Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Luís Fernando Schmidt se despede do Parlamento para assumir Prefeitura de Lajeado



Em 2010 Luís Fernando Schmidt ficou como segundo suplente pela bancada do PT na Assembleia Legislativa, ao receber 29.489 votos. Com a ida de dois parlamentares do Partido dos Trabalhadores para compor o governo Tarso, Schmidt assumiu o mandato no Legislativo. Agora, prepara-se para um novo desafio. Cirurgião-dentista de profissão, o deputado foi escolhido por 64,85% (27.566 votos) dos eleitores de Lajeado para administrar a cidade. O município tem 71.445 habitantes e 53.048 eleitores.

Em 1º de janeiro de 2013, ele interromperá seu mandato como parlamentar para assumir o Executivo municipal: "Foi uma escolha das mesmas pessoas que me elegeram deputado", analisa. “Nossa gestão na prefeitura não será um trabalho somente por Lajeado, mas conectado com o desenvolvimento da região”, frisa.

Experiência no Parlamento
Nestes dois últimos anos, Schmidt presidiu um dos órgãos técnicos mais ativos da Casa Parlamentar: a Comissão de Segurança e Serviços Públicos. Além disso, o prefeito eleito de Lajeado se dedicou a temas relativos à geração de emprego e renda e ainda foi autor de um dos projetos mais debatidos no Estado e no Legislativo no último biênio, a PEC 206/2011, que ficou conhecida como PEC da Água. O projeto gerou polêmica, com forte mobilização de movimentos que defendiam que a distribuição do recurso natural deveria ser pública, e reações de setores favoráveis à privatização.

“Quem passa pelo Parlamento afina a capacidade de diálogo e de lidar com o contraditório, o respeito às opiniões das pessoas. Quero levar isso para o Executivo”, afirma Schmidt. A luta pela água pública também se fará presente na sua gestão em Lajeado. “Defender que este recurso natural seja público é um projeto ideológico de minha autoria. Defendo que a utilização das águas para o esgotamento e saneamento sejam geridos pelo Estado. Isso não que dizer que a Corsan não precisa ser qualificada. Em se tratando de Lajeado, já há investimentos garantidos pelo Governo do Estado e pelo PAC2. É preciso que a prefeitura faça a parte dela, suas contrapartidas. Temos projeto para melhorar o serviço na cidade”, destaca.

Planos de gestão
Sobre as necessidades mais prementes no principal município do vale do Taquari, o prefeito eleito destaca a necessidade de suprir 350 vagas nas creches da cidade. “Este foi um dos temas de minha campanha. Trata-se de uma urgência. Além disso, a cidade precisa de obras de infraestrutura. O município precisa integrar-se melhor ao Estado e isso passa por qualificar os acessos a Lajeado, como as RS 130 e 413 e a BR 386. Quero agir em parceria com o Governo do Estado e outros municípios para dar uma solução a essas rodovias”, ressalta o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário