Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notícias do Vale do Taquari - RS - Brasil - 01 de junho de 2011.

Regionais do dia  01/06
           
O presidente do poder legislativo de Lajeado, Paulo Adriano da Silva, rebateu ontem com veemência as acusações do vereador Antônio de Castro Schaeffer (PTB), sobre o uso indevido do veículo da Câmara, em evento partidário. Paulo Adriano da Silva apresentou documentos oficiais, confirmando sua presença no “Espaço do Vereador”, da Assembleia Legislativa.

O prefeito de Estrela, Celso Bronstrup, anunciou que vai cobrar explicações na justiça, das acusações do vereador Joel Mallmann, contra a pessoa do prefeito. Broesntrup justifica o seu problema físico e nega que tenha dito que Mallmann passa o dia em jogando carta. Recomendou o vereador cuidar dos interesses públicos sem agressões pessoais, e arrematou: “Sou feliz com meus problemas físicos e que não atingem a cabeça”.
               
Em Paverama, o vereador Eldo Dickel assumiu o comando da Secretaria de Obras. A sua cadeira no poder legislativo passa a ser ocupada pelo suplente Elói Marques. Dickel também teve que se licenciar da presidência da AVAT (Associação de Vereadores do Vale do Taquari), sendo substituído por Adair Villa, de Muçum.
        
De forma simbólica foi iniciada a obra de construção da nova sede da Associação Comercial e Industrial de Encantado. A diretoria liderada pelo presidente Marciano Fontana recebeu autoridades e convidados em uma solenidade realizada no dia 24, no local onde será edificada a obra.
        
Os ingressos para a Suinofest podem ser adquiridos antecipadamente com desconto até o dia 03 de junho. Para a Sexta Jovem, sábados e domingos ao meio-dia o valor antecipado é de 32 e na hora 35 reais. Para a Noite do Espumante, que ocorre no dia 17, e sábados à noite o ingresso antecipado é de 38 e no local 42 reais. A Suinofest será realizada no Parque João Batista Marchese, iniciando no dia 10 de junho.
           
A Secretaria da Agricultura de Doutor Ricardo coloca a disposição dos agricultores, sementes de pastagens de inverno. Esta semente deve ser retirada a partir de um laudo técnico fornecido pela Emater.

Em novembro do ano passado, a modelo roca-salense Paula Helwanger (23), foi coroada “Miss Ilha dos Marinheiros”, concorrendo pela cidade de Rio Grande. No dia 13 de agosto, ela concorrerá com outras 40 candidatas do país a um título nacional de beleza, “Miss Mundo Brasil”, concurso que se difere do tradicional Miss Brasil por ter um caráter social, área de atuação destacada de Paula Helwanger.
        
Na ordem do dia da sessão desta quarta-feira, às 18 horas e 30 minutos, da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, consta o projeto elaborado pelo vereador Gustavo Kasper, do PP, que prevê agendamento de consultas médicas no Posto de Saúde, por telefone. A proposta visa beneficiar idosos e portadores de deficiência.
           
Lideranças ligadas ao setor primário, dos municípios de Westfália, Colinas, Cruzeiro do Sul, Anta Gorda, Doutor Ricardo e Teutônia, estiveram reunidas na semana passada. O tema foi a possível implantação da Campanha de Erradicação da Tuberculose Bovina. O encontro, realizado em Westfália, foi presidido pelo presidente da AMVAT, Sérgio Marasca.
        
Na semana passada, um grupo de produtores rurais de Capitão, esteve reunido na Câmara de Vereadores para receber a bonificação referente as vendas registradas no talão de produtor. O repasse para os produtores foi de 48 mil reais.  
           
Hoje, às 17 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. Na ordem do dia, dois projetos do executivo e um requerimento do vereador Cleber Schuster.
         Os prefeitos Vanderlei Moresco, de Anta Gorda; Nilto Rolante, de Doutor Ricardo; Tarso  Bastiani, de Muçum; Jatir Radaelli, de Relvado; e, Osmar Baldissarelli, de Ilópolis; integraram a comitiva regional que entregou ao Senador Paulo Paim, o convite oficial para o lançamento do Projeto Turístico “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”. A solenidade ocorre no dia 10 de junho, às 16 horas, nos pavilhões da Suinofest, em Encantado.
                                                                                 
A comissão organizadora da 3ª Exposição e Simpósio em Eletricidade e Tecnologias do Colégio Teutônia acelera os preparativos para o evento marcado para os dias 15 e 16 de junho, com o tema “Eficiência Energética e Inteligência em TI”. A preocupação é com a divulgação dos propósitos, entrega dos convites especiais para assegurar a participação de organizações públicas e comunitárias, incluindo escolas.
           
A Emater de Coronel Pilar abriu o período de encomendas de mudas para a reposição florestal.
        
A nova Comissão Pró-Duplicação da BR-386 no trecho de Lajeado até Tio Hugo realiza reunião hoje a tarde, na Prefeitura de Soledade. Segundo o presidente da Comissão, José Luiz Cenci, estarão presentes no encontro, prefeitos, presidentes de cooperativas, de conselhos regionais de desenvolvimento, associações de municípios, e, de vereadores de 52 municípios.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), recebeu ontem do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o relatório parcial da força-tarefa que apura irregularidades no DAER. Os documentos seguem agora para análise das comissões e dos líderes de bancada.

O governo do Paraná anunciou o cancelamento definitivo da aposentadoria a ex-governadores concedida após a promulgação da Constituição de 1988. A decisão é baseada em parecer da Procuradoria Geral do Estado, que argumenta que o benefício não está previsto no texto constitucional.

O Senado aprovou o projeto de decreto legislativo que prevê a convocação de plebiscito para ouvir a população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós. Caberá à Justiça Eleitoral os procedimentos e a definição de data para a consulta popular.

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, por unanimidade, projeto do Executivo que concede aumento salarial de 10,91% ao magistério gaúcho. Os parlamentares também aprovaram a extensão do mesmo reajuste aos servidores de escolas. A votação havia sido adiada duas vezes por falta de quórum. A sessão durou mais de três horas e foi acompanhada por professores e dirigentes do Cpers/Sindicato.

A Famurs realizou ontem a eleição da nova diretoria. Todos os prefeitos dos 496 municípios votaram em uma única chapa presidida pelo prefeito de São Borja, Mariovane Gottfried Weis (PDT). A posse está marcada para o dia 21 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O ex-presidente Lula desembarcou ontem em Havana para a primeira visita a Cuba desde que deixou o governo. Lula tem agendado para hoje um encontro de trabalho com o presidente Raúl Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário