Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Informativo de Estrela-RS - 17 de junho de 2015



A Faculdade La Salle, prefeitura e Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Estrela (Cacis) iniciaram no último sábado, dia 13, as reuniões com lideranças para elaboração do Planejamento Estratégico do município, intitulado de “A Estrela que queremos”. Encontraram-se integrantes do Grupo Três, formado por Cacis – Alexandre Dullius, Gilmar Nietzcke, Nilto Scapin, Pedro Barth, Rui Grave, Verno Arend -, Emater com a participação da chefe do escritório local Tânia Stein, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rogério Henemann, sociólogo Guilherme Stein, prefeito Rafael Mallmann e observadores secretário Marco Wermann e diretor geral da Faculdade La Salle irmão Marcos Corbellini. Na segunda-feira foi a vez de os agentes públicos discutirem as Forças, Oportunidades, Fraquezas, e Ameaças (FOFA). Estiveram presentes os secretários municipais, prefeito e o vereador líder de governo Marcelo Braun.

Roteiro de reuniões do Gracie para esta semana, de 15 às 19 de junho.
-quarta-feira, dia 17 de junho, reunião do grupo da Geraldo Baixa
-quinta-feira, dia 18 de junho, encontro do grupo do Cristo Rei na Vovolândia.
-sexta-feira, dia 19 de junho, reunião do grupo do bairro da Auxiliadora no salão da igreja católica
Obs.: -todos os encontros iniciam às 14 horas.
-Quarta-feira, dia 17 de junho, haverá uma importante reunião da comissão da excursão com os coordenadores do Gracie, às 10 horas, na câmara de vereadores de Estrela.
-lembrando que nesta semana começam as inscrições dos interessados em participar da excursão dos grupos do Gracie. A viagem acontecerá no dia 06 de agosto.

Da Coluna do Luca - Na noite de quarta-feira dia 10 tivemos a comemoração do aniversário do Secretário da Saúde Elmar Schneider, no CTG Estrela do Rio Grande. Mais de 400 pessoas estiveram no jantar e tivemos um espetáculo de apresentações gauchescas: Edson Dutra e Daniel Haack dos Serranos, Daniel Torres, Wilseu Pause e a dupla Oswaldir e Carlos Magrão. Arrancaram muitos aplausos. Nenhum deles cobrou nada, vieram pela amizade com o Schneidinha e todo o arrecadado na noitada reverteu para a APAE.

Da coluna do Luca - Este ano acontece a maior e melhor Multifeira que Estrela já teve. Com iniciativa do Prefeito Rafael Mallmann, agora vai ser realizada no Porto, porque o Centro Comunitário Cristo Rei já estava pequeno para o evento. E Cristiano Nogueira da Rosa, que agora é o Diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do RS, apoiou muito a liberação do Porto de Estrela, pela primeira vez, para sua realização. Ela acontece de nove a 13 de setembro, foi lançada quinta-feira à noite e os trabalhos estão bem adiantados. Rafael me confirmou a efetivação de sua idéia de proporcionar aos visitantes de Estrela, passeios de barco pelo Rio Taquari. O trecho será entre a recém reinaugurada escadaria de acesso ao rio junto a ex-Polar, até o Porto. Ah, claro, teremos também vários shows que estão sendo programados pelo Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann.

Prouni Faculdade La Salle dispõe de 23 bolsas integrais
A Faculdade La Salle, com sede no Vale do Taquari em Estrela, está com 23 bolsas abertas para inscrições de candidatos via Programa Universidade para Todos (Prouni). São bolsas de 100% de gratuidade, cujas inscrições devem ser realizadas diretamente pelo site do Ministério da Educação. Os interessados devem acessar o portal até as 23h59min de quinta-feira, dia 18. 

Dentre os critérios, é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É necessário, ainda, não ter zerado na redação. Para efetuar a inscrição no site do Prouni, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014. 

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes na hora de detectar qualquer problema de saúde na criança. Com apenas algumas gotas de sangue, colhidas no calcanhar do recém-nascido, é possível diagnosticar precocemente várias doenças. A Secretaria da Saúde de Estrela oferece o exame, que pode ser feito gratuitamente, pelo SUS, na Unidade de Saúde Central, das 7h às 19h, inclusive no horário do meio-dia. Não há necessidade de agendamento e, como é um exame de triagem, não há necessidade de prescrição médica e a mãe não precisa esperar pela consulta para fazer.

Os secretários da Agricultura, José Adão Braun, e do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann, e o assessor da Secretaria do Meio Ambiente, Arly Volken, participaram nesta sexta-feira, 12, de audiência pública em Westfália, quando foram debatidas instruções normativas do Ministério da Agricultura que podem limitar a atividade avícola nos municípios. As instruções, de 2007 e 2009, determinam, entre outros, que os aviários para a produção de frangos de corte estejam localizados a um raio mínimo de três quilômetros das granjas produtoras de ovos férteis. Lideranças estão se mobilizando no sentido de flexibilizar as normas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela homologou o nome de 38 inscritos para o processo seletivo de conselheiro tutelar do município. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (12). A próxima etapa do processo ocorre no período de 24 a 27 deste mês. Na ocasião, todos participam de uma oficina preparatória, que entre outros temas vai abordar conteúdos específicos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta atividade é preparatória para a prova escrita, marcada para 18 de julho, e que vai definir os que estarão habilitados a disputar as vagas de conselheiro.

Vereadores:

O Plano Municipal de Educação (PME) foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão da Câmara desta segunda-feira (15). Tal plano já havia sido aprovado por unanimidade pelas mais de 130 pessoas de diferentes segmentos que participaram da conferência realizada em 15 de maio. 

O documento estabelece 20 metas e estratégias para os próximos nove anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal 13.005 de 25 de junho de 2014. O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário