Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Notícias da Univates, Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil - 05 de abril de 2016



Univates:

Na última sexta-feira, dia 1º, tiveram início as atividades do programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti). O curso conta com treinamentos gratuitos oferecidos na Univates para os estudantes com interesse em participar de competições olímpicas de Matemática. Este é o terceiro ano que a atividade é realizada na Instituição e conta com 20 estudantes de 5º a 9º ano do ensino fundamental, oriundos de diversas escolas do Vale do Taquari. 

Vale do Taquari:

A Prefeitura de Encantado informa que dia 20 de maio vence a Taxa de Fiscalização – Alvará de Licença. O pagamento em cota única, até a data do vencimento, tem desconto de 10%. Para quem preferir o parcelamento, este pode ser feito em duas vezes, com vencimento da primeira parcela dia 20 de maio e da segunda parcela dia 20 de junho.

Está sendo realizada a comercialização dos estandes para Festival de Compras da Suinofest 2016. O evento será realizada nos dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de junho, no Parque João Batista Marchese, na cidade de Encantado.

Na próxima sexta-feira, dia 08 de abril, às 19h30min, ocorre a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. Na oportunidade o advogado Miguel Arenhart assumirá o comando a da entidade para gestão 2016-2018. A solenidade ocorre no salão de eventos da Acil.

A Emater de Roca Sales recebe até o dia 18 de abril as encomendas de alevinos. A entrega será na tarde do dia 22 de abril.

A Junta de Serviço Militar de Travesseiro comunica os jovens nascidos em 1998 que o período de alistamento militar está aberto. Os jovens devem ir até a prefeitura com duas fotos 3x4, certidão de nascimento, comprovante de residência, carteira de identidade e CPF.

A Orquestra Municipal de Travesseiro foi contemplada com recursos do Pró-Cultura/RS e realiza apresentações pela região. No dia 10 de abril será nos 25 anos do Núcleo de Cultura, em Arroio do Meio, e, dia 27 de abril na Feira do Livro, em Travesseiro.

Rio Grande do Sul:

Em comemoração à 14ª Semana Nacional de Museus, o Museu Regional do Livro e a Biblioteca da Univates realizam o concurso fotográfico “Paisagens culturais do Vale do Taquari”. O concurso é dividido em duas categorias, uma para alunos da Univates e outra para alunos de Lajeado que estejam cursando entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 3° ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, até o dia 18 de abril, no Museu Regional do Livro, sala 526 do Centro Cultural. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site www.univates.br/biblioteca//museu-regional-do-livro.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado realiza na sexta-feira, dia 08 de abril, o Jantar Festivo em homenagem à mulher. O evento ocorre a partir das 20 horas, no Clube Comercial. Os ingressos podem ser adquiridos com as integrantes da entidade pelo valor de 35,00.

Brasil:

A atriz Tereza Rachel morreu aos 82 anos, após complicações de uma obstrução intestinal aguda, no sábado (2). Dedicada ao teatro e à TV, a atriz ficou marcada pelos papéis de vilã em novelas como "Que rei sou eu?". Ela estava internada desde 30 de dezembro.

Morreu também Chus Lampreave, atriz espanhola que fez 10 filmes com o cineasta Pedro Almodóvar, aos 85 anos. Ela atuou em "Fale com ela", "Mulheres à beira de um ataque de nervos" e "Volver", entre outros.

Mundo:

O presidente paraguaio Horacio Cartes recebeu nessa segunda-feira o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o ministro da Defesa Aldo Rebelo, na tentativa de impulsionar a agenda bilateral de cooperação em defesa e segurança diante do crime organizado e outras ameaças.

No marco da I Reunião do "Mecanismo 2+2 de Consulta e Avaliação Estratégica", os ministros decidiram dar impulso à aliança entre ambos países em áreas de interesse, como cooperação bilateral em defesa e segurança, temas regionais e multilaterais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário