Coluna de Colinas - 1º de fevereiro de 2017


Colinas dá início ao Campeonato Municipal de Areia

Na sexta-feira (27), o município de Colinas deu início a mais uma edição do Campeonato Municipal de Areia. Cinco equipes de vôlei e nove de futebol participam da competição, que é realizada na Praça dos Pássaros. A premiação será em medalhas e troféus.

No vôlei disputam Amigos do Imhoff; Whatsapp; Água Mineral; Academia Life e Galos. No futebol, as equipes são as seguintes: Penetras; Juventude; Academia; Tigers; Sobrahmus; Lobos F. C.; Cartel do Corvo; E. C. Tupi; Villa F. C.

Na próxima sexta-feira (03/02), com início às 19h15min, acontece a segunda rodada que será disputada por: 

Vôlei: Galos X Whatsapp e Amigos do Imhoff X Água Mineral

Futebol: Penetras X Sobrahmus; Villa FC X EC Tupi e Cartel do Corvo X Juventude

Conselho da Saúde define novos representantes

Foram definidos na tarde de quinta-feira (26) os novos representantes do Conselho Municipal da Saúde de Colinas e redefinida a diretoria à frente do órgão. A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo foi avaliar o relatório de gestão municipal de saúde do 3º quadriênio de 2016. Os participantes ainda avaliaram as atividades desenvolvidas no ano passado e sugeriram melhorias na prestação de serviço da saúde. 

Confira os escolhidos:

Representantes da Prefeitura Municipal

1) Titular: Patrícia Nietiedt - Suplente: Raquel Andréia Klein Diehl

2) Titular: Roseli Alonia Mohr - Suplente: Clara Luísa Krug

Representantes dos Profissionais da Saúde

1) Titular: Andréa Schaeffer – Suplente: Camila Jang

2) Titular: Cláudia Spohr – Suplente: Aneli Maria Michels

Representantes dos Prestadores de Serviço – ASCAR

1) Titular: Lidia Margarete Müller Dhein – Suplente: Cleide Mabel D. Giampietro Gutierrez

Representantes dos Usuários

1) Titular: Irene Dannebrock (AMC) – Suplente: Lucena Stiegemeyer

2) Titular: Jaimir Mollmann (Sociedade de Água Linha Ano Bom) - Suplente: Adriani Stiegemeier

3) Titular: Jaqueline Diehl (Comunidade Católica Santo Antônio) – Suplente: Evoni B. Wust

4) Titular: Gundela Lagemann (STR Colinas) - Suplente: Seno Celso Messer

Diretoria:

Presidente: Andréa Schaeffer

Vice-presidente: Gundela Lagemann

Secretária: Cláudia Spohr

Vice-secretária: Jaqueline Diehl

As reuniões ordinárias do conselho ocorrem na última quinta-feira de cada mês, a partir das 13h30min, na Câmara Municipal de Vereadores. A próxima ocorrerá dia 23 de fevereiro.

Incentivo rural: agricultores iniciam cobertura de esterqueiras

A Secretaria Municipal da Agricultura possui agricultores inscritos no projeto de incentivo para a cobertura de lagoas de armazenamento de dejetos. Três iniciaram o processo de instalação do programa: Eva Maria Froder (Linha Westfália), Ito Sand (Linha Ano Bom) e Janário Antônio de Castro (Linha Roncador).

O trio foi visitado pelo coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Marco Aurélio Rohr, e pela técnica em agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater-RS/Ascar, Lidia Margarete Müller Dhein. Eles fizeram a medição das esterqueiras para os agricultores receberem o auxílio financeiro, conforme lei municipal.

De acordo com o projeto, o município concede um auxílio de R$ 14,03 por metro quadrado de cobertura de esterqueira construída. Para receber o incentivo, o interessado precisa ter a exploração agrícola/agropecuária como atividade econômica; ter Talão de Produtor com inscrição no município de Colinas, devidamente revisado pelo Setor ICMS da prefeitura; não possuir débitos em atraso com o município; apresentar licença ambiental válida do empreendimento e ter aprovação previa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Colinas (COMCOL), que fará a análise e aprovação dos projetos e dos beneficiários com base nesta lei. A aprovação do incentivo obedece a ordem de entrada no protocolo municipal, sendo que sua liberação somente será confirmada após vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

O beneficiado tem o prazo máximo de 90 dias para finalizar a obra. Assim que finalizada a obra, o beneficiário deverá solicitar nova vistoria da Secretaria Municipal da Agricultura para ter direito a receber o benefício previsto em Lei. A compra dos materiais deverá ser efetuada no comércio colinense e ainda é necessário comprovar os gastos com a apresentação de nota fiscal de compra de material ou de contratação de serviços. Por meio deste incentivo, haverá uma melhora no meio ambiente, evitando a contaminação dos recursos hídricos e do solo.

Nova diretoria assume COMCOL

Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal da Agricultura de Colinas realizou uma série de reuniões para escolher os novos Conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Colinas (COMCOL), para o biênio 2017/2018. Definidos, os membros reuniram-se na tarde de quinta-feira (26) para escolher a nova diretoria do órgão, que ficou assim composta:

Presidente: Lidia Margarete Müller Dhein

Vice-presidente: Seno Celso Messer

Secretária: Letícia Froder

Vice-secretária: Graciela Prediger Driemeyer

O Conselho é um órgão fiscalizador, deliberativo e de suma importância para o município, pois todos os projetos da agricultura passam necessariamente pelo aval do órgão.

Nutricionista atende nas segundas e terças-feiras

A Secretaria Municipal da Saúde comunica à população colinense que o atendimento com a nutricionista Ana Paula Jasper segue ocorrendo normalmente. 

Os serviços são prestados nas segundas-feiras das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min e nas terças-feiras das 8h30min às 11h30min, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 

Os agendamentos de consultas serão realizados mediante encaminhamento médico da enfermagem ou de outro profissional da área da saúde.

Preparação da Páscoa tem início em Colinas

Na tarde da última sexta-feira (27), a primeira–dama, Ivanete Stangler Herrmann, se reuniu com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e voluntários da comunidade de Colinas. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e teve como objetivo organizar a ornamentação de Páscoa do município, uma data de celebração que atrai milhares de turistas.

A confecção e preparo dos enfeites já foi iniciada, umas vez que a cidade estará produzida para receber os visitantes durante a ColinasFest Feira Municipal, programada entre 16 e 19 de março em alusão aos 25 anos da Cidade Jardim. Neste ano, a Páscoa ocorrerá dia 16 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário