Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sema de Lajeado apresenta balanço de ações dos últimos sete anos

LAJEADO - O meio ambiente é de todos, por isso é preciso trabalhar de forma conjunta para que as futuras gerações também tenham qualidade de vida. Foi com este objetivo que a secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Lajeado organizou, nesta terça-feira (01) o evento "Desenvolvimento e Sustentabilidade: Lajeado preservando o meio ambiente das futuras gerações". Em sua fala, a titular da Sema, Simone Schneider, reforçou a posição da secretaria em relação à legislação e a população. "Estamos no meio termo. Somos responsáveis por viabilizar a relação", frisou.

Entre os números apresentados por Simone destaca-se o de autos de infração, que representa apenas 1,24% do total de expedientes recebidos pela Sema desde 2005, que somam a quantia de 23.634. Outro dado relevante para a comunidade lajeadense é a redução significativa do número de materiais despejados no meio ambiente. Em relação à substâncias contaminantes, como óleo e estopas, foram destinados corretamente cerca de 270 mil quilos. Já de não-contaminantes, foram 225 mil quilos que deixaram de ter contato direto com o meio.

O maior número neste aspecto diz respeito a materiais como papelão e alumínio, que em sete anos totalizaram 3,3 milhões de quilos. "Tudo isso, anteriormente, chegava aos rios, córregos, terrenos baldios. Ainda temos um alto número de destino incorreto aos materiais, mas trabalhamos para reduzir este índice", destacou Simone.


Ela ainda informou o aumento da quantidade de pessoas que aderiram à coleta seletiva após a adesivagem dos caminhões. "Antes tínhamos três a quatro por cento da população que realizava esta ação. Depois que adesivamos os caminhões, este número passou para 13%", completou, lembrando ainda que está em andamento a instalação da nova célula do aterro sanitário, que terá 13 mil metros quadrados, e capacidade para receber resíduos por aproximadamente dez anos.


Áreas verdes
Conforme o levantamento realizado pela Sema, Lajeado conta, hoje, com 1,65 milhão de metros quadrados de área verde. "Em 2005 contávamos apenas com 70 áreas institucionais, hoje, este número salta para mais de 300", acrescenta Simone. Este valor corresponde a 1,84% da área urbana do município. De acordo as Nações Unidas, para que as pessoas tenham qualidade de vida, é ideal que cada município proporcione, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante. "Lajeado destina 23 metros quadrados de vegetação para cada cidadão", observou a secretária. Para a prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso, os dados divulgados pela Sema comprovam o desempenho da secretaria. "Temos que agir dentro daquilo que a lei nos permite, por isso somos responsáveis por aquilo que fazemos e pelo que deixamos de fazer", finalizou Carmen.

Programação
A programação da Semana do Meio Ambiente segue nesta quinta-feira, dia 02, com o lançamento do Projeto Semear, que ficará a cargo do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema). O início será às 18h, na sede da Sema (Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15). Já na sexta-feira, dia 03, acontecerá o mutirão de limpeza do Arroio Saraquá. A ação, que conta com o envolvimento da comunidade, representantes de empresas e autoridades, começará às 8h30min e terá como ponto de partida a Rua Dois Irmãos, no Bairro Conservas, próximo à Igreja Evangélica. Para encerrar a programação, no sábado e domingo, dias 04 e 05, haverá a Feira Adote um Amiguinho. Será no Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (na Avenida Benjamin Constant, ao lado do Aterro Sanitário), das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3982-1100.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário