Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Notícias Vale do Taquari - 20 de dezembro de 2012



Notícias Vale do Taquari - 20 de dezembro de 2012

O comércio lojista de Encantado atende nesta semana até às 22 horas. No sábado a tarde o atendimento ocorre das 13 às 17 horas.

Hoje tem sequência a programação do "Natal Mais Encantado". A partir das 20 horas, Som Mecânico, nos dois palcos oficiais da CDL. 

A programação natalina em Fazenda Vilanova, segue hoje às 20 horas na Escola de Ensino Fundamental, na localidade de Santana.

Em Forquetinha a programação alusiva ao Natal marca para hoje, às 20 horas, no Parque Christoph Bauer, a apresentação do show formado por três corais e acompanhado pelo Conjunto Instrumental do Colégio Sinodal de Conventos, de Lajeado. Depois das 21 horas, ocorre a apresentação da peça teatral “Natal na Colônia”, pelo Grupo Cultuarte.

A Caravana Iluminada de Natal da Vonpar vai desfilar hoje, às 20 horas, em Roca Sales, passando pelas ruas General Daltro Filho, Jacob Lang, Rio Branco, Santos Pinto e Praça Júlio Lengler.

Putinga realiza hoje, às 20h30min, no Ginásio da Escola Padre Domênico Carlino, a encenação do presépio pelo Grupo de Artes Nativas Sepé Tiaraju. O Auto de Natal, baseado no evangelho e contextualizado para o linguajar campeiro e gaúcho, relaciona o nascimento do Tropeiro Jesus Cristo, com os costumes e tradições gaúchas. 

Encerra hoje o período para os agricultores de Imigrante encaminharem pedidos de serviços com máquinas pesadas para o próximo ano. As solicitações devem ser efetuadas na Secretaria da Agricultura.

Nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul realiza a licitação para a contratação de empresa para a impressão do livro “Cruzeiro do Sul em Fotos”. Devem ser impressos mil exemplares do livro que será entregue gratuitamente nas escolas e organizações comunitárias.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vespasiano Corrêa, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, realiza a campanha para melhorar a rede de fornecimento de energia elétrica no interior. Os produtores devem levar até amanhã, a conta de luz e documentação para participar do abaixo assinado que o STR está fazendo.

Foi concluída a pavimentação pelo processo comunitário da rua de acesso ao alto do Loteamento Glória, bairro Bela Vista - Arroio do Meio. O investimento totaliza R$195 mil, provenientes da parceria entre moradores e prefeitura.

Em Capitão os produtores devem entregar pessoalmente na Secretaria da Agricultura os pedidos de retirada de dejetos de suínos, mediante protocolo. A medida foi tomada a partir dos questionamentos de alguns produtores, sobre a ordem de atendimento dos pedidos.

A troca de notas por cautelas da promoção “Sua nota vale prêmios” segue até esta sexta-feira (21) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, das 07h às 13h e depois seguirá na Casa do Papai Noel, junto à Casa de Cultura, até o dia 23, domingo às 21h.

Horários do plantão de troca de notas:
Sexta-feira (21) – das 13h15min às 22h
Sábado (22) – das 8h às 12h e das 13h30min às 17h
Domingo (23) – das 18h às 21h
O sorteio do carro 0km será realizado na Casa do Papai Noel, às 22 horas, do domingo, dia 23, no encerramento do Natal Mais Encantado.

O Cartório Eleitoral de Encantado, não terá expediente nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e de Ano Novo.

No período de 20 de dezembro a 01 de março de 2013 o atendimento ao público no Cartório Eleitoral de Encantado ocorre no horário das 13 às 19 horas.

A Univates passa administrar os contratos de estagiários sem intermediação. Segundo a coordenadora do Núcleo de Estágios, Jaqueline Lavall, a mudança facilitará a vida dos alunos, reduzindo a burocracia tornando o processo mais ágil. Os universitários devem encaminhar o currículo ao banco de empregos da Univates, com a divulgação gratuita.

A administração municipal de Encantado decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro, devido aos feriados de Natal e Reveillon, respectivamente. Setores em que a continuidade dos serviços seja considerada essencial, permanecem com horário normal. Além dessas datas especiais, nos dias 28 de dezembro, 02 e 03 de janeiro de 2013, no Centro Administrativo Municipal haverá somente expediente interno, não havendo atendimento ao público.

O projeto Qualificar para a Vida, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social de Doutor Ricardo, está oferecendo os cursos de Auxiliar Administrativo e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, de 200 horas cada. As inscrições podem ser efetuadas no CRAS de Doutor Ricardo.

Diversas câmaras de vereadores da região iniciarão a nova legislatura com férias. Esta situação é verificada em Cruzeiro do Sul, Travesseiro, Westfália e Colinas, cujas sessões ordinárias iniciam somente em fevereiro. Em Arroio do Meio e Pouso Novo, são dois meses de férias, com sessões ordinárias somente a partir de março. Em Imigrante, os vereadores iniciam as atividades em 12 de fevereiro. Em Mato Leitão os vereadores terão atividades nos primeiros 15 dias de janeiro e após entram em recesso por 45 dias. Em Estrela o recesso da Câmara de Vereadores será de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. 

A Secretaria de Educação e Cultura de Roca Sales implantou o sistema de informatização da pasta, permitindo a modernização os serviços das Escolas Municipais. A ferramenta gerencia a vida escolar dos alunos como o cadastro individual e turmas, matrículas, notas, transferências, histórico escolar e atas de resultados finais, sem tirar o espaço dos professores. 

A Faculdade La Salle de Estrela formaliza amanhã, às 14 horas, na sede da instituição, o convênio com o Programa Gaúcho de Microcrédito. Na parceria, além da La Salle, estão a Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Estado, Banrisul e Juriti Microfinanças. Com isso, a faculdade espera obter recursos para investir em infraestrutura e modernização do campus de Estrela. 

Ontem a desembargadora federal do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maria Lúcia Luz Leiria concedeu efeito suspensivo ao recurso interposto, determinando que sejam diplomados os candidatos eleitos prefeito e vice de Colinas, Gilberto Keller e Marcelo Schröer. A decisão foi entregue ao Juiz Rodrigo de Azevedo Bertolli, da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Estrela, e a diplomação poderá ocorrer ainda nesta quinta-feira.

Realizada na noite de ontem a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio, com os nove vereadores ocupando a tribuna, e aprovando 13 projetos por unanimidade. Também foi aprovada a resolução legislativa determinando a data, de 31 de dezembro, às 16 horas, para posse do prefeito Sidnei Eckert e de seu vice Áurio Scherer. A solenidade ocorre na Câmara de Vereadores.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou nesta semana nas dependências do Teatro do Sesc, em Lajeado, a entrega do Prêmio Portal Cultura 2012, que tem por objetivo premiar os artistas e grupos que são destaques nas artes cênicas da região do Vale do Taquari. Na lista dos vencedores, estava novamente o Grupo de Teatro da Univates, que recebeu dois destaques. O de “Melhor Espetáculo”, com a peça intitulada "A Verdadeira História da Criação do Mundo", e de “Melhor Atriz”, para Tatiana Linhares dos Santos.

Iniciaram neste mês os trabalhos de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Centro de Roca Sales. O valor total da obra, R$ 418.943,57, será liberado via Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Travesseiro está desenvolvendo a campanha de embelezamento do município para as festas de fim de ano. O pedido da prefeitura é que as famílias colaborem e façam as roçadas das margens das estradas gerais, enfeitem as casas, propriedades e pontos comerciais de todo município.

A representante dos Estados Unidos, Olivia Culpo, foi eleita a Miss Universo 2012. Ela foi a grande vencedora do concurso realizado na madrugada desta quinta-feira em Las Vegas. A gaúcha Gabriela Markus, Miss Brasil, chegou à final e terminou em quinto lugar. O segundo lugar ficou com a Miss Filipinas, o terceiro com a Venezuela, e o quarto com a australiana.

A Administração Municipal de Encantado solicita aos munícipes que colaborem com a limpeza da cidade, não depositando lixo nas vias públicas nos dias 24 e 31 de dezembro, visto que nessas datas não haverá coleta.

O município de Anta Gorda recebeu do Governo Estadual, uma viatura nova para a Delegacia de Polícia, cumprindo, com isso, com a demanda escolhida pela comunidade no ano de 2011, por meio do processo de Participação Popular e Cidadã.

Em Capitão, o Grupo de Prevenção em Saúde esteve reunido nesta semana na Unidade Sanitária para uma confraternização de final de ano e encerramento das atividades. O encontro foi coordenado pela Enfermeira Sheila Berti e pela Nutricionista Kátia Jacheti Battisti. O grupo retoma as atividades a partir do mês de março de 2013.

A Univates divulgou a lista dos classificados e excedentes no Vestibular de Verão. A prova foi aplicada nos câmpus de Lajeado e de Encantado e contou com cerca de 2.500 candidatos, que disputaram vagas em 40 cursos. Os aprovados devem efetuar a matrícula de 20 a 28 de dezembro, no Auditório do Prédio 11 do Câmpus Lajeado, conforme cronograma. As vagas remanescentes de cada curso serão preenchidas pelos excedentes conforme a ordem de classificação. A matrícula destes será efetivada a partir de 07 de janeiro, no Setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9 do Câmpus Lajeado.

O Grupo de Convivência da Terceira Idade Alegria de Viver, de São Jacó - Capitão, reuniu-se nesta semana para finalizar as atividades do ano e eleger a diretoria para 2013. Foi eleita presidente, Jurema Ziani.

A candidata Jéssica Deise Bersch, 18 anos, de Arroio do Meio, ficou com a primeira colocação geral do Vestibular de Verão da Univates, obtendo a média de 93 pontos. Ela escolheu o curso de Engenharia Civil e deve ingressar no Ensino Superior já no próximo semestre.

A Secretaria da Agricultura de Capitão reforça aos produtores que a partir do próximo ano, todos os pedidos de retirada de dejetos deverão ser feitos pessoalmente na secretaria, mediante assinatura do interessado.

Hoje, às 18 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teutônia.

Em Marques de Souza o poder legislativo realiza sessão hoje, a partir das 18 horas. 

A Secretaria da Saúde de Travesseiro realiza nesta sexta-feira, dia 21, às 10 horas, a última reunião do ano com o Conselho Municipal da Saúde. O encontro também servirá para a tradicional confraternização de fim de ano e de avaliação das atividades de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário