Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 7 de maio de 2014

COLUNA DO LUCA – 05.05.14 Jornal O Informativo do Vale


COLUNA DO LUCA – 05.05.14 Jornal O Informativo do Vale
Luiz Carlos Freitag 

Foi um sucesso o encontro Diálogos PMDB Mulher/RS Vale do Taquari, no Estrela Palace Hotel. A presidente do partido em Estrela, Renata Becker ficou satisfeita, porque mais de 120 mulheres da Região estiveram presentes. No final, o Coordenador Regional Gilberto Keller formou o Grupo de Trabalho para auxiliar na coordenação estadual do PMDB mulher. A coordenadora ficou a Delegada Márcia Scherer e as demais são: Renata Becker presidente do PMDB de Estrela, a Pré-candidata a Deputada Estadual Gabriela Markus, Regina Perondi, Inara Böhmer, Luiza Nos, Cátia Roolart, Aidê Schmitt, Marlise Wommer, Helena Hermann, Greice Weshenfelder, Marlise Michels, Verônica Schmitt e Débora Markus.

O médico Dr. Luiz Fernando Kehl, Coordenador do Curso de Medicina da

UNIVATES comentou a vinda de médicos cubanos para a Região. Disse que o Ministério da Educação não prevê a atuação de médicos cubanos como professores, orientadores, tutores ou quaisquer outra atividade ligada ao ensino e/ou formação de novos médicos no Brasil. “Assim, o Projeto Pedagógico do curso de Medicina da UNIVATES, não contempla a atuação de médicos vinculados ao programa federal intitulado Mais Médicos em quaisquer atividades ligadas ao ensino e/ou outras etapas do processo formativo de nossos alunos”. Quero aproveitar para elogiar a UNIVATES por estar iniciando a formação de médicos na Região. Um grande passo para melhorar a prevenção de doenças, já que os estudantes deverão estar em plena atividade em vários municípios do Vale.

Foi aprovado na Câmara de Estrela o Projeto de Lei que institui, a partir de agora, obrigatoriedade de que os novos loteamentos tenham, além de água e luz, também pavimentação das ruas e rede de esgoto – como já é Lei em Lajeado e outros municípios. Votaram contra os vereadores do PPS e PR. A grande vantagem desta nova Lei, é que termina com os terrenos com ruas cheias de barro ou de poeira. É fácil ver o número de locais sem calçamento - e apesar de não ser muito cara pavimentação (em torno de R$ 5 mil), o pagamento tem que ser feito no máximo em um ano. Mas se for comprado o terreno com rua pavimentada, esta quantia é dissolvida em 20 ou 30 anos, dentro do valor do empréstimo. Como membro do CODURAE, quero cumprimentar a aprovação desta Lei.

Andreas Hamester (PP), instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, está durante a tarde de hoje junto com os integrantes dos Grupos e com a Comissão Organizadora do 49º Festival do Chucrute estarão na Assembléia Legislativa apresentando uma exposição dos 50 anos dos Grupos de Danças. Realmente vai ser uma festa na Assembléia. Tomara que os Grupos realizem algumas danças no local, vai atrair muitos deputados para os dois bailes do Chucrute, com certeza.

A Uame - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela irá fazer uma confraternização da diretoria, junto com a diretoria das Associações de Moradores de Bairros, esposas e filhos. Será dia 15 de junho, em princípio, na sede campestres da Caixa Econômica Federal. Segundo o Presidente Aloisio Mallmann a festa inicia as 10h e vai seguindo durante a tarde.

FRASE DA SEMANA: “Graças ao Hospital Estrela temos uma tradição de bem servir a população no setor de saúde” (Bélkis Carolina Calsa, Vereadora do PPS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário