Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 16 de junho de 2015

Notícias da Univates, Vale do Taquari, RS, Brasil e Mundo - 16 de junho de 2015

Univates:


Seis Espaço Arte da Univates - nos Prédios 3, 7, 8, 9 e 11, recebem inscrições de artistas interessados em expor obras no semestre 2015B, até o próximo sábado, dia 20. Os trabalhos deverão abordar as seguintes modalidades: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, fotografia, objeto, instalação, performance ehappenings, considerando-se desdobramentos que esses meios venham a tomar.

O curso de extensão “Excel 2013 Básico” está com inscrições abertas até 7 de julho, pelo link www.univates.br/inscricoes/extensao. As aulas ocorrem de 13 a 18 de julho, de segunda a sexta-feira, no turno da noite, e no sábado do dia 15, pela manhã, no câmpus de Lajeado.

O Teatro da Univates recebe, em 24 de junho, a aula-show do grupo “Los 3 Plantados”, a partir das 19h30min. A atividade englobará palestra ministrada pelo médico pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, José Camargo, que também é referência na área de doação de órgãos e tecidos.


Notícias Vale do Taquari:


Criado para proporcionar atividades em turno integral a alunos da rede pública, o Mais Educação sofre com a ausência de repasses do governo federal. Escolas participantes do programa não recebem recursos desde a metade do ano passado e precisam recorrer aos pais e municípios para manter a iniciativa. De acordo com o coordenador da 3ª CRE, Nelson Paulo Backes, mais de 1,6 mil alunos participam do Programa somente nas escolas estaduais da região.

O Plano Municipal de Educação está em análise pelo Legislativo de Teutônia. A votação do projeto foi protelada na sessão da semana passada. Os parlamentares querem ajudar a proposta com base na avaliação do Conselho Municipal de Educação.

Estão abertas em Roca Sales as inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar. Para poder participar da seleção, é necessário ter o mínimo 21 anos, ser morador do município, ter o Ensino Médio completo e ter experiência com crianças por no mínimo 2 anos. As inscrições vão até o próximo dia 25 de junho, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas através do telefone: 3753 24 64.

O prazo para o alistamento militar em Estrela termina no dia 30 de junho. Quem completa 18 anos ou maiores que ainda não se alistaram devem se dirigir à Junta do Serviço Militar, com documento de identidade e uma foto recente.

Iniciou em Travesseiro a troca de notas fiscais por cautelas das campanhas “Travesseiro dá prêmios” e “Travesseiro produzindo mais”. No total serão 22 mil reais em premiação nas duas campanhas.

Entre os dias 16 e 18 de setembro ocorre em Teutônia, o 9º Fórum Tecnológico do Leite. Organizado pelo Colégio Teutônia e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite.

O prefeito de Lajeado Luís Fernando Schmidt assinou o decreto que determina novos valores para ocupação do estacionamento rotativo. Entrou em vigor um aumento de R$ 0,50 nos valores cobrados por uma hora, uma hora e 30 minutos e duas horas.

Em Encantado, o Executivo prepara um novo programa de habitação popular. A partir da aprovação da União quanto ao projeto de 110 casas no bairro São José, o município abre inscrições para as famílias interessadas. Os cadastros iniciaram nesta segunda-feira (15). Todo o terreno onde as casas serão construídas pertence à União e foi cedido por contrato de Concessão de Direito Real de Uso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Marisene Belé Casagrande, de Arvorezinha, foi a ganhadora da moto zero quilômetro, oferecida pela Rádio Onda FM, sorteada ontem no último dia da Suinofest 2015. Mais de 40 mil cupons estavam participando do sorteio.

Mais de 1 mil e 300 candidatos participaram ontem do Vestibular de Inverno da Univates. O gabarito da prova foi liberado ainda na noite de ontem. Já o listão dos aprovados será divulgado na quinta-feira, dia 18 de junho. As matrículas poderão ser efetuadas no período de 19 a 22 de junho.

Estado:

O Tribunal de Justiça reconheceu o direito de uma transexual alterar o registro civil sem necessidade de cirurgia para troca de sexo.

A Justiça gaúcha lançou um projeto-piloto para mediar processos em que há a necessidade de reintegração de posse devido à ocupação de áreas particulares ou públicas.

Com a adesão dos profissionais da saúde à greve dos municipários de São Leopoldo, o atendimento no Hospital Centenário está restrito somente a emergências.

A instalação de botões de pânico nos táxis de Porto Alegre iniciada no ano passado com a implantação de GPS no carros não tem data para atingir toda a frota de 3.921 veículos.

O número de ocorrências de maus-tratos contra idosos cresceu quase 400% no Rio Grande do Sul nos últimos dez anos.


Brasil:


A Polícia Federal prendeu 16 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, em cinco estados.

A Polícia Federal em Curitiba investiga a suspeita de que o ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, recebeu R$ 2 milhões do esquema de corrupção na Petrobras.

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2015 do Prouni começam nesta terça-feira (16) e terminam na quinta-feira (18).


Mundo:

Jeb Bush oficializa candidatura à presidência dos Estados Unidos
Irmão do ex-presidente George Bush se manifestou contra aproximação entre EUA e Cuba

Pedidos de refúgio para imigrantes no Brasil crescem 2.000%
ONU aponta multiplicação de solicitações sem crescimento da estrutura no país

Carlos volta a ser furacão e avança pelo Pacífico mexicano
Autoridades dizem que tempestade deixou uma pessoa levemente ferida devido a queda de uma árvore

UE espera 'intercâmbio substantivo' com Cuba
Europeus também querem uma uma discussão "concreta e construtiva" sobre "como incorporar" os direitos humanos ao acordo

Americano fotografa guaxinim nas costas de jacaré na Flórida
Richard Jones admitiu que a imagem foi de "sorte"

Nenhum comentário:

Postar um comentário