Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 17 de abril de 2018

A Construção do Polartur - Estrela Palace Hotel







Construção do Hotel Polartur (1974-1975)
Hoje Estrela Palace Hotel

A Construção do Polartur

No início do ano de 1974 (século XX), jornais da capital noticiavam que as obras de construção de um moderno hotel (categoria de turismo) seriam inciadas em Estrela, pela Cervejaria Polar.

O prédio teria como localização a Rua Júlio de Castilhos, esquina com 20 de maio (a primeira antes do Ginásio Cristo Rei).

O capital total gasto foi de 10 milhões de cruzeiros. Participaram do investimento a Cervejaria Polar e outras empresas.

Os motivos alegados para construção em Estrela; por tratar-se de um município localizado numa região de grande beleza, mas que se ressentia da falta de estabelecimento com gabarito para receber os visitantes.

No entanto, a construção do hotel Polartur, coincidiu com a posse do presidente da República, Ernesto Geisel, com relações familiares em Estrela. Especula-se que esta tenha sido a motivação real e principal.

Inicialmente a Cervejaria Polar havia ganho do município, em doação, uma área na praça Menna Barreto (naquela época Benjamin Constant), onde estivera localizado o Abrigo Municipal, que foi demolido pela empresa, após ter recebido licença para construção do hotel, no local.

Devido a repercussão negativa, sobre a construção de um hotel na praça Menna Barreto, os planos inicias da Polar e Prefeitura foram modificados. Desta forma o terreno, na praça, foi devolvido para o município e outra área foi providenciada.

O luxuosíssimo Hotel Polartur foi construído pela empresa "Schneider Construções" com capacidade para 36 hospedes, com custo superior a 10 milhões de cruzeiros, com todo conforto, igualando-se aos melhores do Brasil, segundo noticiou o semanário Nova Geração, na época.

Entrou em funcionamento em 1976, com área construída de 2.850 m², garagem para 22 veículos, restaurante com 200m², dezesseis apartamentos, duas suítes, dois terraços além das dependências de serviços.

Nos anos 1980 o hotel chegou a ser administrado pelo município, sendo novamente devolvido para iniciativa privada em 1989. Mais tarde recebeu o nome de Estrela Palace Hotel.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário