Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mudança em critérios pode alterar bandeira do Vale do Taquari


Mudança em critérios pode alterar bandeira do Vale do Taquari

Assunto foi debatido por prefeitos da Amvat em videoconferência com a secretária da Saúde do RS.

Em videoconferência na tarde de quinta-feira (14.05), com prefeitos do Vale do Taquari, a secretária estadual da Saúde disse que podem ocorrer mudanças nos cálculos do sistema de bandeiras criado pelo Governo do RS
para evitar a proliferação maior do novo coronavírus. 

 A região (R 29 e R30) recebeu bandeira vermelha, que foi questionada pelos líderes
municipais. 

Agora, para o estudo, deverão ser contabilizados somente os testes PCR de pacientes internados, e não mais de todos os que são realizados. Em relação à ocupação das UTIs, a expectativa é de que sejam considerados os pacientes da região e não de outras partes do Estado.

Com as mudanças que devem ocorrer, deve ser alterada a classificação do Vale do Taquari. 

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, destacou, durante a videoconferência, que a região de Passo Fundo, que tem mais casos que o Vale, tem uma condição menos restritiva. “Mais de 90% das cidades do Estado estão podendo funcionar de alguma forma. Grandes redes podem funcionar, mas o pequeno comércio não”, disse. Já o prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, anunciou o aporte de R$ 720 mil para o hospital da cidade, com recursos próprios, para operacionalizar cinco leitos de UTI. “Foi um dia positivo para todos nós, estamos todos trabalhando para o bem do Vale do Taquari”, avalia o presidente da Amvat, prefeito de Nova Bréscia Marcos Martini. 

A videoconferência foi articulada pela associação e pela Famurs, tendo como moderador o coordenador geral da
Federação, José Scorsatto. 

Durante a reunião os prefeitos relataram os resultados positivos na prevenção ao coronavírus porque, por exemplo,
estão fazendo os testes na população, o que acabou prejudicando o Vale com a restrição de inúmeras atividades. “Nenhum modelo é perfeito, mas temos plena certeza que é inovador e moderno”, admitiu a secretária. Já o diretor do Departamento de Auditoria, Bruno Naundorf, explicou aos prefeitos cada um dos critérios avaliados na região para se chegar a essa cor de bandeira, e, portanto, mais restritiva que a laranja e a amarela: “O Vale do Taquari ficou no limiar entre a bandeira vermelha e a laranja”. 

De acordo com o decreto, as bandeiras serão reavaliadas a cada semana e definirão as normas de abertura de cada segmento da sociedade, como comércio, serviços e indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário