A Brigada Militar divulgou, na noite desta terça-feira, números do resultado da Operação Avante realizada nos meses de março e abril. Ao todo, foram 910 prisões, sendo 244 delas em Porto Alegre, 197 na região Metropolitana e 233 no Vale do Sinos. A BM retirou de circulação 288 armas de fogo, mais de 5 mil cartuchos de munição, 42 armas brancas, mais de 100 quilos de drogas e R$ 165 mil de dinheiro sem procedência.
O comandante da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, considera as ações de patrulhamento um sucesso. “Estamos trabalhando com metas e ações definidas. Nestas duas fases iniciais, conseguimos reduzir os delitos contra a vida e contra o patrimônio. Diante disso, na nova fase serão reforçadas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública”, projetou.
A direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Erico Verissimo garantiu, na tarde desta terça-feira, em reunião com a participação do secretário da Educação, Vieira da Cunha, mais ações voltadas à segurança, depois de quatro tiroteios na região, dois deles desde ontem. O encontro foi organizado para debater a fragilidade da escola frente à violência no entorno. O estabelecimento fica no bairro Jardim Carvalho, na zona Leste, conflagrado pelo tráfico de drogas.
A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) criticou a intenção do Palácio Piratini de enviar mais de cem agentes de segurançapara compor o efetivo policial durante os jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrem entre agosto e setembro.
Em nota, a OAB-RS alertou que o Estado enfrenta a pior crise da história da área de segurança pública, com efetivo reduzido e caos prisional. Nessa segunda-feira, a Secretaria da Segurança Pública confirmou a possibilidade de envio, temporário, de 112 homens – cem policiais militares, oito civis e quatro peritos gaúchos. Na tarde desta terça-feira, o Comando da Brigada Militar ratificou que cem PMs serão cedidos por um período de 100 dias, a partir de julho.
O comunicado da OAB-RS adverte que a postura de Sartori “zomba” com o cidadão gaúcho, já amedrontado. A entidade também sustenta que a decisão pode custar mais à população inocente, que já sofre com furtos diários e tiroteios em frente de escolas, por exemplo. A OAB-RS ainda criticou que o poder de barganha do Estado em aceitar viaturas policiais e equipamentos “em troca de vidas”.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Brigada Militar, Leonel Lucas, também disparou criticas contra o governador. Em função da crise financeira, o sindicalista ainda reconheceu que os PMs vão manifestar interesse em compor o efeito, uma vez que, trabalhando para o governo federal, poderão receber os salários em dia.
Desde janeiro, mesmo antes do ano letivo começar, a Escola Estadual de Ensino Médio Osvaldo Aranha, situada na Rua da Timbaúva, bairro Ideal em Novo Hamburgo vem sendo alvo de arrombamentos. A frequencia dos registros porém, vem assustando a diretora da instituição, Vaniza Rodrigues.
“Todos os meses alguém arromba o colégio, invade as salas de aula e espaços administrativos e estragam alguma coisa. Além disso nossos materiais pedagógicos têm sido levados, está cada vez pior”, afirma ela, comentando o último ato criminoso, registrado na última segunda-feira, quando, além de arrebentar uma janela, dois jovens invadiram a Secretaria, levando um computador, uma caixa de som e uma central de gravação com as imagens captadas pelas câmeras de vigilância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário