Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Projeto Aprendiz “Desenvolvendo Gerações” é lançado em Estrela


Projeto “Desenvolvendo Gerações” é lançado em Estrela

Nova etapa do programa Jovem Aprendiz oferecerá palestras e oficinas de orientação. Primeira turma inicia capacitação nesta terça-feira

O Salão Nobre da Prefeitura de Estrela sediou, na manhã desta segunda-feira (20), o lançamento oficial do projeto Desenvolvendo Gerações, uma nova etapa do programa Jovem Aprendiz que, em Estrela, busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. Iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o projeto irá oferecer capacitação a mais de 100 jovens de 14 a 17 anos através de palestras e oficinas que visam a preparação destes na busca do primeiro ou do novo emprego. Primeira turma inicia formação nesta terça-feira (21), no mesmo local.

A atividade se destina prioritariamente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social, os quais serão selecionados de acordo com o cadastro da secretaria. A orientação será realizada pelo jornalista Fabiano Conte. “Trata-se de um projeto de vanguarda, por isso antes de tudo devemos parabenizar o Governo de Estrela pela iniciativa. Com a capacitação pretendemos dar um suporte, uma base de conhecimentos que facilite ao jovem o seu desempenho nas diversas etapas que marcam a busca pelo emprego, desde a elaboração de um currículo a como saber se portar em uma entrevista”, explica o profissional. 

O lançamento contou com a presença do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, do vice Valmor Griebeler, dos secretários José Itamar Alves, da Sedesth, e Elmar Schneider, da Saúde. Também o coordenador da Agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Estrela, Roberto Cardoso Guimarães, e o delegado da 21ª Delegacia do Sine, Nélio Vuaden. “Dentro de um panorama de tantos obstáculos no atual cenário, ocasionado em muito pelas dificuldades impostas pelos governos federal e estadual, trata-se de mais um esforço da nossa equipe na busca do nosso desenvolvimento como um todo”, destaca Mallmann. “Um projeto que vem ao encontro do que se propõe a nossa administração, que é governar para as pessoas, oferecer a elas o que pode ser benéfico às suas famílias e ao crescimento do município”, reforça Griebeler. 

Segundo o secretário José Itamar Alves serão realizadas pelo menos cinco palestras mensais, que se estenderão até março do próximo ano. O conteúdo abordará temas como mercado de trabalho; excelência no atendimento; o jovem no mercado de trabalho; como se portar e falar em público e relações humanas e comunicação. Os participantes serão divididos em turmas de no máximo 20 alunos, possibilitando a participação de até 100 jovens. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Informações pelo telefone 3981-1215.

O ciclo de palestras iniciará nesta terça-feira, também no Salão Nobre da Prefeitura. Dele participarão jovens como Luís Daniel Ochôa (14), que mora na Pousada da Criança há três anos. O jovem, que compareceu ao lançamento, se mostrava contente e ansioso. “Acredito que eu vou aprender muita coisa. Estou muito feliz com esta possibilidade”, destaca. Ochôa estava acompanhado da coordenadora da Pousada da Criança, a psicóloga Daniela Deimiquei. “É importante termos ações como estas, voltadas aos jovens e à inserção destes no mercado de trabalho, que muitas vezes não recebe a devida importância por parte das autoridades ou mesmo empresários”, frisa. Outros três jovens da Pousada da Criança participarão da capacitação.

Fotos: Airton Engster dos Santos
Texto: Rodrigo Angeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário