Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Governo de Lajeado incentiva agricultores do município

Agricultura em Lajeado

LAJEADO - 6,5 mil pés de hortaliças é o que planta semanalmente o agricultor Nilberto Etgeton, dono de uma propriedade no Bairro Igrejinha. Com 4,5 hectares cultivados, ele conta com o apoio do Governo Municipal para realizar ações como melhorias no acesso à área, ou até mesmo a análise do solo que utiliza para as suas plantações. "Em parceria com a Emater coletamos amostras de terra e encaminhamos para um laboratório da capital. Depois de recebermos este parecer fazemos a recomendação adequada", destaca a engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab), Anelise Bonh.

Para Etgeton, que também é presidente da Associação dos Feirantes de Lajeado, além das ações de melhorias nas propriedades, a Feira do Produtor Rural também é uma forma de incentivo da Seaab aos agricultores do município. "Participando da feira, que acontece duas vezes por semana nos bairros Centro e São Cristóvão, podemos ampliar a nossa fonte de renda e temos contato direto com o nosso consumidor final. Acabamos criando um vínculo com quem sempre compra conosco", acentua Etgeton, que também comercializa seus produtos em aproximadamente sete supermercados. De acordo com a Emater de Lajeado, a Feira do Produtor é responsável pela movimentação mensal de R$ 30 mil, sendo que 23 famílias de agricultores participam deste empreendimento.

Nos 4,5 hectares plantados por Etgeton é possível encontrar couve, tempero verde, e ainda cinco diferentes tipos de radicci e 14 de alface. "Buscamos sempre novidades. Pesquisamos junto às empresas de sementes o que elas estão produzindo. Muitas vezes testamos variedades antes delas chegarem ao mercado", revela o agricultor, que após colher as folhosas as lava e as embala, deixando-as prontas para comercialização. "A água que utilizamos para lavar as hortaliças é de poço artesiano. Depois de usada pela primeira vez ela passa pelo processo de decantação e volta ao açude, onde será reutilizada para irrigação das plantações", completa. O trabalho de plantação também é minucioso. O agricultor, que conta com a ajuda de mais três colaboradores, planta as sementes, uma a uma, em pequenos espaços de uma caixa de isopor. "Assim que a semente germina, segue para a estufa. Quando os pés estiverem com pequenas folhas formadas são plantados diretamente no solo", explica Etgeton, frisando que o processo demora entre três e quatro semanas até ser concluído.

Feira do Produtor Rural
A Feira do Produtor Rural de Lajeado é uma opção aos lajeadenses que buscam qualidade na alimentação. Todos os produtos são inspecionados pela Vigilância Sanitária e estão dentro das normas de saúde. No Centro a feira acontece nas terças e sextas-feiras, das 14h às 18h30min e aos sábados, das 8h ao meio dia. Nas quartas e sábados, das 7h30min ao meio dia, a feira acontece no Bairro São Cristóvão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário