Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 13 de abril de 2016



Convidamos para participarem da entrega do dinheiro arrecadado com o show do Kiko Lemos e Leilão da Faculdade La Salle, programação integrante do Multimulher, ao Hospital Estrela. O ato será realizada dia 14, quinta-feira, às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Reunião da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Estrela, realizou reunião ordinária do mês de abril, na sede da AMVAT em Estrela, com duas palestras ministradas por membros da Cruz Vermelha Vale do Taquari:

Tenente Gilberto Schmidt: Tema: A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

Socorrista André Sauter: Tema: Capacitar os cipeiros à prestação de suporte básico de vida às vitimas de acidentes e trauma, executando o atendimento de modo eficaz utilizando os materiais e equipamentos existentes para esse fim no Serviço de Atendimento Pré-hospitalar.

Conforme o Presidente Airton Engster dos Santos, a próxima reunião da CIPA ocorrerá no dia 10 de maio.

Saúde recadastrou mais de 16,6 mil cartões SUS 

No próximo sábado haverá atendimento para moradores do Centro, Estados e Oriental 

A Secretaria Municipal da Saúde de Estrela recadastrou 16.671 cartões SUS até o dia 11 deste mês. O trabalho continua e no próximo sábado (16) haverá atendimento na sede da secretaria para que os moradores do Centro e dos bairros dos Estados e Oriental possam atualizar seu cadastro. A equipe da pasta estará no local das 9h às 17h. 

Para fazer o recadastramento é necessário documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do usuário. Se não tiver comprovante de endereço o cidadão precisa apresentar contrato de aluguel ou declaração registrada em cartório. Já para menores de até 16 anos deve ser apresentada a Certidão de Nascimento e comprovante de endereço em nome dos pais. A Secretaria da Saúde localiza-se na Rua General Osório, 427, Bairro Oriental. 

Convidamos para participarem do ato de inauguração da quadra coberta da Escola Municipal de Educação Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, que será realizada dia 14, quinta-feira, às 19h30min.


Podas de árvores obedecem a cronograma estabelecido pelo município

Em áreas públicas serviço é feito por profissionais habilitados e com equipamentos adequados

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela pretende iniciar, no fim do mês de maio, a poda de árvores nos espaços públicos da cidade, como em parques, praças e nas calçadas.O biólogo da secretaria, Gaspar da Silveira Franco, esclarece que este serviço, nas áreas públicas, é de responsabilidade da prefeitura. As podas, segundo ele, devem ser feitas por profissionais habilitados e com equipamentos adequados. Sempre deverá ser feita de modo a facilitar a cicatrização do corte. Caso contrário, a exposição do lenho permitirá a entrada de fungos e bactérias, responsáveis pelo apodrecimento de galhos e tronco, e pelo aparecimento das conhecidas cavidades (ocos).

O biólogo salienta que, havendo a necessidade de poda ou corte de árvore localizada em área pública, o contribuinte deve se dirigir à Secretaria do Meio Ambiente para solicitar informações, ou por meio de protocolo na prefeitura. “Todos os pedidos são atendidos de acordo com um cronograma de trabalho, salvo nos casos em que houver risco à população”, ressalta. Gaspar Franco revela, por outro lado, que todos os anos é feita a supressão de cerca de 50 árvores em locais como calçadas, parque, trevo de acesso à cidade, e o plantio de aproximadamente duas mil mudas.

Já com relação às árvores nativas, ele observa que todas as espécies precisam de licenciamento para poda. Algumas, como a figueira, por exemplo, é imune ao corte. “Se a pessoa tiver dúvida, deve protocolar um pedido na prefeitura. Se for denunciada por cortar uma árvore nativa, será multada”, alerta. Conforme Franco, a Secretaria do Meio Ambiente só pode autorizar a poda ou corte de duas árvores nativas em propriedades particulares. Havendo um número maior, deve ser contratado um técnico, pois sempre há a necessidade de reposição. Todas estas situações, enfatiza, referem-se à área urbana da cidade. 

Alunos da Casa da Criança fazem ações de combate ao Aedes aegypti

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Estrelense, de Estrela, realizaram ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. As atividades incluíram pesquisas em que as crianças assistiram filmes que retrataram as formas de reprodução do mosquito e sintomas das doenças provocadas por eles. Também trocaram informações de possíveis locais onde o mosquito poderia se reproduzir e realizaram uma campanha informativa pelos arredores da escola entregando material explicativo à comunidade escolar. Os professores e direção da escola agradecem a todos que receberam as crianças nesse período e também à Secretaria de Saúde, que auxiliou disponibilizando o material informativo.

Formatura em curso profissionalizante abre novas perspectivas de trabalho

Solenidade foi realizada na segunda-feira à noite, com a presença de autoridades familiares dos nove alunos

A dona de casa Vera Lúcia Machado da Silva (43), residente no Bairro Auxiliadora, foi uma das formandas do curso de Operador de Supermercado, realizado pelo Governo de Estrela e Senac-RS por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. A solenidade ocorreu na segunda-feira (11), na sede da Amvat, e reuniu autoridades e familiares dos nove integrantes da turma que concluiu o curso. 

Para Vera, desempregada há dois anos, uma das dificuldades em retornar ao mercado de trabalho era a falta de qualificação. O curso foi um incentivo, e ela já tem entrevista agendada em empresa do ramo da alimentação. Com ensino fundamental, Vera não quer parar. Sempre com o apoio do filho, diz, matriculou-se no curso de Operador de Supermercado e a próxima meta, segundo ela, é o Ensino Médio. “Agora é esperar as oportunidades”, afirma, confiante. E para aqueles que têm alguma dúvida, aconselha a não perderem a chance de voltar a estudar e se aperfeiçoar. 

A solenidade de formatura contou com a presença do vice-prefeito Valmor Griebeler; da coordenadora da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), assistente social Tatiana Oliveira; da coordenadora do Trabalho e Pronatec da Sedesth, Denise Goulart; da professora da turma e representante do Senac Lajeado, Marciane Blume Inaminne, e do presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth. “Vocês são uma referência positiva, pois estão buscando conhecimento e qualificação para que o município se desenvolva. Precisamos de profissionais qualificados e nisso o nosso governo tem se empenhado, colocando as pessoas em primeiro lugar. Um exemplo é esta parceria com o Senac e o governo federal”, afirmou o vice-prefeito Valmor Griebeler. 

Em nome do Senac, a professora Marciane Blume Inaminne destacou a parceria com o município na realização do curso e frisou que no RS foram milhares de alunos atendidos pela instituição. O Senac, segundo ela, entende que a qualificação não contribui apenas com as pessoas, mas com toda a sociedade. Em nome dos alunos, a oradora Marione Hauestein resumiu o significado da qualificação por meio do curso realizado: “Conhecimento não ocupa espaço, mas prepara para a vida lá fora.” Após a solenidade foi servido um coquetel aos presentes. 

Segue o roteiro dos encontros dos grupos do Gracie para esta semana. 12 à 15 de abril..

-quarta-feira, dia 13 de abril, tem encontro do grupo da Linha Lenz no salão ao lado da escola.
-quinta-feira, dia 14 de abril, reunião do grupo da São José no ginásio da comunidade local.
-sexta-feira, dia 15 de abril, encontro do grupo da Auxiliadora no salão da comunidade católica.

Obs. -os encontros iniciam às 14 horas. Mais informações no telefone 3981 10 52 com Rosane ou João Pedro.

-lembrando que no dia 22 de abril, sexta-feira, todos os integrantes dos grupos do gracie estão convidados a prestigiar a 9ª Expowink na linha Wink-Estrela. O ingresso será grátis e haverá ônibus grátis para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário