Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 19 de novembro de 2017

Fotos do Encontro da Família Diehl em Estrela

































































Linha São José - Estrela-RS - 19 de novembro de 2017


O Encontro da Família Diehl foi realizada no dia 19 de novembro de 2017 em Estrela. O evento iniciou com Missa na Igreja São José e logo após celebração o evento seguiu no Centro Comunitário da Linha São José, interior de Estrela, RS.

A sede do Encontro da Família Diehl foi escolhida para ser realizada na Linha São José, Estrela, pela ligação histórica dos Diehl com a Comunidade Católica e escolar.

A escola na Linha São José, na época a localidade era denominada Boa Vista, existia desde 1897 próxima ao atual cemitério.

Em 1913, moradores da Linha Boa Vista e da picada Boa União, decidiram juntar as escolas das duas localidades em uma escola só.

Então, Heinrich Diehl doou o terreno para a construção da escola para atender São José e Boa União, onde hoje é o atual prédio da escola, junto ao Centro Comunitário da São José.

A primeira professora desta escola foi Frida Scheeren, depois casada com o filho de Heinrich, o Nicolau Diehl. Isso tudo há 104 anos atrás. Heinrich Diehl é neto do imig rante Paul Diehl, que chegou ao Brasil em 1825. 

Hermina Diehl, filha do Capitão da Guarda Nacional e vice-intendente de Estrela Ferdinando Scheeren. Casada com José Diehl, filho do Heinrich, doou em 1962 o terreno para construir a Igreja Católica da São José. 

Eugênio Diehl, neto de Heinrich, foi presidente da Comunidade Católica da São José. Na época que ele presidiu foi construída a Igreja e o Ginásio do Centro Comunitário. Eugênio, juntamente com a esposa Selma, doaram para a comunidade o terreno para construir a Câmara Mortuária em 1987. 

O bisneto de Heinrich, Euclides Diehl, também foi presidente da Comunidade Católica da São José. Na época foi construído a Câmara Mortuária. Dilo Ely, também bisneto de Heinrich, foi presidente da Comunidade. 

Os primeiros Diehl vieram ao Brasil em 1825. Entre eles destacamos a família de Sebastian Diehl e Paul Diehl. Sebastian, ao chegar no Brasil, ficou um ano a serviço do Imperador Dom Pedro I no Rio de Janeiro. E em 1827 chegou em São Leopoldo, sendo que a família dele foi importante no desenvolvimento da região e da Província devido ao trabalho de navegação. 

Paul Diehl chegou ao Brasil 192 anos atrás, em 1825. No dia 15 de janeiro de 1826 chegou em São Leopoldo, com a esposa Anna Margaretha Frey e com seis filhos: filhos Mathias, Peter, Johannes, Adam, Tecla (que casou Mossmann) e Paul. No Brasil, nasceram mais dois filhos: Catharina que casou com Mohr. E Jacob Diehl, casado com Maria Hauschild, e que por volta de 1860 saiu de São Leopoldo e foi um dos primeiros colonizadores alemães de Estrela.

Informações histórias: Felipe Diehl
Fotos: Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário