Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ronda Policial Rio Grande do Sul - 12 de abril de 2016



Um tiroteio gerou medo e tensão entre professores e alunos da Escola Estadual Erico Verissimo, no bairro Jardim Carvalho, na zona Leste de Porto Alegre, nesta segunda-feira. A troca de tiros ocorreu na frente da instituição de ensino no começo da tarde.

O confronto entre motociclistas e homens que estavam em um carro ocorreu cerca de 30 minutos após o início das aulas no turno da tarde. A Brigada Militar foi acionada para proteger professores e alunos. Servidores da escola relataram que o ambiente de medo é diário. A instituição está localizada próxima a uma zona conhecida pelo tráfico de drogas.

Em razão da troca de tiros, as aulas foram canceladas nesta terça-feira. A direção da escola, no entanto, garante que irá receber os alunos que forem até a instituição.

O Rio Grande do Sul deverá ceder temporariamente 112 agentes de segurança para compor o efetivo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, entre agosto e setembro. A proposta inicial previa a cedência de cerca de 500 agentes, porém, após negociação, o número final ficou em 112: cem policiais militares, oito civis e quatro peritos. Ainda não há data confirmada para o envio e retorno da tropa gaúcha. A liberação ainda depende da chancela do governador José Ivo Sartori.

No entanto, o Estado é obrigado a cumprir com o convênio, tendo em vista o Pacto Federativo e uma normativa relacionada à Força Nacional de Segurança. A cedência do efetivo para os eventos esportivos prevê uma série de contrapartidas da União como a vinda de cinco viaturas 4×4, um micro-ônibus, cem coletes balísticos, armamentos, munições e equipamentos para o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Uma operação deflagrada desde o sábado e que terminou somente nesta segunda-feira pelo Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) desarticulou um ponto usado como central de distribuição de drogas no bairro Formosa, em Alvorada, na região Metropolitana. No varejo, os entorpecentes encontrados poderiam render até R$ 150 mil. 

Segundo informações da Polícia Civil, o local foi monitorado durante um mês. A ação terminou com a prisão de um homem de 32 anos. Foram apreendidos quase dois quilos de crack e 800 gramas de cocaína. A ofensiva foi coordenada pelo delegado Maurício Barison, da 4ª Divisão de Investigação de Narcóticos. 

Dois homens foram executados,  no acesso à vila conhecida como “Nova Chocolatão”, no bairro Protásio Alves, zona Leste de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar (BM), pelo menos 15 disparos foram efetuados, segundo relatos dos moradores da região.

A BM não divulgou a identidade das vítimas e não há indícios dos suspeitos para os crime.


Nenhum comentário:

Postar um comentário