Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 16 de abril de 2013

Vale do Taquari Notícias - 16 de abril de 2013



Notícias Vale do Taquari - 16 de abril de 2013

O salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 no próximo ano. O valor consta no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o mínimo terá reajuste de 6,12%. O projeto também prevê crescimento de 4,5% do PIB em 2014 e inflação oficial também de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Capitão promovem no domingo, dia 12 de maio, uma programação especial em homenagem às mães. O evento acontece no Ginásio Municipal com início às 09 horas, quando haverá celebração de missa e homenagens com participação dos alunos das escolas do município. Após a missa, serão sorteados 25 vale-compras. Haverá transporte passando por todas as localidades a partir das 08 horas. Todas as mães presentes receberão um brinde da Administração Municipal.

Hoje, às 17 horas, ocorre sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado.

Em Boqueirão do Leão, o poder legislativo estará reunido hoje a partir das 17 horas e 30 minutos

Na cidade de Encantado, a sessão do legislativo acontece às 18 horas, desta terça-feira.

Nos municípios de Bom Retiro do Sul e Muçum, as sessões das câmaras ocorrem hoje, às 19 horas.

Retorna hoje de São Paulo o muçunense Wagner Lorenzi, que no domingo participou da XIV Meia Maratona Netshoes Corpore Internacional. Estreando nesta competição, que teve a participação de 24 cadeirantes, Wagner concluiu o trajeto em 18º lugar. A próxima competição será em maio também no estado de São Paulo.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Estrela recebe até o dia 03 de maio, as inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar. No total são cinco vagas, e o mandato é de dois anos e meio, iniciando no dia 1º de julho. A última etapa do processo é a eleição, feita por colegiado composto por representantes de entidades governamentais e não-governamentais do município

Hoje acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Forquetinha, quando será concedido o título de "Cidadão Forquetinhense" ao advogado Arno Carard, que defendeu na justiça a criação do município. O ato faz parte da programação de aniversário da cidade.

Na semana passada o prefeito de Capitão Cézar Beneduzzi, esteve em Brasília, onde acompanhado do vice Fabiano Daltoé, conseguiu junto ao deputado Enio Bacci, um empenho de emenda parlamentar, no valor de 500 mil reais. O recurso, quando liberado, será aplicado em obras de infraestrutura urbana. Também na capital federal foi encaminhado projeto para liberação de recursos para uma patrulha agrícola.

Prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores e assessores jurídicos da prefeituras da região participaram ontem do seminário promovido pela Amvat em Lajeado com enfoque para a judicialização e a terceirização dos serviços da saúde.

Os municípios de Arroio do Meio, Teutônia, Lajeado, Estrela, Roca Sales e Pouso Novo, aderiram ao Programa de Aquisição de Alimentos. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Emater, e tem por objetivo qualificar a alimentação no meio rural e viabiliza ao agricultor o acesso a política pública para comercialização da produção.

Além do foco de larvas do mosquito Aedes Aegypti, encontrado na semana passada em Teutônia, foram encontrados cinco focos em diferentes bairros de Lajeado.

No dia 04 de maio acontece em Santa Clara do Sul, a 12ª edição da "Rústica da Cidade das Flores”. A expectativa é de reunir mais de 600 atletas no evento. A competição será disputada nas categorias adulto, com largada às 15h30min e infantil, com largada às 16 h30min. 

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece a assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Relvado. Na pauta, a prestação de contas da diretoria e definição de metas para este ano. A assembleia ocorre na sede do EC Relvado.

Até o dia 26 de abril, a Univates recebe inscrições para o curso “Capacitação para atuação em Conselhos Municipais”, destinado a integrantes de conselhos municipais e interessados em compreenderem o papel deste órgão. O curso ocorrerá de 03 a 17 de maio, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

No dia 10 de maio, às 20 horas e 30 minutos, acontece na sede da Associação de Água de Teutônia, a apresentação da peça teatral "Primeiro as Damas - Parte 2". Os recursos arrecados com o evento serão destinados para compra de equipamentos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, que atende também os municípios de Westfália, Paverama e Poço das Antas.

A turnê Arte Sesc está propiciando apresentações artísticas em diversos municípios da região através do Grupo Petit Poa que apresenta o teatro de rua “Vida de cachorro”. Ontem a peça foi apresentada em Muçum. O grupo também se apresentará em Capitão, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Relvado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.

No próximo sábado, dia 20, dentro das festividades de comemoração dos 17 anos de emancipação de Coqueiro Baixo, acontece a escolha das soberanas do município. Seis jovens estão inscritas, representando as localidades de Três Reis, Alegre Baixa, Pilão Alto, Arroio da Laje e Centro. A programação inicia às 19h30min com coquetel e na sequ~encia será realizado o desfile.

No município de Anta Gorda, com apoio da administração municipal, está em formação um Grupo de Cantos. A inscrição podem ser feitas até o dia 26 de abril, na Secretaria de Educação. As aulas e ensaios devem iniciar em maio. 

No dia 1º de maio, a Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo de Encantado e o Grupo Encantado de Comunicação realizam a quinta edição do Passeio Ciclístico. Após o passeio, haverá distribuição de picolés, e sorteio de diversos brindes, entre eles um tablet, uma televisão 32” e diversas bicicletas. As escolas receberão os cupons para entregar aos alunos que desejam participar do evento e do sorteio. 

Em Paverama, a administração municipal vai adquirir um caminhão para Secretaria de Obras. A compra será efetuada através de pregão presencial que está marcado para às 9 horas do dia 30 de abril, na prefeitura.

Os produtores rurais das linhas Chiquinha e São Marcos, estão sendo chamados para uma reunião no dia 30 de abril, 14 horas, no Salão Comunitário. Na oportunidade, representantes da Emater e Secretaria de Agricultura vão explanar o projeto do cultivo do Figo Roxo de Valoinhos. A proposta é de implantação de pomares comerciais, com no mínimo um hectare cada, com subsídio do município de Encantado.

A Cooperativa Languiru, com frigorífico instalado em Poço das Antas, divulgou relatório mostrando que abate 1.100 suínos por dia, de segundas a sextas-feiras. No frigorífico trabalham 370 pessoas, a grande maioria de Poço das Antas. A segunda fase do complexo industrial está em fase de instalação e vai viabilizar o abate diário de 2.500 animais.

Marcado para o próximo sábado, dia 20 de abril, às 10 horas, no Parque Histórico em Lajeado, o quarto encontro de ex-funcionários da Souza Cruz de Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário