Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 07.07.11

Luiz Carlos Freitag
Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 07.07.11

FRASE: “Se a culpa for minha, eu coloco ela em quem eu quiser” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Os últimos dias foram produtivos, no que se refere a política. Deve ser porque o final de setembro está próximo. E fim do mes é a data limite para filiar quem quiser ser candidato em 2012.

Então vamos ver: Existe um comentário, de que poderiam estar quase juntos o PMDB, PSDB, PT e PP na eleição do próximo ano. O PP poderia não vir oficialmente, mas uma boa parte dele sim, caso Luiz Roque Schwertner efetivamente assinar ficha no PSDB para ser o vice de Rafael Mallmann, que deverá ir pelo PMDB.

E quem está com esta informação, ainda diz que se isso acontecer, poderá haver polarização: Só dois candidatos a prefeito. Rafael e mais um - daí, deveriam se juntar o PPS e o PR. O que acho improvável. Mas não impossivel.

E este informante ainda diz que Rafael Mallmann deverá abrir mão de alguns nomes para que efetivamente aconteça a sua assinatura no PMDB. Parece - parece - que exitem alguns nomes no PSDB (ou fora dele) que estariam entravando um pouco este evento político.

Evento este, que no entanto, estaria confirmado: Rafael Mallmann iria assinar ficha no PMDB nos próximos dias e até a metade de outubro o ministro da agricultura Mendes Ribeiro Filho viria para a festa de assinatura. Festa esta, que não seria na sociedade Rio Branco e sim, em Novo Paraiso. Nesta quinta-feira, 19h30min, tem reunião do PMDB na Sociedade Rio Branco para este assunto. E também para tratar da nova executiva do PMDB. Pergunta que um Filóosfo Político fez: “Depois que o Rafael assinar ficha, o Mendes ainda vai vir ou vai arrumar uma desculpa, mandando um representante?” Pergunta boba esta. Todo político tem palavra!

Este é outro assunto que está rendendo: Sexta feira, Rafael Mallmann e mais um ou dois integrantes do PMDB, parece que visitaram alguém, que foi convidado para ser o novo presidente do partido. Só que pouca gente da atual executiva parece saber quem é esta pessoa.

Outra: O deputado estadual Catarina, do PSB, teria feito contato com Rafael Mallmann no final de semana. Assunto: Convidou ele para ingressar no PSB. E este convite teria sido feito com anuência da executiva municipal do PSB de Estrela. Não sei qual a resposta do Rafael.

Outra: Estaria sendo estudada também uma provavel coligação entre o PP, PT e PTB. O vice, estaria definido: José Alves, porque Elmar Schneider já estaria trabalhando na sua eleição para deputado estadual. O que teríamos então? Quatro candidatos a prefeito?

O PP teve reunião esta semana, ainda não sei o que exatamente foi tratado. Mas me prometeram informações precisas, para a Coluna da próxima semana.

DEM de Estrela esteve reunido, com a presença do Secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Milton Radaelli, do PPS. Ele teria se oferecido para concorrer à majoritária pelo DEM (Se isso acontecesse, Felipe Diehl prometeu sair do partido e fundar outro). Radaelli me mandou e-mail dizendo estar “muitíssimo satisfeito no PPS comungando com as idéias de desenvolmento e crescimento propostas pelo prefeito e toda sua equipe”. Disse trabalhar em consonância com a Administração do municipio e que no momento não está pleiteando buscar cargo político acima de Secretário Municipal “e muito menos sair do PPS”. Disse que se isso fosse ocorrer, primeiro informaria o prefeito Celso Brönstrup, que lhe deu oportunidade de trabalho, por isso ratificava seu total apoio à Administração Municipal.

Ainda sobre Elmar Schneider: Pessoal comentando que ele está sendo pouco visto em Estrela. Mas no Vale do Taquari, está sendo muito visto. É que ele está formando o PTB nos municipios onde ele ainda não existe ou fortalecendo onde ele não tem muita projeção. Já de olho nas eleições de 2014.

Uma coisa, porém é certa: Faltam pouco mais de 20 dias, para que os interessados em concorrer ano que vem, assinem ficha em um partido político. O mesmo prazo vale para quem quiser trocar de partido. O alerta é prinicipalmente para quem quer concorrer a vereador: É bom lembrar que a partir da próxima legislatura, serão 13 os vereadores.

E esta semana se confirmou: Adriano Scheeren, o Pida, desfiliou-se do PPS. Disse que não decidiu sobre seu futuro político, mas deve assinar com o PSDB. Também tem um “leve rumor” de que o vereador Aloisio Mallmann estaria saindo do PPS. Ele foi categórico: “Não sei de nada sobre este assunto”. Mesmo porque, se saisse, perderia o mandato. E quem assumiria, seria o atual Secretário da Agricultura, já que o primeiro suplente, o Pida, saiu do partido. Ah, se fosse sair do partido, Aloisio estaria ingressando no PP. Mas ele desmentiu tudo, estranhando muito este rumor.

E não esqueçam: Neste domingo, a tradicional Festa da Primavera, na Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros. Inicio 10h com culto ecumênico, e churrasco servido no espeto, na mesa, ao meio dia. E pela tarde, atrações diversas com animação do Musical Freda.

E claro, tem a Multifeira, que vai desta quinta-feira até domingo, no Centro Social Cristo Rei. Vale a pena fazer uma visita, são inúmeros shows e stands da indústria, comércio e agroindústria e cultura. E não vai ser cobrado ingressos, tudo tem acesso gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário