Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Rio Taquari exuberante no final do Outono de 2011.





Rio Taquari exuberante no final do Outono de 2011.

O Rio Taquari atinge seu melhor momento no ano em se tratando das condições ambientais de suas águas, segundo constatação dos ambientalistas da Aepan-ONG que realizam o monitoramento do recurso hídrico mensalmente, tendo por local o Porto de Estrela.

A transparência das águas chegou a 1,05 metro (105 centímetros), medido em disco de secchi no dia 31 de maio, às 16 horas, quando foi realizado os levantamentos.

O dia apresenta-se nublado, com umidade relativa do ar de 78%, temperatura atmosférica de 20 ºC, soprando uma brisa leve de montante a jusante do Rio Taquari.

Outros indicativos de boa qualidade ambiental das águas foram: Oxigênio dissolvido com 11,0 mg/L; Matéria Orgânica de 1,0 mg/L; pH de 7,4; Temperatura da água de 17 ºC; Água inodora com cheiro característico normal do Rio; Cor esverdeada com aspecto límpido; Ausência de espumas ou óleos; e ainda verificado a presença de peixes.

O aspecto negativo com relação à água foi a presença de lixo, principalmente plástico boiando no Rio.

No que refere-se à mata ciliar, encontra-se inalterada em relação ao último levantamento. Identificadas árvores como: Sarandi, Amoreira e Guapuruvu entre outras. Muitos pássaros como: Quero-Quero, Sabiá, Canário e Martim Pescador. A temperatura do solo com 20 ºC. Lixo presente na mata como plástico e madeira.

No decorrer do Mês de maio de 2011 não houve maiores sobressaltos nas temperaturas que ficaram dentro do esperado para época do ano, final de outono se encaminhando para o início do inverno. A temperatura máxima registrada pelos termômetros da Aepan-ONG em Estrela-RS foi de 26ºC e a mínima 7,5ºC.

Com relação a precipitação pluviométrica (chuva) ficou abaixo da média mensal para o mês de maio, porém o acumulado do ano já se aproxima de mil milímetros.

Ambientalistas responsáveis:

Jorge Scherer e
Airton Engster dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário