Lançado oficialmente o 1º Festival de Cinema de Lajeado



Lançado oficialmente o 1º Festival de Cinema de Lajeado

Títulos dos 55 curtas selecionados, nas quatro categorias, foram anunciados em cerimônia realizada no salão de eventos da ACIL

O 1º Festival de Cinema de Lajeado promete movimentar a região do Vale do Taquari, evidenciando e fomentando a cultura e a sétima arte. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e pôs fim ao suspense de quais curtas-metragens inscritos, foram os selecionados para a mostra competitiva. 

A cerimônia recebeu autoridades de Lajeado e Região, críticos e apreciadores do cinema. O festival é fruto de um sonho, idealizado pelo empreendedor e entusiasta dos valores culturais da região, Lauro Bergesch. Em seu pronunciamento, ele agradeceu pelos mais de 300 curtas inscritos. “Me sinto profundamente emocionado em colocar Lajeado no roteiro nacional dos cinemas. Que esta semente plantada gere frutos em nosso estado do Rio Grande do Sul”, deseja Bergesch.

O alcance do 1º Festival de Cinema de Lajeado já se mostra muito além das fronteira da região gaúcha, tendo finalistas de 10 estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo.

Tarefa árdua

Foram escolhidos 55 curtas, tarefa designada a uma comissão avaliadora formada por profissionais ligados às áreas de comunicação, arte, crítica e produção. O jornalista e membro da comissão, Tiago Bald, explicou como funcionou esse processo e quais os critérios que foram observados. Bald é um dos fundadores do site Picanha Cultural, único no gênero de cinema no Vale do Taquari. “Critérios específicos e relacionados, como por exemplo, a roteiro, edição, atuação ou fotografia, foram contemplados não em seus aspectos isolados, mas na totalidade, tomando por base a análise de cada curta como uma obra fechada, com a percepção da homogeneidade de seus elementos”, esclarece.

Junto dele, fizeram parte da equipe de avaliadores: Alexandre Derlam, realizador audiovisual com especialização em cinema, diretor e roteirista e colaborador do site Papo de Cinema; Tatiana Linhares, atriz premiada, escritora e professora especialista em mídias na educação e educação ambiental; Leonel de Oliveira, jornalista e mestre em Comunicação, vice-diretor do Centro de Ciências Humanas da Univates; Jorge Ghiorzi, jornalista e especialista em marketing, redator, roteirista e produtor de eventos, entre eles o Festival de Cinema de Gramado.

O vídeo com o anúncio dos títulos selecionados em cada uma das quatro categorias - animação, documentário, experimental e ficção - também será disponibilizado no facebook, na página oficial do Festival de Cinema de Lajeado.

Programação

O 1º Festival de Cinema de Lajeado ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril no teatro do Centro Cultural da Univates. O Festival já está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pretende dar visibilidade às obras de curta metragem, além de incentivar o turismo no Rio Grande do Sul por meio da divulgação de suas belezas naturais.

A programação contemplará públicos variados contando desde projeto intitulado “Cine Escola”, à exibição dos curtas da mostra competitiva, e uma sessão noturna, com os filmes de classificação adulta. No último dia, haverá a mostra não-competitiva, quando serão apresentados filmes turísticos do projeto “Exportando Belezas” e, a tão esperada, premiação.

O QUÊ? 

1º Festival de Cinema de Lajeado

QUANDO?

Dias 30 e 31 de março e 1º de abril

ONDE?

Teatro do Centro Cultural da Univates

Nenhum comentário:

Postar um comentário