Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Notícias Vale do Taquari - 29 de junho

Visite Roca Sales


NOTÍCIAS 29-06.2011

Segundo informações da Fundação de Economia e Estatística, a agropecuária impulsionou o crescimento da economia gaúcha no primeiro trimestre deste ano. O Índice Trimestral de Atividade Produtiva do Rio Grande do Sul apresentou expansão de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2010. O setor primário teve alta de 26%. O principal impulso para o bom desempenho do setor veio da lavoura, com crescimento de 33,4%.

Nesta quinta-feira, dia 30, a Junta de Serviço Militar de Teutônia realiza juramento à bandeira para os jovens da classe de 1992. O ato ocorre às 8h30min, no Centro Cívico do Centro Administrativo.

A Emater de Coronel Pilar recebe até o dia 29 de julho, os pedidos de mudas para reflorestamento. Também está aberto o período de encomenda de Calcário.

A Secretaria de Agricultura de Teutônia inicia na próxima segunda-feira, dia 04 de julho, a entrega das mudas de frutíferas, do Programa de Formação de Pomares. Os agricultores inscritos devem retirar a autorização na Sala 38 do Centro Administrativo de Teutônia.

Recentemente, mas dois corais do município de Roca Sales receberam o cheque-auxílio no valor de 3 mil reais cada. Os contemplados são os corais Germânia e Jubilate.

Nesta quinta-feira, dia 30, iniciará mais uma edição da Oficina de Edredom em Roca Sales. As aulas serão ministradas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas, pela voluntária do Grupo de Idosos Viver Bem da Terceira Idade, Cenira Gutterres. O público alvo são as famílias contempladas pelo Programa Bolsa Família. As aulas acontecerão no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Amizade, localizado no Centro Social Urbano.

Em Roca Sales, inicia na sexta-feira, dia 1º de julho, a Oficina de Artesanato. As aulas serão ministradas por representante da entidade União Rocassalense de Cube de Mães. As aulas serão realizadas das 14 às 15 horas para adolescentes; e das 15h30min às 16h30min para a Terceira Idade. Na oportunidade, os participantes trabalharão a arte decorativa utilizando a técnica de découpage. As aulas acontecerão no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Amizade, localizado no Centro Social Urbano.

O prefeito de Roca Sales, Antônio Valesan, participou de uma reunião no gabinete do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PTB), em Brasília. Na ocasião, Valesan discutiu assuntos de cunho esportivo de interesse do município. Além disso, Danrlei confirmou presença na 7ª Oktober Freund Fest de Roca Sales, que será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro. 

O prefeito de Roca Sales, Antônio Valesan, esteve em Brasília onde encaminhou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) as documentações necessárias sobre a construção da segunda etapa da creche-escola Proinfância. Segundo Valesan, o projeto aprovado foi modificado para o fechamento das laterais da creche que está sendo construída no Bairro Sete de Setembro.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado e as Escolas Municipais de Educação Infantil promovem no dia 09 de julho, na Praça da Bandeira, a partir das 14 horas, o Arraiá das EMEI’s. A festa envolve as nove escolas de Educação Infantil. No evento serão sorteados os dez prêmios da rifa de São João.

Em Fazenda Vilanova, os agricultores já podem fazer a retirada das mudas de árvores frutíferas e de sombra. A entrega está sendo realizada na Prefeitura. As novas encomendas poderão ser realizadas até o dia 1° de agosto, na Secretaria da Agricultura.

O governo Tarso Genro conseguiu aprovar no início da madrugada de hoje, na Assembleia Legislativa, por 30 votos a 21, o projeto de reforma da Previdência estadual que eleva as alíquotas de contribuição para os servidores públicos gaúchos. As alterações foram apresentadas pela líder do governo, Miriam Marroni (PT), em emenda que estabeleceu três mudanças nas previsões originais acerca do aumento da alíquota previdenciária. A principal mudança se refere ao aumento da alíquota atual de 11% para 14% para todos os servidores. Inicialmente, a intenção era cobrar 16,5% somente sobre a parcela salarial que ultrapassasse o teto de R$ 3.689,66.
           
Entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 04, a Lei Municipal que limita o fluxo de caminhões pesados na estrada municipal de Travesseiro, no trajeto entre as duas pontes sobre o Rio Forqueta, uma em Picada Felipe Essig e outra na Barra do Fão. A multa para quem não respeitar a lei será de 85 reais e mais quatro pontos na carteira.
           
O listão dos aprovados no Vestibular de Inverno da Univates realizado na tarde de domingo, foi divulgado ontem no site da universidade. As matrículas poderão ser efetuadas de 30 de junho a 04 de julho, no Setor de Atendimento ao Aluno, localizado no Prédio 9 da Univates.
             
A Câmara de Vereadores de Estrela realiza no dia 25 de julho, sessão solene em homenagem ao centenário de criação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
                       
Em Teutônia, o Ponto de Atendimento do Sebrae promove palestra gratuita, com o tema “Preparando sua Empresa para as Férias de Inverno”. O evento ocorre quinta-feira, dia 30, às 19 horas e 15 minutos, na Câmara da Indústria e Comércio de Teutônia.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela realiza até o dia 08 de julho, as inscrições para a V Rústica de Inverno, que está programada para o dia 17 de julho. . O objetivo dos organizadores é de reunir cerca de 600 competidores, em três categorias no adulto e uma no infantil.  O percurso varia de 2,5 a 10 km conforme a categoria.
           
Nos dias 07 e 08 de julho Lajeado vai sediar o maior evento da indústria de sorvetes da região Sul do país, a XII Jornada Gaúcha de Sorvete. A expectativa é reunir representantes de mais de 150 indústrias de sorvete e de fornecedores de máquinas e matéria-prima. O encontro será realizado no Weiand Turis Hotel, em Lajeado. 

Será realizada nesta quinta-feira, dia 30, a Conferência Municipal da Saúde de Coqueiro Baixo. O evento, aberto a toda comunidade, ocorre no auditório do Centro Administrativo.
           
A Secretaria de Agricultura de Nova Bréscia está programando para o dia 25 de julho, a festa para comemorar o Dia do Motorista e do Colono. O evento ocorre no Ginásio Municipal de Esportes, com a entrega de certificados de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose bovina, em solenidade que contará com representante do Ministério de Agricultura e do Secretário Estadual de Agricultura, Luis Fernando Mainardi.
           
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo, a Emater e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado, promovem em parceria, o curso de Fabricação de Queijo Colonial e Derivados do Leite. O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em Doutor Ricardo. As inscrições podem ser efetuadas junto ao escritório da Emater, em Doutor Ricardo.
           
Confirmados os eventos técnicos da Agroind Familiar, que acontece de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Pelo menos dois secretários estaduais ligados ao setor primário confirmaram presença no evento, Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura, e, Ivar Pavan, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Também está sendo esperada a presença do Governador Tarso Genro. 
                       
O ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, será um dos palestrantes da Agoind que ocorre de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Turra participará de um painel que enfoca a “Agroindustrialização no Vale do Taquari”.

A Secretaria da Saúde e Meio Ambiente de Encantado realiza na tarde do dia 08 de julho, a Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto a toda comunidade, acontece no Auditório Brasil do Centro Administrativo.
           
O prefeito de Capitão, César Beneduzi, acompanhado do deputado Gilmar Sossella, esteve no Rio de Janeiro tratando junto ao BNDES, da tramitação do processo da empreiteira Beta que é a vencedora da licitação para a pavimentação da estrada VRS-482. Beneduzzi retornou otimista com relação a possibilidade do início das obras.
           
Em Lajeado, o Conselho Municipal de Entorpecentes, em parceria com o Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição realiza nesta 5ª-feira, dia 30, o Fórum de Debates sobre Vida e Prevenção. O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Lajeado iniciando às 14 horas.
           
A Audiência Pública Regional referente a Participação Popular Cidadã - Orçamento Estadual 2012, do Vale do Taquari, ocorre amanhã, dia 30, às 14 horas, no auditório do prédio 7 da Univates. Estará presente Davi Schmitz, Diretor Estadual da Participação Popular. No encontro serão definidas as diretrizes para a região do CODEVAT.
                                                                                 
O município de Encantado lançará no dia 05 de julho, às 14 horas, no auditório Brasil, do Centro Administrativo, o projeto “Planejamento Familiar, Paternidade Consciente”. A solenidade contará com a presença de autoridades, lideranças, agentes comunitárias de saúde e demais convidados. A iniciativa do projeto é da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, e, conta com o apoio financeiro da Câmara de Vereadores e parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social
           
A comunidade de Coronel Pilar, cidade e interior está sendo mobilizada para esta 4ª-feira às 19 horas, participar da assembléia do COREDE. No encontro serão definidas as prioridades e os delegados para Consulta Popular.
           
Os organizadores da Agroind Familiar 2011 estão otimistas com a realização do evento que acontece de 13 a 17 de julho. Conforme Elaine Werner, responsável pela colocação e venda dos estandes, restam apenas oito espaços para serem comercializados. 
           
A Prefeitura de Relvado realiza nesta quinta-feira, às 14 horas, leilão público. Serão leiloados um lote de equipamentos eletrônicos e de informática, uma retroescavadeira, uma patrola e um trator de esteira.  
           
Quando falta um dia para terminar o prazo dado pelas autoridades sanitárias para as adequações na estrutura física e de funcionamento da Central de recuperação de dependentes químicos em Lajeado, ocorreram só duas situais. A Assembléia de troca de diretoria e os gastos em mais de R$300 mil para a indenização dos funcionários. Diante disto, aconteceu a prorrogação do prazo em mais dois meses para as adequações exigidas.
           
O Vale do Taquari recebeu mais 3.500 doses da vacina contra a gripe “A”. A 16ª Coordenadoria Regional da Saúde realiza durante esta semana a distribuição das vacinas.
           
A anunciada migração política do vereador Ito Lânius, do PSDB, para o PMDB em Lajeado, pode resultar na dissolução do frentão partidário, para a eleição de 2012. Parte do PT, , não aceita Lânius como candidato a prefeito pela oposição. Já o candidato do PP, a prefeitura de Lajeado, deve ser o ex-prefeito Cláudio Pedro Schummacher.
           
As disputas políticas em Fazenda Vilanova refletem em todos os segmentos da sociedade. Uma das conseqüências foi a decisão em assembléia geral, do encerramento das atividades da Sociedade Esportiva Águia Azul.
           
Em Taquari, a Secretaria de Planejamento está anunciando a retomada do projeto de construção do palco, em formato de barco, na Lagoa da Armênia, no centro da cidade. O empreendimento com cerca de 300 m², já conta com a licença ambiental. O investimento na obra será de 300 mil reais.
        
Na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela realizada nesta semana, o vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) voltou a reclamar do setor de urgência no Pronto Socorro do Hospital Estrela. A principal reclamação é quanto a demora no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário