Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela - Setembro de 2011

Luiz Carlos Freitag

Coluna Pílulas em Preto e Branco, da
Folha de Estrela de setembro de 2011 

MAGRI-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos SenhoresVereadores, as PÉROLAS:

JOSÉ ALVES (PTB): “Alguns tem que esperar para ver o poblema”.

JOSÉ ALVES (PTB): “Tem médico que vem aí muito humildezinho, mas criam azinhas e depois não querem mais saber de posto de saúde”.

JOSÉ ALVES (PTB): “Uma pessoa tava com operação nas costas, saía mais
sangue que uma torneira aberta”.

JUAREZ (PPS): “Eu quase tenho certeza que o projeto foi rejeitado
politicamente”.

FRASE:

 “O Leandro Damião é bom mesmo, imagina quando ele jogar num time grande” (Torcedor Gremista no Salão do Hermes e do Leonardo)

Vereadores fizeram muitos elogios ao grande sucesso da Multifeira.

Aloisio Mallmann (PPS) disse que ela mostrou a força do interior com as agro indústrias. 

Jaci Hauschild (PP) comentou que Estrela precisa de um espaço físico mais amplo, ou seja, adquirir um local para a Multifeira. “Temos a chance de adquirir uma área bem maior, já pensando no futuro. Área também para fazer um amplo estacionamento”.

Marco Wermann (PT) disse que Estrela tem capacidade de produzir coisas
boas e bonitas. “A Multifeira mostra que temos como avançar e as
bandas de Estrela também tiveram um destaque especial”.

Realmente, dá gosto falar de uma promoção igual a Multifeira. Para não cometer injustiças, vou aproveitar para prestar uma homenagem a todas as pessoas e entidades que colaboraram para o sucesso do evento. Esta homenagem eu faço na pessoa do Presidente da Multifeira, Gérson Strehl.

Também não faltaram elogios para o Desfile de 7 de Setembro. 

Jaci Hauschild (PP) destacou que foram 41 entidades desfilando, mais de sete mil alunos, oito mil e poucos assisntentes. Realmente. E o dia ajudou muito. Pelo menos na parte da manhã, o sol foi um espetáculo. Cumprimentos também para a equipe da Smel, que, atenta, cuidou para que tudo acontecesse normalmente.

Gilberto Fensterseifer (PP) disse que está entrando com Projeto de Lei na Câmara, para que os Hinos Nacional, Riograndense e de Estrela, sejam cantados nos educandários. “Não precisa ser todos os dias, mas nossos estudantes devem aprender os Hinos para que saibam cantá-los, quando forem executados”. Parabéns, Vereador. Concordo plenamente.

Vejam só. Me informaram que o PP, PT e PTB estariam pré-acertados para a eleição do próximo ano. A próxima reunião dos tres partidos para continuar a tratar do assunto, acontece na segunda semana de outubro. “Nenhum dos partidos impôs nomes nem condições”, me informou a fonte. Mas vou dar uma opinião: O nome mais provavel para concorrer a prefeito, se os tres juntos lançarem candidato, é o de Leonildo José Mariani.

Semanda passada aconteceu reunião do PP. O presidente do partido, Coronel Carmo Horn, me informou: Tanto o Luiz Roque Schwertner como Andreas Hamester, permanecerão no PP. “São íntegros e partidários. Alguns partidos querem a presença deles em suas fileiras, mas para isso aocntecer, eles também precisam querer. O que não está acontecendo”. Vereador Gilberto Fensterseifer, foi categórico: “O Andreas não vai sair do PP, ele me confirmou isso pessoalmente na reunião do partido”. E aproveitou para fazer um convite para o colega Aloisio Mallmann (PPS), que estava ao lado : “O Aloisio tem as portas abertas para entrar no PP. E se ele se reeleger vereador, mesmo que eu não me reeleja, não tem problema, eu não me importo que ele vá melhor do que eu”.

E já que estou falando em Aloisio Mallmann, ele não quis se manifestgar sobre o assunto. Preferiu esperar um pouco mais. Mas na Sessão Legislativa, a coisa pegou foto: Houve bate-boca feia entre o presidente Juarez Fülber (PPS) e ele. Antes do início da Sessão e também depois, no Plenário

Sobre Luiz Roque Schwertner: Conversei com ele sobre o comentário de seu ingresso no PSDB. Disse que tudo não passa de mera especulação. “Quem vai julgar tudo é o leitor e o eleitor. Eu sou a favor da livre imprensa, mas o que é divulgado não é de minha responsabilidade. O tempo dirá. Tenho meu partido, que me parece o melhor e não estou a procura de cargos”. Ele afirmou que na realidade, o que lhe interessa é acompanhar a comunidade.

E Adriano Scheerer, o Pida, que saiu do PPS, me disse que ainda não assinou com nenhum outro partido. Ele iria para o PSDB, mas prefetiu não confirmar nada, até realmente assinar ficha. Enquanto isso, os partidos estão ultimando os detalhes de assinatura de fichas, tendo em vista elaborar a lista dos candidatos a vereador. O prazo encerra fim do mes. Acho que poderemos ainda ter surpresas.

Vereadores se mostraram preocupados com o crescente roubo de veículos nas proximidades do Hospital Estrela. Falta de efetivo na Brigada Militar e Polícia Civil, é um dos principais motivos apontados. Jaci Hauschild (PP) fez uma sugestão: Colocar câmaras para monitorar aquela área. “Tem gente que vem as pressas ao hospital, trazendo alguém doente e quando retorna à rua, tem a desagradavel supresa de ver que seu veículo foi furtado”.

Falando em hospital: A Samu foi novamente criticada no Legislativo. 

José Alves (PTB) disse que para alguma emergência, tem que chamar os bombeiros. “A Samu não veio para somar, como foi dito, Acho que sua soma é do Paraguai”.

Rapidinha, prá encerrar a Coluna de hoje: Ouvi um interessante comentário, de um Filósofo Político: “Tem candidato a prefeito que já prometeu a Smel no mínimo para tres pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário