Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Notícias Vale do Taquari - 6 de setembro

Progresso-RS - Vale do Taquari
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Müller, encaminhou ao poder legislativo o projeto de lei propondo as diretrizes e bases do orçamento da administração municipal de 2012. A previsão é de uma receita de R$ 20 milhões, acréscimo de 17% em relação a este ano.

Amanhã, dia 07, acontece em Roca Sales, a  caminhada cívica em homenagem à Pátria, com a participação das escolas e entidades do município. A saída será às 8 horas e 30 minutos, e o trajeto será da Pena Sul até a Prefeitura. O palanque oficial estará instalado na Praça Júlio Lengler. 

A administração municipal de Teutônia recebeu a informação de que as contas do poder executivo referentes ao ano 2010 não têm apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. A notícia foi comemorada pelo prefeito Renato Altmann, que dividiu os méritos com os demais integrantes da administração. 
           
Os atrativos turísticos do Vale do Taquari, como eventos e roteiros, estiveram em destaque no espaço turístico da Amturvales, na 1ª Santa Flor - Feira das Flores de Santa Clara do Sul. A entidade divulgou, juntamente com os empreendedores, o Caminho dos Moinhos, o Roteiro Turístico Delícias da Colônia, a Rota Germânica, a Rota da Erva-Mate, Roteiro Encantado e as iniciativas turísticas do G-8 (Grupo de municípios emanciap.  
           
Hoje, às 14 horas, no Bispado de Santa Cruz do Sul, será apresentada uma relíquia – um pedacinho da Cruz na qual cristo teria morrido. O ato ocorre durante entrevista coletiva do bispo da Diocese de Santa Cruz, Dom Canísio Klaus. A relíquia foi entregue ao padre José Gaspar Goldschmidt, da Paróquia de Travesseiro, em visita a Jerusalém.

Na sessão ordinária de ontem, os vereadores encantadenses decidiram pela realização de uma audiência pública para uma melhor análise dos projetos 91 e 92/2011, que tratam de mudanças no Regime Jurídico dos Servidores Municipais, quanto a redefinição do adicionais de periculosidade e insalubridade da classe funcional. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira (08), às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com a presença do sindicato da categoria, funcionários públicos municipais, assessores jurídicos e vereadores.

A Câmara de Vereadores de Encantado aprovou na sessão desta segunda-feira, projeto que autoriza contratação  temporária de profissionais para atuarem nos programas de Saúde da Família e da Saúde Bucal.

Em Travesseiro, no dia 14 de setembro, às 14 horas, iniciam as aulas do curso de informática. Os inscritos devem comparecer no Telecentro, O curso é oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.

O Palácio Piratini já tem uma proposta finalizada para apresentar à Brigada Militar na sexta-feira, quando ocorrerá reunião entre as partes. A primeira proposta do Governo previa a concessão de reajustes de 4,65% em outubro e outra parcela idêntica em março de 2012 através da matriz salarial.
                       
Em Travesseiro a Coordenação dos Grupos da Terceira Idade está trabalhando na organização da 18ª edição da Festa do Idoso, que neste ano será realizada no Grêmio Esportivo União, da localidade de São João, no dia 30 de setembro. As inscrições estão sendo feitas pelas agentes comunitárias de saúde e podem participar da festa todas as pessoas residentes em Travesseiro com mais de 55 anos de idade. Inscrições que também podem ser feitas às terças e quartas-feiras de manhã, na Prefeitura.

Hoje, às 19 horas e 30 minutos, acontece sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Muçum.

Várias cidades da região realizarão desfiles cívicos nesta quarta-feira, dia 07, entre elas: Encantado, Nova Bréscia, Capitão, Roca Sales, Colinas, Bom Retiro do Sul, Estrela, Paverama, Taquari, Progresso e Pouso Novo. Em Sério, o desfile será dia 09, sexta-feira, e, na cidade de Coronel Pilar no sábado, dia 10.
        
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) será um dos palestrantes da 42ª Convenção Estadual da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, em Gramado. 
                    
Em Estrela, neste feriado de 7 de setembro, será realizado o Desfile Cívico Estudantil, na rua Júlio de Castilhos, em frente ao Parque Princesa do Vale, a partir das 9 horas. O desfile reunirá 38 entidades e escolas, com a participação de mais de 8 mil pessoas. O evento é realizado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação com apoio dos educandários das redes estaduais e particulares.

Dentro da programação da Semana da Pátria de Nova Bréscia, será lançado nesta quarta-feira, dia 07, de forma oficial, o hino do município. A letra foi composta há 19 anos por Jesuína Rossi, mas a música somente em 2011, por Léo Führ. Também nesta quarta-feira, será realizada a Caminhada Cívica.

Amanhã, dia 07, dentro da programação da Semana da Pátria de Ilópolis, acontece o desfile de bandas marciais da região. Neste mesmo dia ocorre na cidade a Rústica, organizada pelo projeto Segundo tempo.

Os 50 anos da existência da Amvat como entidade representante dos municípios do Vale do Taquari, serão comemorados no dia 04 de novembro. A programação está sendo elaborada pela diretoria da entidade.
             
O encerramento da programação da Semana Farroupilha de Encantado, ocorre nesta quarta-feira, dia 07, com o Desfile da Pátria, a partir das 9 horas, na Rua Júlio de Castilhos, desde a esquina com a Rua Tiradentes até a Praça da Bandeira. Com o tema Nossas Raízes, os estudantes representarão no desfile diversos momentos da formação do povo gaúcho. A organização da Semana da Pátria 2011 é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário