Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de maio de 2020

Feriado de aniversário terá atendimento pelo comércio de Estrela





Feriado de aniversário terá atendimento pelo comércio

Data comemora os 144 anos de emancipação político-administrativa de Estrela

Estrela comemora 144 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, 20 de maio. Instituída por lei, a data é feriado na cidade. Assim, não haverá atendimento nas repartições municipais, sendo mantidos somente os serviços essenciais. 

A grande mudança neste ano ficará por conta do comércio, que ao contrário das últimas semanas, em razão da pandemia do coronavírus, estará de portas abertas, mas com restrições impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado do Governo do RS. “É um momento diferente não somente para Estrela, que este ano não terá as tradicionais comemorações de aniversário, mas o atual contexto nos dá a compreensão de que o comércio pode atender”, diz o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck. Segundo ele, esta foi uma decisão conjunta, que envolveu os empresários, trabalhadores do setor e o Poder Público Municipal.

Conforme o secretário, é importante salientar que funcionários de todas as lojas participaram de curso de boas práticas, com orientações para a prevenção ao coronavírus. A ação envolveu as secretarias municipais Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) e da Saúde, além da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis). “Nosso comércio está preparado para atender, dentro do que determinam os protocolos, garantindo toda a segurança aos clientes e colaboradores das empresas para prevenir a propagação do vírus”, ressalta.


Serviços municipais

Já a Administração Municipal manterá somente os serviços essenciais no feriado que comemora o aniversário da cidade. A coleta de lixo domiciliar, entulhos e lixo verde ocorre normalmente, de acordo com o calendário preestabelecido. Na Secretaria da Agricultura haverá plantão de veterinário e inseminador. Os chamados devem ser feitos pelo telefone (51) 3981-1055 até as 9h. Depois deste horário os profissionais saem a campo para prestar os atendimentos.

Na saúde as Unidades Básicas estarão fechadas. A exceção é o Centro de Atendimento a Pessoas com Sintomas Gripais, no Bairro Boa União, exclusivo para pessoas com suspeita de coronavírus. O Centro atende das 8h às 18h. Os casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Socorro do Hospital Estrela, e os de média e baixa complexidade, que não ofereçam risco imediato à saúde, podem ser encaminhados ao novo Pronto Atendimento Ambulatorial Pro Vale, localizado na Rua Coronel Müssnich, 672, Centro.

O transporte público também funcionará normalmente, já de acordo com a nova escala que entre outras novidades traz três novos horários noturnos e um novo roteiro, que podem ser conferidos no link https://estrela.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/6025

Nenhum comentário:

Postar um comentário