Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sábado, 11 de junho de 2011

Décima edição da Suinofest foi aberta oficialmente



A décima edição da Suinofest foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, dia 10, no Salão Gastronômico do Parque João Batista Marchese. Autoridades e convidados de várias regiões do Estado prestigiaram a solenidade."Desde a primeira edição, a Suinofest tem desenvolvido ações para potencializar a cadeia produtiva suinícola, e junto com as iniciativas do setor contribuindo para o aumento do consumo de carne suína", ressaltou o presidente da Suinofest 2011, Roberto Scorsatto.


A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, do deputado federal, Jerônimo Goergen, dos deputados estaduais, Edson Brum, Lucas Redecker, Edegar Pretto, Luís Fernando Schmidt e Heitor Schuch.Pavan enfatizou a importância do evento, que promove o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia do Estado. "A suinocultura mesmo com os seus problemas tem um produto de qualidade, um produto tão bom que nos reunimos aqui para celebrar este produto. 


Valorizar a suinocultura é valorizar um produto que é nosso, uma cultura produtiva e gastronômica que é nossa. E quem de nós não se delicia com essa cultura?". O secretário de Estado ainda expressou a vontade do governador Tarso Genro em comparecer à festa no próximo final de semana.Na ocasião, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Marciano Fontana, agradeceu ao atual presidente  Roberto Scorsatto, por ter aceitado o desafio de presidir a Suinofest 2011 e por estar desempenhando um excelente trabalho. Na oportunidade, Fontana anunciou Renata Gallioto como a presidente da Suinofest 2012.Jerônimo Goergen expressou o orgulho sentido por toda a comunidade encantadense. "Durante a Suinofest, Encantado deixa de ser um município e passa a ser o Rio Grande". 


Edson Brum falou em nome dos deputados estaduais presentes, classificando-os como a "bancada da suinocultura" na Assemleia Legislativa. "Nós estamos aqui sempre colaborando e prestigiando, porque reconhecemos a importância da Suinofest, especialmente dos seminários realizados para a cadeia produtiva. Feliz Suinofest 2011", concluiu ele."A Suinofest é o evento que mais divulga o município, além de ser a melhor festa gastronômica do Estado. 


É um evento que acontece graças ao empenho de muitas pessoas que passaram a compreender a importância do setor suinícola para o desenvolvimento da nossa região", ressaltou o prefeito de Encantado, Paulo Costi.O primeiro dia da Suinofest contou com abertura da Feira Industrial de Serviços e Agronegócios, que conta com 220 espaços comerciais. 


Também foram ministradas as palestras A Fome no Mundo e a Produção Sustentável de Alimentos, O Mercado para a Suinocultura Brasileira e a apresentação do Projeto Piloto Vale do Taquari Ambiental. Paralelamente aconteceram os encontros da AMVAT com o lançamento do Projeto de ligação asfáltica "Pelos Caminhos do Pão e do Vinho", de Primeiras Damas e Soberanas e da CIC Vale do Taquari.                                                                       
Fonte: Ass. de Imprensa Suinofest

Nenhum comentário:

Postar um comentário