Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Seaab de Lajeado orienta empreendedores sobre Serviço de Inspeção Municipal

Lajeado-RS

Lajeado-RS
LAJEADO - O Governo de Lajeado iniciou, no ano de 2006, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seaab), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo é regulamentar a produção, o processamento e a comercialização de alimentos de origem animal através da fiscalização, a fim de garantir a qualidade dos produtos fabricados no município. De acordo com o médico veterinário da Seaab responsável pelo SIM, Maurício Dutra Peres, as empresas registradas disponibilizam segurança alimentar aos consumidores, porque desenvolvem os processos de fabricação dentro das Normas de Boas Práticas de Fabricação, que envolvem desde higiene operacional e pós-operacional, controle de temperaturas, freqüência de esterilização de utensílios, até controles de documentações referentes à produção do dia.

A equipe do Sim é formada por três profissionais, sendo dois veterinários e um agente de inspeção, e realiza visitas de rotina para fiscalizar os estabelecimentos. "Estas visitas são feitas uma vez por semana para verificar se as empresas estão cumprindo com as normas de exigidas. Nos abatedouros, por exemplo, elas são realizadas quando acontece o abate e este é rigorosamente analisado do início ao fim", informou Peres. Além de auxiliar no combate à clandestinidade de estabelecimentos locais e de dar credibilidade ao público consumidor, as empresas registradas no SIM estão aptas a participar de feiras como a Agroind. "É imprescindível que uma agroindústria se engaje nesses eventos, pois, além de possibilitar maior visibilidade à empresa, pode ofertar novas oportunidades de mercado", frisou.

Para as empresas que já possuem registro no SIM e pretendem mudar seu estabelecimento de endereço, é preciso atenção, pois todo o processo de inspeção é realizado novamente. "Além de alterar os dados em toda documentação já registrada pela empresa, nossa equipe faz uma nova inspeção no novo local", explicou Perez. Este foi o caso do Açougue e Embutidos Pessi, empresa que está em novo local desde o mês de maio. O proprietário do estabelecimento, André Pessi, recebeu recentemente a certificação para o novo endereço. Para ele, é a prova de que seu trabalho vem sendo feito corretamente, mas é preciso manter um padrão para que isto tenha continuidade. "Não adianta deixarmos tudo limpo só quando acontece a fiscalização. Temos um padrão de limpeza e isso é muito importante para a qualidade de nossos produtos", disse ele, explicando ainda que o novo local veio com a necessidade de ampliar o empreendimento, já que o antigo possuía uma capacidade de produção maior do que a de armazenamento.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado

Nenhum comentário:

Postar um comentário