Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Colinas-RS - Alimentos da merenda escolar

Colinas-RS
Colinas-RS
Colinas-RS

Colinas, através da Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal, Associação de Mulheres Colinenses - AMC, juntamente com os agricultores agroecológicos organizaram uma oficina de alimentos de forma agroecológica do dia 30 de maio ao dia 3 de junho, para comemorar a semana dos alimentos orgânicos. As instrutoras do curso foram Cleide Gutierez e Nair Massotti, extensionistas rurais.

“Sabemos que na base da nossa saúde encontra-se a alimentação, e para que possamos ter uma boa qualidade de vida esta alimentação saudável é fundamental. Precisamos nos acostumar e dar preferência aos produtos orgânicos. Claro, também cuidando os hábitos, de como se alimentar, por exemplo, comer na hora certa, o suficiente, sem pressa, evitar preocupações na hora de comer, beber o líquido na hora certa, evitar frituras e alimentos gordurosos, fazer uma dieta equilibrada, tentar montar o prato com alimentos de cores diferentes e facilitar a digestão fazendo movimentos leves após a refeição”, explica Cleide.

Depois desta semana de comemoração, foi feita uma visita a todos os produtores agroecológicos que fazem parte do projeto de educação alimentar em Colinas, ou seja, fornecem os produtos às escolas. O grupo é formado por 7 produtores e foi criado em 2009. Desde então, vem se reunindo mensalmente, conforme o necessário. Vários produtos são cultivados, todos de forma agroecológica, o que significa que são produtos saudáveis, produzidos sem uso de agroquímicos. Colinas faz parte da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari - AAVT.

Fonte - Prefeitura de Colinas-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário