Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vale do Taquari-RS - Dia 10 de junho

Suinofest - Encantado-RS
 
NOTÍCIAS 10-06
A reunião do mês de junho da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari foi em Nova Bréscia. Neste encontro, além de serem debatidos assuntos relacionados ao setor primário, foi comemorado o aniversário de Antônio Simonetti, um dos grandes responsáveis pela organização da entidade. Em julho, a reunião será em Capitão.

Na próxima segunda-feira, dia 13, após a Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores, acontece uma Sessão Solene, em homenagem aos seis anos do 40º Batalhão da Polícia Militar, que tem sede em Estrela com abrangência em 11 municípios de nossa Região.

A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou ontem assembléia mensal. No encontro, realizado na sede da Associação de Moradores do Bairro Pinheiros, foi definida a data de 26 de novembro, para a realização de mais um concurso Garota UAME. Aline Franciele Orsolin é a atual Garota UAME, e, também foi eleita no mês passado Miss Estrela. 

A decisão do Supremo de libertar o italiano Cesare Battisti gerou protesto no plenário do Senado. O senador Pedro Taques (PDT-MT), que foi procurador da República, afirmou que o Brasil está virando um "cafofo de criminosos". E que, se Bin Laden estivesse vivo e resolvesse fugir para cá, não seria incomodado.

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem a ocorrência do segundo óbito por Gripe A no Rio Grande do Sul em 2011. O óbito é de um paciente do sexo masculino, de 71 anos, diabético, residente em Bagé, que internou na Santa Casa do município no dia 03 de junho, e morreu ontem. O paciente não havia sido vacinado contra a gripe na atual campanha. O primeiro caso este ano no Estado e no País, confirmado pela Secretaria de Saúde, foi de uma mulher de 48 anos residente em Anta Gorda. Ela morreu na cidade de Três Passos. Até o momento, foram notificados 87 casos da doença, com quatro casos confirmados e dois óbitos.

Acontece hoje, às 17 horas e 30 minutos, a solenidade de abertura da 10ª Suinofest. O evento se desenvolve no Parque João Batista Marchese, com uma extensa e variada programação.

Duas palestras estão previstas para esta sexta-feira, dentro da programação técnica da Suinofest. Às 13 horas e 30 minutos, palestra ministrada pelo diretor-técnico da Mig-Plus Nutrição Animal, Flauri Migliavacca, que abordará o tema: “A fome no mundo e a produção sustentável de alimentos: desafios para o agronegócio brasileiro e agricultura familiar”. A segunda palestra da tarde será com o presidente da Acsurs, Valdecir Folador, que enfoca “O mercado para a suinocultura brasileira”.
           
A Amvat realiza assembleia geral hoje às 14 horas, no Parque João Batista Marchese, em Encantado, dentro da programação oficial da Suinofest. Entre os assuntos em pauta, a apresentação do projeto Vale do Taquari Ambiental, pelo engenheiro agrônomo Júlio Medeiros e o lançamento do projeto “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”, que visa à ligação asfáltica entre os municípios de Anta Gorda e Santa Teresa. Paralelamente à assembleia dos prefeitos haverá encontro das primeiras-damas e soberanas dos municípios.

O IBGE mostra a realidade estrutural das moradias na região. Em praticamente todos os municípios, ainda existem casas habitadas, sem os sanitários internos. Somente nos municípios de Capitão, Travesseiro e Colinas, todos os moradores contam com instalações sanitárias dentro das residências. Em Progresso, das 2.021 casas, 56 carecem desta estrutura, representando quase 3% do total. 
           
O empresário Ricardo Vontobel, do Grupo Vonpar, ministrou palestra ontem em Arroio do Meio. Na oportunidade ele relevou os planos da empresa que já tem uma unidade industrial na cidade. O projeto é de aplicar mais de 120 milhões de reais para duplicar a atual estrutura existente e transferir para Arroio do Meio a Indústria Neugebeuer. Para que isto se efetive, a Vonpar procura junto ao Governo do Estado, um apoio financeiro em forma de incentivo.
           
Foi apresentado ontem, para lideranças encantadenses, o estudo realizado sobre a viabilidade de implantação do estacionamento rotativo nas ruas centrais de Encantado. O diretor da União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado e diretor da empresa E-Rotativo, Fábio Machado, apresentou o funcionamento da modalidade em Lajeado e dados sobre a viabilidade de implantação na cidade de Encantado.
           
Abriu hoje o período de inscrições para o concurso de soberanas do município de Marques de Souza. As jovens devem ter idade entre 15 e 22 anos, e, se inscrever até o dia 10 de julho. O concurso ocorre no mês de agosto.  
           
No dia 16 de junho, o Secretário da Agricultura de Capitão, Valdir Moscheiser, estará participando em Passo Fundo do 5º Workshop Internacional para Soluções na Atividade Leiteira. O evento ocorre no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo.
           
O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockembach, estará em Brasília, na próxima semana. Na capital federal, Rockembach visitará gabinetes de deputados e ministérios, em busca de recursos. O prefeito estará acompanhado vereadores Vilson Cornéluis  (PDT) e Omar Walter (PMDB).
           
Dois vereadores e o vice-prefeito de Boqueirão do Leão, Joel Conte, estiveram em Brasília, procurando acelerar a tramitação de projetos que foram anteriormente encaminhados. Na Câmara de Deputados visitaram  gabinetes e encaminharam projetos para  construção de ginásios em três comunidades e de aquisição de uma retroescavadeira.
           
 O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Rubem Valter Gramis, visitou nesta semana a cidade de Arvorezinha, onde se reuniu, com o prefeito José Odair  Scorsatto, tratando da inauguração do novo prédio da agência. No encontro ficou definido que a solenidade será realizada no início do mês de julho.
           
 O Departamento de Meio Ambiente em Roca Sales, em parceria com a Brigada Militar, a partir de denúncia anônima, vistoriaram, nesta semana,  uma propriedade rural localizada nas imediações das localidades de Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. Segundo os denunciantes, estava ocorrendo o lançamento de dejetos provenientes de atividades agropecuárias (dejetos de bovinos), em área de preservação permanente. A situação foi confirmada e o proprietário foi notificado.
           
Os produtores de frangos de Encantado, integrados a BR-Foods, participaram recentemente de uma palestra, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, sobre a coleta de embalagens de medicamentos, vacinas, e desinfetantes – utilizadas na produção.
           
O prefeito de Encantado Paulo Costi, o secretário da Administração e presidente da Associação Mantenedora dos Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari, Luciano Moresco, e o diretor administrativo da entidade, Adil Feraboli, prestigiaram a passagem de comando do 6º Comando Regional de Bombeiros ao Major Luis Marcelo Gonçalves Maya, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião também ocorreu a posse do Coronel Henrique Vanderlei Lampert Silva, que deixou o comando do 6º CRB para assumir o Comando dos Bombeiros da Brigada Militar do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário