Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vale do Taquari-RS - Dia 15 de junho

Rio Taquari
Na sessão de ontem do poder legislativo de Lajeado, os vereadores aprovaram o repasse de recursos para a realização da Agroind 2011. Um repasse do município, de R$ 70 mil, e outro do Ministério da Agricultura e do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 30 mil. A Agroind acontece no mês de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

A Receita Federal liberou os valores do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 nas contas dos contribuintes. Neste ano, 1 milhão e 500 mil contribuintes estão inseridos no primeiro lote de restituições. O valor do pagamento será de 1 bilhão e 900 milhões de reais.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou projeto de lei que prevê a inclusão do combate ao bullying na Lei de Diretrizes de Bases da Educação. A nova norma vai obrigar estabelecimentos de ensino a adotarem estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão entre estudantes. A matéria segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

A força-tarefa do Governo do Estado que apura irregularidades no DAER constatou a necessidade de uma auditoria mais profunda no sistema de controles eletrônicos do órgão. A nova investigação, que será realizada por auditores do Estado, deve iniciar as apurações nos próximos dias.

Os partidos de oposição ao governo Tarso Genro na Assembleia se reuniram para buscar unidade, projetar atuação em bloco e construir estratégia discursiva para atacar os projetos do programa de sustentabilidade financeira. A primeira definição de consenso entre os oposicionistas é de que eles devem reforçar, junto ao Piratini, os pedidos de retirada do regime de urgência dos projetos. A oposição ainda mantém a esperança de cooptar junto a alguns deputados governistas votos contrários às alterações nas Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e à cobrança de alíquota previdenciária de 16,5% de parcela dos servidores.

A líder do governo na Assembleia Legislativa, Miriam Marrone (PT), admitiu que o Piratini aceitou discutir emenda do deputado Cassiá Carpes (PTB) ao projeto que estabelece alíquota previdenciária de 16,5% para os servidores melhor remunerados. Cassiá propõe a alíquota de 14,5%.

Segundo o presidente da comissão organizadora da Estrela Multifeira 2011, Gérson Strehl, a Corsan deve confirmar como parceira do evento. A feira acontece em Estrela, no Centro Comunitário Cristo Rei, de 08 a 11 de setembro.
           
O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, esteve na manhã de ontem em Progresso a convite dos prefeitos do G-8, municípios desmembrados de Lajeado, que vem manifestando insatisfação com a atuação da Associação. Pelo menos dois destes municípios já suspenderam o pagamento da contribuição para a Amturvales.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio. Na ordem do dia, projeto de emenda a Lei Orgânica municipal que amplia a formação do legislativo de nove para onze vereadores a partir da próxima legislatura.
           
Entre os dez projetos que os vereadores de Estrela aprovaram na sessão desta semana, está o que determina o PROCON, como órgão fiscalizador, do tempo de permanência dos usuários nas filas dos caixas das agências bancárias. Na mesma matéria estão determinadas as punições aos estabelecimentos infratores.
           
Nesta semana foram realizadas melhorias na Iluminação pública na via de acesso para a cidade de Roca Sales. Foram trocadas as luminárias e cerca de 50 globos foram lavados ou trocados. O serviço, realizado pela Secretaria de Obras está dentro do projeto de embelezamento e de segurança da cidade.
           
O diretório municipal do PP (Partido Progressista), de Arvorezinha trocou de comando. Assumiu a presidência da executiva Dilce Ghelen Zanchin.
           
O Censo realizado pelo IBGE em 2010, mostra dados curiosos. Na região, só os municípios de Forquetinha, Pouso Novo e Tabaí, não tem nenhuma moradia em forma de apartamento. Já Travesseiro, é o município que apresenta o maior número de residências próprias, sendo que menos de 8% dos moradores pagam aluguel.
           
A Prefeitura de Fazenda Vilanova aplicou no domingo as provas do Concurso Público para cargos em diversos setores da administração municipal, de serviços gerais até médico. Dos 445 inscritos, 374 realizaram as provas, o que significa abstenção de 16%. As notas da prova e os resultados dos recursos serão divulgados em 05 de julho no painel de publicações do município.
           
Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 10 de junho, o decreto que prorroga para 11 de dezembro de 2011, o prazo para averbação da reserva legal. A moratória é resultado do trabalho do grupo de parlamentares, coordenado pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), que negocia as mudanças na atual legislação ambiental brasileira. 
           
Edital publicado pela Prefeitura de Relvado, dá conta que no dia 30 de junho, às 14 horas, serão colocados a venda através de leilão público, um lote de equipamentos eletrônicos e de informática, uma retroescavadeira, uma patrola e um trator de esteiras.
           
O 8º núcleo do CPERS realizou ontem a mobilização regional dos professores públicos, contra o pacote do Governo Tarso. Depois de uma concentração junto ao Instituto Estadual Estrela da Manhã, em Estrela, ocorreu uma passeata até a sede da Coordenadoria Regional de Educação. Participaram professores de 30 municípios, representando 88 escolas estaduais. Este foi um ato preparatório para a manifestação estadual programada para o dia 22, em Porto Alegre.
           
Programado para o dia 29 de junho a realização da Conferência Municipal de Saúde em Imigrante. O evento será aberto para toda a comunidade.
           
Iniciou hoje a 3ª Exposição e Simpósio em Eletricidade e Tecnologias do Colégio Teutônia. O tema do evento é: “Eficiência Energética e Inteligência em Técnicas de Informática”. Amanhã, último dia do evento, está prevista palestra com André da Nóbrega, presidente da ANEEL.
           
Está sendo formada uma comissão especial em Progresso para elaborar uma programação comemorativa aos 24 anos de criação do município. Segundo o prefeito Edgar Cerbaro, devem ser contemplados os setores de Educação, Cultura, Saúde, e Esportes.
           
Um grupo de 20 agricultores de Travesseiro participaram ontem a tarde da primeira etapa do curso de capacitação sobre manejo de gado bovino leiteiro. O palestrante foi Martin Wanderer, da Emater Regional, que falou sobre “Nutrição do Rebanho”. O curso promovido pela Emater e Secretaria da Agricultura terá mais quatro encontros. As atividades acontecem na sala de reuniões do Posto de Saúde de Três Saltos Baixo.
           
Na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Nova Bréscia foram aprovadas uma indicação e uma moção. Já cinco projetos de lei foram baixados para análise das comissões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário