Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 15 de março de 2015

Notícias de Estrela-RS - 16 de março de 2015

Escadaria será inaugurada no dia 21 de março - 10h...


O governo de Estrela está divulgando o ranking oficial das 100 maiores empresas em retorno de ICMS do município, referente ao ano base 2013. No topo da lista está a Laticínios Vale do Taquari (Tangará Foods), que no ano anterior ocupava a 11ª posição. Em segundo lugar em 2013 ficou a Brasilata S/A Embalagens Metálicas; em 3º vem a Plastrela Embalagens Flexíveis Ltda.; em 4º a Promilk Laticínios Ltda.; em 5º a VRS Indústria e Laticínios Ltda. e em 6º a Rola Moça Indústria e Comércio de Confecções.

Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, o ICMS é a maior receita do município, superando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2013 o município de Estrela teve, de retorno de ICMS, o montante de R$ 18,549 milhões. Já o FPM atingiu R$ 15,968 milhões. Nos próximos dias, segundo ele, deve ser anunciado o ranking dos prestadores de serviços, de acordo com o retorno do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). 

O Multimulher – evento feito em Estrela que promove e valoriza a mulher por meio de várias ações – promove na quarta-feira (18), às 14h30min o Chá de Integração no ginásio esportivo do Bairro Boa União. O encontro é promovido pela Associação das Mulheres Estrelenses (AME), Clube de Mães, Liga Feminina de Combate ao Câncer. 

O Multimulher é promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer; Oase; Emater/Ascar; Associação de Mulheres Estrelense (Ame) e prefeitura. Conta com o apoio de Lions Clube Estrela, Câmara de Vereadores e Faculdade La Salle. 

Escola Municipal Ruth Markus Huber é destaque no Programa Agrinho
Projeto desenvolvido pela professora Janaína Zwirtes, com 17 alunos do Jardim B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruth Markus Huber, localizada no Loteamento Popular 4, destacou-se no programa Agrinho 2014, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa obteve a segunda colocação em nível regional e, como prêmio, a escola recebeu um aparelho DVD e a professora ganhou um tablet, entregues esta semana. 

Estrela encaminha 80 pacientes mensais ao Centro de Oftalmologia de Encantado 
Em poucos meses, Estrela conseguiu zerar a fila de pacientes que buscavam atendimento oftalmológico. Hoje quem chega à Secretaria da Saúde tem assistência em 30 dias. 

A Faculdade La Salle promove, no próximo dia 30, um dia de curso com o tema “Planejamento e Estratégias nas Compras Públicas”. A proposta é esclarecer dúvidas quanto aos procedimentos licitatórios. O aprendizado tem como público-alvo autoridades governamentais, membros da equipe de Licitações, advogados e secretários municipais, mas é também aberto a todas as pessoas que tiverem interesse no assunto. Inclusive gestores que participam dos processos ou empresários que têm interesse em participar. O palestrante será o renomado consultor radicado em Minas Gerais, Jair Santana, mestre em Direito pela PUC de São Paulo, foi juiz e hoje atua como advogado e professor. 

Comdica de Estrela prepara eleição para Conselho Tutelar em data unificada. 
Em 4 de outubro, o Brasil realiza a eleição unificada do Conselho Tutelar. O Comdica de Estrela trabalha em cima do edital que lançará esse processo. Os candidatos poderão ficar quatro anos no cargo. 
O Brasil promove em outubro a eleição unificada do Conselho Tutelar. O conselheiro passará a permanecer no cargo por quatro anos, podendo ir a uma recondução, por igual período. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela (Comdica) é o órgão fiscalizador do Conselho Tutelar e como tal cabe a ele organizar a eleição, em conjunto com o Ministério Público. O Conselho está preparando o edital que deve ser lançado em abril. No dia 4 de outubro, Estrela deve eleger cinco conselheiros tutelares porque o município tem mais de 30 mil habitantes.

Roteiro dos encontros dos Grupos do Gracie para esta semana.

-Hoje, segunda-feira-dia 16 de março: encontro do Grupo da São Jacó no ginásio da comunidade. Nesta reunião teremos a participação do humorista Alemão de Lageodo.
-Terça-feira, dia 17, reunião do Grupo de Novo Paraíso no ginásio da comunidade.
-Quarta-feira, dia 18 de março, encontro do Grupo da Geralda Baixa no salão da comunidade. Para este encontro estamos convidando o grupo da Geralda Alta para participar do Show do Humorista Alemão de Lageado.
-Quinta-feira,dia 19, encontro do Grupo do Bairro Cristo Rei com a presença da equipe do Gracie e Secretário da Sedesth, José Itamar Alves.
-Sexta-feira,dia 20 de março, encontro do Grupo do Bairro da Auxilidora no salão da comunidade Católica.

Obs.-O Gracie convida você que tem idade acima de 55 anos para participar dos encontros gratuitamente.
-Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1105 com João Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário