Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coluna do Luca

Luiz Carlos Freitag
MAGRI-INVENTIVA:

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

JUAREZ (PPS):
"Em Estrela, se coloca o pé na faixa de segurança, arrancam o pé fora". 
ALOISIO (PPS):
"Esta semana a instituição teve seus 25 anos". 
ALOISIO (PPS):
"Estamos preparando os últimos preparativos". 
JOSÉ ALVES (PTB):
"A rua estava em bastante precárias condições".

FRASE: "
É só estalar os dedos e mais de cinco mil torcedores estarão no 4º Encontro Gremista, nesta quinta-feira no Ginásio Esportivo da Boa União, pois somos a maior torcida do Rio Grande do Sul" (Juarez Fülber (PPS) na Tribuna da Câmara de Vereadores).

Deputado Estadual Miki Breier (PSB) usou a Tribuna Livre da Câmara de Estrela. Falou da Campanha do Trânsito, valeu a pena ouvir. Disse que o trânsito é uma epidemia que mais mata no mundo. "No Brasil, são 38 mil mortes por ano, ou seja, mais de 100 por dia". Dia 11 de maio iniciou a Década do Trânsito Seguro, criada pela ONU, na tentativa de reduzir em 50% as mortes no trânsito no mundo. Afirmou que 95% dos acidentes são por responsabilidade humana. Segundo ele, Estrela também deveria municipalizasr o trânsito, criando os agentes, o que traria recursos financeiros do setor para aqui serem aplicados. Minha opinião sobre acidentes de trânsito: No Brasil, vai ser dificil diminuir seu número. Motivo: A impunidade de quem os comete.

Marco Wermann (PT) havia pedido, há um ou dois anos, a instalação de aparelhos de ginástica, no Parque Princesa do Vale. A SMEL os instalou, agradando a muita gente. Agora, Marco quer que isso também ocorra no Bairro Boa União: "A obra deve ser incluida na LDO para 2012". Depois, o vereador vai lutar para que o mesmo ocorra nos demais bairros.

Vejam só o andamento da costura política para 2012: Me informaram que Rafael Mallmann (PSDB), em reunião com Paulo Argeu Fernandes semana passada, teria oferecido ao PDT a candidatura de vice-prefeito. Mas a coisa não fica aí: O PPS também teria feito o mesmo convite a Paulo Argeu. Agora, o PDT estaria debatendo o assunto, que deverá ser o principal tema na reunião do partido, neste feriadão.

José Alves (PTB), por sua vez, disse que também foi sondado para ser o candidato a vice prefeito por parte de outros partidos. "Mas só estou ouvindo, nada de concreto ainda foi resolvido, não adianta ficar louqueando por aí", afirmou.

Conversei também com a atual vice prefeita, Dra. Irene da Silveira, sobre a possibilidade dela vir a concorrer a prefeita pelo PPS. "Muito dificil eu ser candidata", ela me disse. Mas não descartou a possibilidade. Então, vamos ver como ficará.

Enquanto isso, Dado Wagner, pré candidato a prefeito do PR, vai mantendo seus contatos. Segunda-feira, esteve conversando com Arlei Simon dos Santos e com Elmar Schneider (agora, no PTB). O assunto, parece que foi futebol. Na inauguração da sede do PR, Dado Wagner disse que "o diretório está aberto a todos os interessados, pois queremos fazer um trabalho limpo, justo e honesto".

Novamente o Bradesco foi elogiado na Câmara de Estrela. Gilberto Fensterseifer (PP) disse que este é o único banco onde a senha realmente funciona. "
É o único banco que grava a hora do atendimento na senha. Falta fiscalização. Fora o Bradesco, nos outros bancos a senha não vale nada".

E vejam só: Novamente o Pronto Socorro foi assunto na Câmara. Os vereadores fazem questão de enaltecer o trabalho do Hospital Estrela, mas Cristiano Nogueira (PMDB) disse que na segunda-feira, uma pessoa enfartando, levou duas para para ser atendida, "e isso só aconteceu quando chamou a Brigada Militar". Disse que mesmo chegando lá de madrugada, sem ninguém esperando, o atendimento leva uma hora ou mais, "porque o médico está descansando". Disse que os vereadores devem fazer uma visita surpresa ao Pronto-Socorro, sem marcar hora. Afirmou que o Legislativo não deve mais aprovar verbas para o Hospital, sem que ele contrate pelo menos dois médicos para o Pronto Socorro. Gilberto Fensterseifer (PP) concordou plenamente com esta colocação, e José Alves (PTB) disse que recebe pelo menos cinco reclamações por dia. "Ontem, um senhor levou sua esposa lá as 4h 44min e foi atendido só as 7h porque o médico estava dormindo e quando foi acordado, atendeu a paciente de mau humor". Gente! É muita reclamação que surge na Câmara, o que será que está havendo com o nosso Pronto Socorro?

Marco Wermann (PT) disse que com a conclusão do asfaltamento da rua Céu Azul, no Bairro Pinheiros, deve começar logo a pavimentação da rua Jorge Pedro Stroher. "Já estão protocolados os abaixo assinados para pavimentar as tres ruas transversais", afirmou. E finalmente também está solucionado o caso da rua Fritholdo Wathier, no bairro Boa União, cujas obras iniciam nos próximos dias. Ele deu os parabéns a equipe de licitações da prefeitura pelo excelente trabalho.

Agora é oficial, Elmar Schneider assinou ficha no PTB. Acho que não vai concorrer a nada na eleição municipal de 2012. Pela lógica, vai preparar sua campanha a deputado estadual, em 2016. Vai contar com apoio de Sérgio Zambiasi e do ex-goleiro do Grêmio Danrlei, com quem até tirou foto. O ídolo gremista atualmente é deputado federal e fez muitos votos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário