Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Estrela-RS - Coluna do Luca 28 de dezembro de 2012 - Luiz Carlos Freitag


Luiz Carlos Freitag

MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as

PÉROLAS:

Hoje não tem.

Aliás, não vai ter também na próxima semana, pois a Câmara de Estrela adotou dois feriadões, o de Natal e de Ano Novo. Assim, teremos Sessão Ordinária só dia sete. Isso mesmo, no ano da posse, não tem férias.

FRASE: "

Pela Lei Seca, quem bebe não pode dirigir nenhum veículo, a não ser Brasília." (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

Espero que todos vocês tenham tido um ótimo Natal. Que a festa tenha sido muito legal. E sem dúvida festa maior vai ser agora, na virada do ano. Aproveito e vou desejando um bom Ano Novo para todos e que 2013, realmente seja um ótimo ano para todos.

Em outubro, o DAER me mandou informações e fotos, mostrando que as obras de reforma da Ponte sobre o Arroio Boa Vista prosseguiam. Só não me informaram quando elas iam terminar. Fui tirar umas fotos semana passada e vi que elas continuam quase no mesmo. O Vereador Gilberto Fensterseifer (PP) está decepcionado. Tomara que terminem antes do final do ano que vem. Mas se tudo correr bem, em breve o novo Prefeito Rafael Mallmann vai fazer uma ponte nova no local. Com pavimentação daquele trecho da RS 129.

Falando nisso: Repercutiram bem as informações de Rafael de fazer uma nova ponte no local, bem como de asfaltar o acesso direto da Rota do Sol até a BR 386, entre a Metalmec e a Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru. A rua já está aberta, o que facilita a obra.

E agora, falta apenas a posse da nova Administração de Estrela. Vai ser na terça feira na Prefeitura, as 10h da manhã. Acho que vai dar um público muito bom no local. Será empossado o prefeito, vice e secretariado. E na quarta feira começa o trabalho. A transição parece que foi tranquila, sem maiores problemas. Pelo menos não ouvi reclamações nem queixas. Bom sinal. Ah, um pouco antes da posse do Prefeito e Vice, as 8h e 30min, na Câmara, tomam posse os 13 novos vereadores. Que na outra semana, dia sete, já vão ter a primeira Sessão Ordinária do ano. Realmente tem Vereador louco para começar a mostrar trabalho.

Está gerando comentários a criação da Secretaria do Trabalho, Ação Social e Habitação. Nenhum contrário, mesmo porque ela teria sido criada este ano, se a maioria dos Vereadores não tivesse votado contra. Mas o que o pessoal tá curioso, é saber qual a posição que o Vereador Cristiano Nogueira (PMDB) vai tomar. Ele votou contra a sua criação, quando o Projeto de Lei foi enviado pelo atual Prefeito, Celso Brönstrup. E agora, como ele vai votar, contra ou a favor? Lembrando que vai ser ele quem assumirá este cargo.

O novo Presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, Deputado estadual Edson Brum, já tem completa sua Executiva para o biênio 2013/2014. Ele já iniciou, com sua equipe, o trabalho visando a conquista do Governo do Estado em 2014. E deverá contar com o apoio do PDT.

AES Sul nos deu dois belos presentes de Natal. Dois cortes de luz, um pela manhã e outro pela tarde. E dia 26 a festa continuou.

Depois de um Natal extremamente quente este ano, tivemos uma chuva na quarta-feira para refrescar um pouco. Realmente fazia muito tempo que eu não passava um Natal com tanto calor. Os 40 graus foram ultrapassados "em larga escala", como diria um dos filósofos que habitualmente dá sua opinião no Salão do Hermes e do Leonardo.

Quem está satisfeito com o Verão, é o Volnei Böhmer, da Sorvehaus, ao lado do Calçadão. O movimento ali está incrivel. E o pessoal está adorando as novidades, pois a cada poucos dias ele cria novos sabores.

Todo mundo preparado? Logo teremos a Virada de Ano. Muita festa, claro. E quando estivermos em 2013, terça-feira em diante, podemos nos preparar para o Carnaval. E daí, para o Natal. Todo mundo sabe que depois das Festas de Momo, o fim de ano está próximo. Parece brincadeira, mas o tempo está passando cada vez mais depressa. Falando em Carnaval: Que saudades dos Carnavais de Rua que a gente tinha há anos atrás. Era uma alegria.

Você já fez suas Resoluções de Ano Novo? Muita gente faz e as listas são incriveis. Mas é comprovado: Nenhuma das resoluções é cumprida. É que a maioria delas são promessas que só valem na hora que são feitas, depois disso... Deixa prá lá, não é mesmo?

Ah, estava esquecendo, assim que virar o ano também teremos um incremento nos preparativos para a eleição de 2014. Quantos candidatos a Deputado Estadual teremos no Vale do Taquari desta vez? Será que vamos eleger pelo menos um deles? Está mais do que na hora de parar de votar em para-quedista que só vem prá cá pedir voto.

E a Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que realizaram sua última reunião do ano semana passada em Encantado, inovou: O churrasco, desta vez, teve até Vitelo no espeto. A próxima reunião é dia 17 de janeiro, na residência do ex-Secretário e Vereador reeleito de Lajeado, Cirio Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário