Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Distanciamento Controlado: bandeira laranja flexibiliza funcionamento do comércio no Vale do Taquari


Distanciamento Controlado: bandeira laranja flexibiliza funcionamento do comércio
Governo do RS divulgou no fim de semana classificação das regiões, que vale para esta semana

O Governo do Estado divulgou, no último sábado (16.05), a classificação das regiões de acordo com as bandeiras determinadas pelo Distanciamento Controlado. Nesta semana o Vale do Taquari, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja, o que ameniza as restrições e permite a reabertura do comércio nos municípios. 

O atendimento deve ser presencial restrito, com tele-entrega e pegue e leve: comércio atacadista e varejista de itens não essenciais (50% do teto de trabalhadores); revendas de automóveis (50%); oficinas mecânicas, chapeação e pintura (50%); comércio varejista de produtos alimentícios, e comércio de itens essenciais de forma atacadista ou varejista (75%); postos de combustíveis (75%).

Também podem reabrir academias de ginástica, clubes sociais e esportivos, cabeleireiro e barbeiro, agência de turismo, passeios e excursões, mas com 25% dos trabalhadores. Missas e cultos podem ser retomadas, com 25% do público. Os serviços administrativos com 50% dos trabalhadores. Permanecem fechadas as casas noturnas, bares e pubs e proibida a realização de eventos, teatro, cinema, museus, parques e similares. 


Comércio
PRESENCIAL RESTRITO, TELE-ENTREGA E PEGUE E LEVE: comércio atacadista e
varejista de itens não essenciais (50% do teto de trabalhadores); revendas de automóveis (50%); oficinas mecânicas, chapeação e pintura (50%); comércio varejista de produtos alimentícios, e comércio de itens essenciais de forma atacadista ou varejista (75%); postos de combustíveis (75%).

Serviços
FECHADO: casas noturnas, bares e pubs, eventos, teatro, cinema, museus, parques 
temáticos e similares.

PRESENCIAL RESTRITO: com 25% do teto dos trabalhadores: biblioteca, academias de ginástica (atendimento individualizado ou cohabitante); clubes sociais e esportivos (atendimento individualizado); cabeleireiro e barbeiro; agências de turismo e passeios; missas e cultos (25% do público);

Com 50% do teto de trabalhadores: reparação de objetos e equipamentos, lavanderias; imobiliárias, advocacia, serviço de contabilidade, auditoria, consultoria, engenharia; arquitetura, publicidade, serviços administrativos e auxiliares, call center, limpeza doméstica; Manutenção de edifícios, bancos, lotéricas, vigilância e segurança (75%); funerária, pesquisa científica e laboratórios; prestação de serviços de informação (100%).


Transporte
PRESENCIAL RESTRITO PARA TODO O SETOR: carga e estacionamento podem operar com 100% dos trabalhadores. Ônibus municipal com 60% da capacidade do veículo; ônibus intermunicipal e interestadual (50%) dos assentos; transporte terrestre fretado com 50% dos assentos; aeródromos (50% dos trabalhadores); Correios com 75% dos trabalhadores.

Indústria
PRESENCIAL RESTRITO PARA TODO O SETOR: (o que muda é o percentual de 
trabalhadores conforme o setor). 
Sem restrições apenas para farmaquímicos e farmacêuticos e de alimentos e bebidas.
Restante dos tipos de indústria com 75% do teto de operação.

Alimentação
FECHADO: restaurantes de autosserviço (self-service).
PRESENCIAL RESTRITO, TELE-ENTREGA E PEGUE E LEVE: buffet sem autosserviço, a la carte, prato feito, lanchonetes e padarias (50% do teto de trabalhadores); hotéis e similares, com ocupação de no máximo 50% dos quartos (hoteis de beira de estrada com 100% dos quartos).

Administração Pública
PRESENCIAL RESTRITO: serviços não essenciais (50% do teto dos trabalhadores);
política e administração de trânsito (75%); fiscalização, inspeção sanitária e segurança e ordem pública com 100% dos trabalhadores.
ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO: aulas práticas de CFC (75% dos trabalhadores). EAD: aula teórica.

Agropecuária
PRESENCIAL RESTRITO: agricultura e pecuária, produção florestal com no máximo 75% dos trabalhadores; e pesca e aquicultura com 50%.

Saúde
PRESENCIAL RESTRITO: atenção à saúde humana e assistência social com 100% dos trabalhadores e veterinários com 75%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário