Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Taxas de lixo, alvarás e ISS já estão disponíveis em Estrela-RS


Taxas de lixo, alvarás e ISS já estão disponíveis em Estrela

Guias com vencimentos em 02/05 podem, assim como no caso do IPTU, ser obtidas no site ou no Setor de Arrecadação da Prefeitura 

A população de Estrela tem acesso, desde o início da semana, às guias com a Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos, mais conhecida como Taxa do Lixo, com vencimento em 02/05. Também já estão disponíveis o Imposto Sobre Serviços (ISS – Fixo), que da mesma forma vencerá em 02/05, e as taxa do Alvará de Funcionamento e do Alvará Sanitário, com os mesmos vencimentos. Cobranças estas exigidas por lei. As guias podem ser retiradas via site (www.estrela.rs.gov.br) ou em atendimento no Setor de Arrecadação, diariamente das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, com exceção desta sexta-feira (06) que haverá expediente interno.

No caso da Taxa do Lixo, devem pagá-la toda e qualquer construção, habitada ou não. Os valores diferem conforme o número de vezes que a coleta é realizada no endereço. O montante pode ser parcelado em até três vezes, a partir do mês de maio. O ISS é pago por todo o prestador de serviço. Se for pago até a data de vencimento, em cota única, o ISS Fixo terá desconto de 7%. Assim como no IPTU, os contribuintes deste imposto que não tiverem débitos vencidos até 10 de dezembro do ano passado terão um abatimento de mais 2%. Depois disto, pode ser feito parcelamento em até três vezes. As parcelas do ISS Fixo mensal já estão disponíveis.

O Alvará de Funcionamento é pago por todo prestador de serviço ou com estabelecimento comercial. Já o Alvará Sanitário é pago por empresas que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Vigilância Sanitária, entre eles o ramo de atuação, como o da alimentação, e otamanho do estabelecimento. Valor único e a ser pago em cota única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário