Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ex-escola Madre Branca recebe departamentos da Prefeitura de Estrela





Ex-escola Madre Branca recebe departamentos da Prefeitura de Estrela

Em 11 de junho de 1958, foi criada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Branca. O decreto foi assinado pelo então governador Ildo Menechetti e secretário de Educação e Cultura Ariosto Jaeger.

A Escola funcionou em torno de 55 anos quando fechou por falta de alunos e professores. O prédio localizado na Rua Coronel Britto, bairro Imigrantes, foi passado para o município.

Uma área ampla que servirá para diversas atividades, com prédios de alvenaria que estão sendo reformados. 

Na parte da frente vai funcionar a Defesa Civil, fato que agradou o coordenador Sando Bremm. "Agora vamos ter espaço necessário para atender a comunidade com montagem de uma sala de contingência e garagem para veículo e lancha" comemora o agente da DC.

Irmã Branca: a denominação da antiga escola é uma homenagem à Irmã Branca, religiosa, professora, educadora e regente de coral. Nasceu em Santa Cruz do Sul, em 1883, com o nome de Lidvina Kipper. 

Ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, em 1901. Em 1904, proferiu os votos perpétuos. Dois anos depois, veio para o Colégio Santo Antônio de Estrela, como professora, educadora e regente de coral. 

Trabalhou no Colégio Santo Antônio de 1906 a 1919 e depois, de 1924 em diante, sendo a 11ª diretora e madre superiora do Colégio Santo Antônio, de 1942 a 1949, totalizando 37 anos de trabalho em Estrela, vindo a falecer em 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário