Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Estrela-RS - Um brinde a história com Beleza Beer !























Um brinde a história com Beleza Beer 

No Século XIX, havia cinco cervejarias artesanais no interior do município de Estrela. 

1912 
Em outubro de 1912 nasce a Cervejaria "Sociedade Comandita Júlio Diehl & Cia Ltda". Mais tarde, a cervejaria passou a denominar-se Kortz, Dexheimer & Cia, tendo como sucessor, em 1916, Luiz I. Mussnich. Após seu falecimento passou a denominar-se Viúva Luiz I. Mussnich. 

1945 
Já em 1945, sob a razão social de Cervejaria Estrela S/A, a empresa foi incorporada por um grupo de santa-cruzenses. Neste ano a cervejaria passou a denominar-se Polar S/A. 

1962 
No ano de seu cinquentenário (1962) a empresa exibia comercial da cerveja marca “Casco Escuro” com o slogan: “Polar criou, a nação inteira consagrou” ou “A cerveja mais cerveja do Brasil”. Nesta época era produzida ainda a cerveja Polar Chopp em garrafa ou barril lançada em 1957, Guaraná Frisante, Água Estrela, Soda Laranja, Gasosa Cristal e Água Tônica. 

1972 
A Polar S/A é adquirida pelo grupo Antarctica, passando a se denominar Indústria de Bebidas Antarctica-Polar S/A. 

1974 
Neste ano o Poder Público municipal doa áreas de ruas para a fábrica expandir seu parque industrial, localizado nas margens do Rio Taquari, no Centro da cidade. 

1987 
O município permite a permuta de áreas de terra com a empresa das ruas 15 de Novembro e Arnaldo J. Diel. 

1998 
A reestruturação produtiva com introdução de tecnologia e informática influencia na quantidade de mão-de-obra empregada. 

1999 
Realiza-se o abraço à Polar para demonstrar a importância da cervejaria para o município. Com a fusão da Antarctica com a Brama, surgindo a Ambev, havia risco de fechamento da indústria em Estrela. 

2002 
Reestruturação na Polar provoca a demissão. A partir daí a fábrica de Estrela, fica apenas com o envase da bebidas. 

2004 
A AmBev acelera o programa de transição gradual dos empregados, fazendo desligamentos ou oportunizando transferência para unidades mais operantes. 

2006 
A capacidade ociosa elevada gera alto custo operacional e a decisão é encerrar as atividades de Estrela. 

2007 
Com a saída de Estrela, da antiga Cervejaria Polar, o município ficou necessitado de uma marca de cerveja que resgatasse os princípios germânicos para atender o padrão do consumidor da região. Nesse contexto, foi criada a Prost Bier. 

2013 
Foi promovido pela Acerva - Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela, o Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, sendo realizado nos anos subsequentes. 

2015: 
Surge a marca Beleza Beer dos irmãos Anderson e Cristhofer Pereira. 

2020: 
Lançamento dos novos produtos da Beleza Beer. A partir deste dia histórico, 20 de maio de 2020, aniversário do município de Estrela, 144 anos, a Beleza Beer comemora a data com 21 produtos e oito sabores de cervejas long neck e 600 ml mais o chopp pilsen e trigo, em garrafas, pet ou barril. Fabricado de acordo com a lei de pureza alemã com matéria prima vinda da Alemanha e República Tcheca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário