Foi formada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Estrela






Foi formada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Estrela, que tem como atribuição ser um fórum de representação voltado ao acompanhamento da execução do Censo Agropecuário 2017, que inicia em outubro. Fazem parte desta representantes da Prefeitura Municipal – Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, Câmara de Vereadores e Imprensa.

A reunião contou com a presença dos representantes do IBGE de Lajeado. Informaram que ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar  estabelecimentos agropecuários, levantando informações sobre produção, características dos estabelecimentos agropecuários e dos trabalhadores do setor, renda, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. 

O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018. O Censo vai disponibilizar números, que agregados e transformados em estatísticas, possibilitarão o conhecimento do perfil do setor primário, viabilizando, assim, o planejamento do setor e a definição de políticas públicas adequadas.

Reginatto falou ainda que a coleta de informações são exclusivamente para dados estatísticos, os dados não são fornecidos de maneira individualizada, somente serão divulgados a nível municipal. O recenseador irá fazer a coleta de dados nas propriedades rurais do município.

A Comissão Municipal de Geografia e Estatística de Estrela deverá ter mais duas reuniões, sendo uma de acompanhamento durante o Censo, com o objetivo de auxílio na identificação das propriedades rurais e outra ao término da pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário