Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vale do Taquari-RS - Dia 14 de junho

Teutonia-RS
 
Nesta quarta e quinta-feira acontece a III Exposição e Simpósio em Eletricidade e Tecnologias do Colégio Teutônia. Com o tema “Eficiência Energética e Inteligência em Técnicas de Informática”, o evento contará com a participação de expositores da área elétrica, de eletrônica, de segurança e de informática. Para o evento, que é aberto ao público, também estão previstas diversas palestras.  
        
Em Anta Gorda foi confirmado na semana passada um caso de Gripe A. Desde então, a procura pela vacina no município aumentou consideravelmente. As doses estão a disposição nos postos de saúde de toda região.
        
A Coordenação do 8º Núcleo do CPERS/Sindicato realiza hoje uma mobilização regional. Na parte da manhã ocorreram atividades nas escolas. Para hoje a tarde, às 13 horas e 30 minutos, acontece manifestação de professores e funcionários de escolas, junto ao Instituto Estadual Estrela da Manhã, em Estrela.
        
O PDT de Arvorezinha realizou convenção municipal, sendo eleito presidente do partido, Alfeu Sabadim. Para as eleições de 2012, dois nomes estão cotados para concorrer a prefeito, sendo eles: Sérgio Velere, ex-prefeito, e, José Odair Scorsatto, que pode buscar a reeleição.  
        
Os prefeitos do G-8, municípios desmembrados de Lajeado, estiveram reunidos hoje na Prefeitura de Progresso. Na pauta esteve o consórcio intermunicipal de interesses comuns e principalmente o projeto de implantação de uma rota turística.
        
Na próxima sexta-feira, dia 17, às 08 horas e 30 minutos, acontece na Univates, em Lajeado, evento que enfocará as questões das drogas e conseqüências pelo consumo. Para a programação estão previstas palestras e debates com especialistas da área. A promoção é da Univates em parceria com o Centro de Integração de Educação e Saúde.   
      
Prossegue no próximo final de semana a programação da Suinofest 2011. Para os últimos três dias da feira estão previstos eventos técnicos, políticos, shows artísticos culturais e a atração maior que é o Salão Gastronômico. O acesso ao Parque João Batista Marchese, área externa é gratuito, sendo cobrado somente o acesso ao salão gastronômico.
        
A administração do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, que sinalizava com a possibilidade de fechamento da instituição, está revendo este posicionamento. Ontem, as administrações municipais de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, admitiram renovar os contratos com a casa de saúde, com acréscimo de valores. Segundo o administrador do hospital, Milton Deves, existe uma dívida de 14 milhões de reais, que precisa ser paga.
        
A Paróquia de Ilópolis, comandada pelo Padre Eleutério Orsolin, em parceria com a Administração Municipal, preparam a celebração da Festa de Corpus Christi, com a tradicional caminhada sobre tapetes confeccionados em via pública. Todas as comunidades do interior e as entidades e associações da sede estão sendo mobilizadas para programação.
        
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lajeado. Sete projetos do poder executivo estão na ordem do dia.

Nesta terça-feira, às 19 horas, também acontecem sessões ordinárias dos poderes legislativos de Muçum e Bom Retiro do Sul.
        
Segue em ritmo acelerado o trabalho de construção da Creche Pró-Infância  próximo ao loteamento da Linha 7 de Setembro, em Roca Sales. A conclusão da obra está prevista para o mês de outubro, com estrutura para 112 crianças, entre 4 meses e 6 anos.
           
A Coordenadoria Regional de Saúde está preparando para o próximo sábado, dia 18, a campanha de vacinação contra a Poliomielite, e junto serão aplicadas as doses da chamada Tríplice viral, que protege as crianças contra sarampo, rubéola e caxumba. Na região todos os postos de saúde estarão abertos para aplicação das vacinas.  
        
Na próxima quinta-feira, dia 16, o Secretário da Agricultura de Capitão, Gilnei Cadore participará em Passo Fundo do 5º Workshop Internacional para Soluções na Atividade Leiteira. O local será o auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. O município de Capitão está investido na produção de leite e de suínos. 
           
O presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Valdecir Gonzatti (PMDB), anunciou a destinação do orçamento legislativo previsto para o mês de junho para a construção do anel viário no bairro Santa Clara. Os recursos na ordem de R$ 150 mil reais foram disponibilizados ao Executivo Municipal para o início da implantação da via rodoviária, interligando a rua Padre Anchieta com a Coronel Sobral, criando uma rota específica para o trânsito de veículos.

Está em fase final de elaboração no Palácio Piratini o plano de erradicação da miséria, que deverá garantir a criação da versão gaúcha do Bolsa-Família, envolvendo investimento anual do Estado estimado em R$ 25 milhões. O governador Tarso Genro realiza o lançamento oficial do programa no dia 30 de junho.

Os deputados estaduais Raul Pont (PT), Márcio Biolchi (PMDB), João Fischer (PP) e Gérson Burmann (PDT) se reunirão hoje à tarde, em meio à sessão plenária, para definir detalhes da regulamentação das indicações de conselheiros ao Tribunal de Contas do Estado. A intenção é assinar acordo nesta semana, garantindo alteração no regimento interno da Casa para oficializar a prerrogativa das quatro maiores bancadas de fazer as indicações ao Tribunal.

Foram empossados ontem os três primeiros ministros nomeados pela presidente Dilma Rousseff para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). São eles Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Alves Júnior. Eles são provenientes da cota da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou que o número de casos suspeitos notificados de gripe A no RS pulou de 87 na sexta-feira para 134. O Ministério da Saúde enviou ao Estado mais 100 mil doses da vacina contra a Gripe A para reforçar o estoque, após a confirmação de cinco casos da doença no Estado - dos quais, dois resultaram nos primeiros óbitos do país este ano. Dos outros três, dois já receberam alta hospitalar e o outro apresenta boa evolução.

A Corsan investirá 1 bilhão e 700 milhões de reais em saneamento até 2014. Os recursos estão assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A lista tríplice que será encaminhada ao governador Tarso Genro para escolha de um novo desembargador para o Tribunal de Justiça do RS está composta pelos promotores de Justiça Fábio Sbardellotto, Francesco Conti e Alceu Schoeller de Moraes. Esta é a primeira vez em que a lista encaminhada pelo Ministério Público é composta apenas por promotores de Justiça.

Centrais sindicais iniciam hoje mobilização para pressionar governo e Congresso. Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores do Brasil, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e Nova Central promovem ações por redução da jornada de trabalho e fim do fator previdenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário