Gugu, seja o candidato forte do PTB.


O Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein (foto) esteve na assembleia mensal da UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Falou dos problemas da Usina de Tratamento de Lixo, que era para solucionar o problema até 2020, mas como o lixo de Estrela aumento de 1996 de 4,5 toneladas/dia para 20 toneladas/dia em 2013, o local já está saturado. Também informou que a partir de dois de maio inicia o corte das árvores que estão causando problemas nas ruas e plantar outras, compatíveis. “Hoje temos muitas árvores que não se adaptam, pois quebram calçadas, derrubam pessoas e quebram guarda-chuvas”.

O Senador Cyro Miranda, autor da PEC 35 que tirava o salário dos vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes, retirou esta emenda depois de conversar com o presidente da União dos Vereadores do Brasil Gilson Conzatti – que hoje é vereador em Iraí-RS mas é de Encantado, filho do ex-prefeito Adroaldo Conzatti. Segundo o Senador,, “Ele me convenceu que esta não é a saída para começar uma reavaliação da politica do Pais. Precisamos sim recuperar o respeito da classe junto ao cidadão brasileiro, mas a partir de agora, com a parceria dos vereadores do Brasil, vamos trabalhar juntos”. 

Estrela está apoiando o trabalho do LEO Clube de Lajeado, na Campanha do Agasalho. Ela vai até o dia 15 e as doações serão distribuídas entre os necessitados, principalmente para duas famílias que perderam a casa em incêndios. O restante, a princípio, será entregue a Assistência Social de Estrela e Lajeado, pois eles irão entregar para os mais necessitados da região. Os pontos de coleta são: EM LAJEADO: STR Matriz, DCE UNIVATES - Andar superior - Prédio 9, Mercosul Tours e Atacado Maxxi.
EM ESTRELA: STR, Mecânica Diesel Berteli - Rod. BR 386, km 352 e Supermercado Esquinão do Bairro Boa União. Em Santa Clara, Marques de Souza e Forquetinha as doações podem ser entregues no STR.

O Memorial Aepan-ONG realiza até dois de maio, uma exposição homenageado o ex-Prefeito de Estrela Adão Henrique Fett. A exposição tem como local a Câmara de Vereadores e Airton Engster dos Santos está muito satisfeito com o número de visitantes. O ex-Prefeito nasceu em 1904 e faleceu com 80 anos, foi Deputado Estadual duas vezes, aviador, radioamador, empresário, instituiu o Brasão e a Bandeira do Município. Conheci Adão Henrique Fett. E foi ele que, junto com Arnaldo Balvé, trouxe para Estrela e primeira emissora de Rádio da Região, a Rádio Alto Taquari.

José Alves (PTB) elogiou o trabalho de organização do 48º Festival do Chucrute, que foi lançado semana passada. “O evento divulga Estrela para o Brasil e exterior”. Lorena Hauschild (PR) disse que além do Prefeito e Vice, todos os Secretários Municipais também estiveram presentes no seu lançamento.

FRASE DA SEMANA: “Estrela está voltando a ter seu papel político, estamos voltando ao cenário”. (Rafael Mallmann, Prefeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário