Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 3 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 04 de abril de 2016



Um acordo firmado pelo Governo de Estrela e moradores do Jardim das Pedras vai ampliar o número de ruas a serem pavimentadas no loteamento. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta quinta-feira (31), com a presença do prefeito Rafael Mallmann e do secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann. Inicialmente cinco ruas receberiam a melhoria, através do PAC : Topázios, Esmeraldas, Ágatas, Cônego Hillesheim e Josefina Diel. Mallmann explicou que a prefeitura estava aguardando a execução da rede de esgoto pela Corsan, que havia assumido este compromisso quando da renovação da concessão. No entanto, a companhia informou que não tem condições financeiras de implantar a rede. 

Com isto, e tendo em vista que as ruas já foram inclusive licitadas, o Executivo propôs que os moradores assumissem a construção das calçadas – prevista no projeto do PAC - e a colocação de filtros para a ligação do esgoto. Com isto, segundo o prefeito, com a sobra de recursos de outras obras e do passeio, será possível aumentar o número de ruas a serem pavimentadas, o que será definido com a reelaboração do projeto. Segundo ele, a CEF fixou prazo de seis meses para que o município execute o calçamento no loteamento ou indique novas ruas. “Não queremos abrir mão do Loteamento Jardim das Pedras e queremos avançar”, enfatizou o prefeito, informando que as obras vão contemplar também drenagem e sinalização horizontal e vertical. 

Na ocasião, moradores aproveitaram para apresentar reivindicações ao município, que já estão sendo encaminhadas pelo prefeito aos setores competentes para providências. Os pedidos envolvem a maior sinalização; colocação de redutores de velocidade; limpeza de valos e de terrenos baldios e esgoto. Mallmann informou que a intenção do Governo é implantar uma nova estação de tratamento. 

A Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico apresentou, ao prefeito Rafael Mallmann e ao secretário da Saúde, Elmar Schneider, o projeto arquitetônico da Unidade Básica de Saúde que será construída na Rua Júlio Carlos Lohmann, no Bairro Pinheiros. Classificada como Porte 1, a UBS vai atender os moradores do bairro, do núcleo habitacional Nova Morada e arredores. O projeto segue agora para aprovação da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. Posteriormente são feitos os projetos complementares.

Conforme o arquiteto Frederico Birkholz, da Seplade, a Unidade terá uma área edificada de 421,21 metros quadrados e, entre outras dependências, contará com gabinete odontológico, consultórios, salas para curativos, coleta e inalação, sala para atividades coletivas e recepção, todos com acessibilidade. Recursos para custear a obra virão de emenda parlamentar do deputado Luiz Carlos Busato (PTB), no valor de R$ 408 mil. Aprovada no ano passado, a emenda guarda o encaminhamento do projeto para sua liberação.

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, salienta que a pasta está trabalhando no projeto, que segundo ele é mais uma conquista para o Bairro Pinheiros, pois em breve vai iniciar o atendimento as crianças na Escola Municipal de Educação Infantil. 

Desativada há cerca de seis anos, a plataforma flutuante da Associação Estrelense de Canoagem e Ecologia (Aeca) foi reformada e instalada junto à escadaria de acesso ao Rio Taquari, no centro da cidade. A entrega simbólica ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (31), com a presença do prefeito Rafael Mallmann, do diretor da SPH/RS, Cristiano Nogueira da Rosa, do presidente da Aeca, Marcos Alexandre Kayser e canoístas.

A reforma, que contou com apoio do Governo de Estrela, foi feita pela Superintendência de Portos e Hidrovias, em estaleiro no município de Triunfo. A plataforma também foi ampliada, tendo agora uma área de 56 metros quadrados, o dobro da anterior. Conforme Kayser, que agradeceu o apoio das instituições envolvidas, a estrutura vem somar para a prática da canoagem pelos atletas, que terão maior facilidade de acesso ao Rio Taquari. O presidente da Aeca afirmou que, em contrapartida, a associação vai colaborar com o município na instalação de câmeras de vigilância na área da escadaria para evitar vandalismo. “A plataforma está à disposição do projeto Navegar e de toda a população de Estrela”, ressaltou.

“Esta é mais uma conquista para a nossa comunidade, fruto de esforço e dedicação”, declarou o prefeito Rafael Mallmann, que parabenizou a Aeca pelo trabalho que realiza. Nogueira da Rosa citou a colaboração da Secretaria de Obras Públicas e agradeceu à direção da SPH pela reforma. O ato também contou com a presença do secretário do Planejamento, Marco Wermann, do coordenador da Smel, Paulo Siebert, do assessor do deputado Maurício Dziedricki, Fabiano Diehl, entre outros convidados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário