Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Notícias Vale do Taquari em 2 de setembro

Colinas-RS - Vale do Taquari

A Expoagro Afubra que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março de 2012, teve o pré-lançamento no espaço Caminhos da Integração, da Emater, na última quarta-feira, dentro da programação da Expointer 2011. Estiveram presentes autoridades, imprensa e convidados especiais, que degustaram um café colonial fornecido pelas agroindústrias familiares presentes no Parque.
           
A administração municipal de Venâncio Aires enfrenta uma situação complicada com a liberação de recursos para a construção de um lote de 20 moradias populares, no Distrito de Mariante. Antes do início das obras, o local escolhido foi invadido duas vezes por cheias do Rio Taquari. Como a Defesa Civil não permite a construção de casas em áreas alagadiças, será necessário encontrar outro local.
           
A cidade de Mato Leitão está estruturando um roteiro turístico, incluindo a localidade de Arroio Bonito, onde estão dezenas de casas construídas no começo do século passado.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reuniu-se ontem com a bancada do PSD. A ideia do governo federal é conseguir o apoio do novo partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Indicado pelo governador Tarso Genro ao Tribunal de Contas do Estado, o deputado Adroaldo Loureiro (PDT) foi sabatinado ontem na Comissão de Finanças da Assembleia. Ele foi aprovado por unanimidade. A indicação de Loureiro ainda será referendada em votação no Plenário. Ele substituirá o ex-conselheiro João Osório, que se aposentou.

O diretor-geral do Daer, Marcos Ledermann, pediu exoneração ontem, por razões de saúde. Ledermann, 78 anos, sofre de problemas cardíacos e colocará dois stents coronários. O secretário de infraestrutura, Beto Albuquerque, anunciará o substituto nos próximos dias.

O governo Tarso Genro dará hoje o primeiro passo para recriar 154 dos 155 cargos de confiança anulados pelo Tribunal de Justiça. O Piratini deve enviar hoje à Assembleia Legislativa, dois projetos de lei para corrigir os problemas legais apontados pelo Tribunal de Justiça.

O PPS protocolou a indicação de Rosendo Severo para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. Severo faz parte do corpo técnico do Tribunal, exercendo a função de auditor de controle externo. Porém, o nome escolhido deve ser o de um político. Entre outros, concorrem os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP), Ana Arraes (PSB-PE) e Jovair Arantes (PTB-GO).

A bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu que votará a regulamentação da Emenda 29, que prevê a destinação de recursos para os municípios na área da saúde. A votação foi marcada para o dia 28 de setembro.

Prosseguiu hoje a programação da Semana da Pátria de Encantado, com a realização da Hora Cívica, na Praça da Bandeira. Na oportunidade ocorreram apresentações de alunos da Escola Estadual Domenico Vicentini, da Escola Estadual Farrapos e de Escola Municipal Tancredo Neves. Neste sábado, dia 03, às 08 horas, acontece Hora Cívica, no Centro Administrativo.
  
O encerramento da programação da Semana Farroupilha de Encantado, ocorre no dia 7 de setembro, com o Desfile da Pátria, a partir das 9 horas, na Rua Júlio de Castilhos, desde a esquina com a Rua Tiradentes até a Praça da Bandeira. Com o tema Nossas Raízes, os estudantes representarão no desfile diversos momentos da formação do povo gaúcho. A organização da Semana da Pátria 2011 é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será comandado por uma mulher pela primeira vez em sua história. O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, comunicou sua saída na última quarta-feira. A escolhida para substituí-lo é a amazonense Wasmália Bivar, diretora de Pesquisas da instituição.

A partir de segunda-feira, dia 05, a agência da Receita Federal de Encantado, atenderá na rua Monsenhor Scalabrini, 1.306, sempre das 13 às 17 horas, com agendamento prévio.
             
No próximo domingo, dia 04, às 19 horas e 30 minutos, na Igreja São Felipe e São Tiago, de Arroio Grande Central - Arroio do Meio, acontece a realização do concerto "SESI Catedrais", com a participação da Orquestra Jovem do SESI.

A Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo realiza no dia 23 de setembro, às 08 horas, o próximo encontro do projeto "Fortalecimento de Vínculos", destinado para famílias com crianças de 0 à 6 anos. A atividade ocorre na Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração, sob a coordenação da psicopedagoga Roseliane Tolio.

A Associação Recreativa e Cultural Concórdia, de Palmas – Arroio do Meio, para comemorar os 110 anos de existência agendou para este sábado, dia 03, um encontro de corais e de grupos de danças do folclore alemão. 
           
No dia 07 de setembro, dentro da programação da Semana da Pátria de Ilópolis, acontece o desfile de bandas marciais da região. Neste mesmo dia ocorre na cidade a Rústica, organizada pelo projeto Segundo tempo.
           
A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), se reúne neste sábado, dia 03, às 08 horas e 30 minutos, na Câmara de Vereadores de Santa Clara do Sul. O palestrante será diretor-presidente do Instituto Gaúcho de Assessoramento a Órgãos Públicos, advogado Gabriel de Oliveira.
           
Confirmada para este sábado, dia 03 de setembro, às 13 horas e 30 minutos, uma palestra sobre a “Sustentabilidade na produção de Flores”, com o Engenheiro Agrônomo Laerte Silva, da Emater. Este será um dos eventos técnicos da “Santa Flor”, que ocorre de hoje até domingo, no Ginásio Municipal do Centro de Santa Clara do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário