Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Notícias Regionais do Vale do Taquari - RS - Brasil - Dia 06 de junho de 2011

Visite o Museu de Santa Clara do Sul

Regionais do dia  06/06
         
Segundo o IBGE, Nova Bréscia está entre os municípios que se destacou nos últimos 10 anos pela queda populacional em mais de 30%. No censo de 2000, Nova Bréscia tinha 4.564 habitantes e em 2010 tem apenas 3.184. A diferença é justificada pela criação do município de Coqueiro Baixo.
          
A Emater no Rio Grande do Sul contará com 200 novos profissionais. A prioridade fica para os municípios que possuem apenas um técnico e para aqueles onde a agricultura familiar é predominante.
          
A Secretaria de Educação de Santa Clara do Sul realiza a partir desta terça-feira, dia 07, a Feira do Livro. O patrono da feira é o escritor Deoli Gräff e o tema do evento é “Livros: Flores do Saber”. A feira terá três dias de duração, com a programação sendo desenvolvida no Centro de Reservistas, em Santa Clara do Sul.
        
A comunidade da Linha 5ª Alta Santo Antônio, de Arvorezinha, comemora o seu centenário e o dia do padroeiro, no próximo domingo, dia 12. A programação prevê recepção, atos religiosos, almoço, entre outras atividades.
        
Inicia na próxima sexta-feira, dia 10, a Suinofest 2011. Aprogramação se desenvolve no Parque João Batista Marchese. No primeiro dia do evento o destaque fica por conta do show de Leonardo Reis e Banda Luauê, no projeto “Sexta Jovem”. Quanto aos ingressos antecipados, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Encantado, anuncia que estes podem ser adquiridos até quarta-feira, dia 08, na sede da entidade ou nos postos autorizados.
                                                                 
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas realizou a reunião mensal na semana passada na cidade de Ilópolis. Segundo o presidente Daniel Schmitz, cerca de 150 pessoas participaram do encontro. O evento fez parte da programação da Semana da Água, desenvolvida pela Câmara de Vereadores de Ilópolis.
        
Está sendo desenvolvida na cidade de Putinga, a campanha de incentivo ao comércio local, com o apoio da Prefeitura que instituiu um concurso com sorteio de prêmios entre as pessoas que trocam as notas por cautelas. No final do ano ocorre o sorteio de uma moto zero quilômetro.
        
Em Arroio do Meio, em sua primeira participação como vereador na atual legislatura, o suplente Décio Reckziegel (PP), apresentou uma lista de pedidos com destaque para redução do valor das taxas de licenciamento ambiental. Para Reckziegel, até o município age contra os interesses dos agricultores que tem projetos de investimentos.
        
As dificuldades encontradas nos últimos dias para trafegar na estrada geral da Linha São Jorge – Coronel Pilar são passageiras alerta o prefeito Adelar Loch. No local estão sendo realizadas obras de alargamento da rodovia.
        
No mutirão de limpeza do Arroio Sampaio e afluentes,realizado na semana passada foram recolhidas duas toneladas e meia de entulhos. Na sequência das atividades serão desenvolvidas palestras de conscientização.
        
Hoje, às 17 horas, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Encantado. Em Coqueiro Baixo a sessão do legislativo inicia às 18 horas, e, em Estrela às 18 horas e 30 minutos. Já nas câmaras de Fazenda Vilanova, Venâncio Aires e Nova Bréscia, as sessões começam às 19 horas.
        
Em Travesseiro a Emater e a Secretaria da Agricultura estão organizando um curso de capacitação de agricultores, na produção de gado bovino leiteiro. Serão cinco encontros, sempre as quartas-feiras a tarde, a partir do dia 14 de junho, na sala anexa ao Posto de Saúde de Três Saltos Baixo. No curso serão mostradas técnicas de criação de terneiras, manejo do rebanho, alimentação e produção de forragens.
        
A Prefeitura de Anta Gorda realiza no dia 20 de junho, às 09 horas, no pátio do Parque de Máquinas, um leilão de bens inservíveis. Entre os equipamentos relacionados para o leilão estão uma escavadeira, um microônibus, e o prédio de uma escola desativada, na Linha Santos Filho.
        
Desde o ano passado a administração Municipal de Cruzeiro do Sul discutirá com a comunidade o Plano Diretor. O primeiro destes mini-encontros está agendado para quinta-feira, dia 09, no bairro Passo de Estrela.
        
A professora Greicy Weschendelfer, idealizou e coordenou um concurso de poesias na Escola Municipal Sagrada Família de Linha Júlio de Castilhos – Roca Sales. Participaram 19 alunos da 6ª a 8ª série do Curso Fundamental. Foram escolhidos os destaques de cada série.
        
Em Lajeado, acontece na próxima quinta-feira, dia 09, assembléia para debater a questão da Clínica Central de recuperação de dependentes químicos. Lideranças da região se mobilizam para evitar o fechamento da Clínica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário