Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 28 de abril de 2013

No dia 1º de maio deste ano de 2013 a CLT completa 70 anos de existência


No dia 1º de maio deste ano de 2013, a CLT, uma das principais contribuições do nosso ordenamento jurídico para regular as relações de trabalho, completa 70 anos de existência. 

CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho. A CLT é uma norma legislativa de regulamentação das leis referentes ao Direito do trabalho e do Direito processual do Trabalho no Brasil. A CLT foi aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e sancionada por Getúlio Vargas, o presidente do Brasil na época. 

Constitui o principal instrumento de regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho. Desde a sua criação, sofreu várias alterações no sentido de criar uma legislação trabalhista atualizada, observando todas as necessidades de proteção do trabalhador e defesa dos seus direitos. 

As leis contidas na CLT abrangem tanto o trabalhador urbano quanto o rural. Alguns dos principais assuntos tratados na CLT são: carteira de trabalho, jornada de trabalho e período de férias, proteção do trabalho da mulher, contratos individuais, medicina, justiça e fiscalização do trabalho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário